Página 13 da Legislativo do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 14 de Dezembro de 2021

Por que esse conteúdo está aqui?
O Jusbrasil não cria, edita ou altera o conteúdo exibido. Replicamos somente informações que foram veiculadas pelos órgãos oficiais.Toda informação aqui divulgada é pública e pode ser encontrada, também, nos sites que publicam originalmente esses diários.

sentes os instrumentos violão e viola caipira, tão importantes na construção desse repertório, além do piano, que traz novas texturas para o ambiente rural.

Local: Atibaia - SP

Autor da indicação: musicadeinterior@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 01/11/2021

6- FERNANDA COLLI

Área específica: Catireira, coordenou o Grupo de Catira Novos Araçás formado em 2008 com o apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura da Cidade de Araçatuba. Colaboradora das comissões paulista e sulmatogrossense de folclore, representando a cultura caipira. Coordenadora de projetos do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba - entidade responsável pelo fomento da cultura caipira. Autora de livros de literatura infanto-juvenil que inserem elementos da cultura caipira nas histórias de contos de fadas. Projeto Catira e Viola - Programa de Incentivo à Cultura Popular da Cidade de Araçatuba. Coordenadora do Projeto Folclorear e Catira na Escola, projetos que inserem a cultura popular tradicional (em especial o catira) através da dança.

Local: Araçatuba - SP

Autor da indicação: fernanda_colli@msn.com

Data do Protocolo/Envio: 02/11/2021

7- NILTON APARECIDO BARBOSA (Nilton Blau)

Área específica: Tem 32 anos de Vivência, Pesquisa e divulgação da Cultura Caipira. Músico, compositor, violeiro e percussionista. Pesquisador e compositor, divulga a sonoridade das cordas das violas, da percussão e das sanfonas de nossa Cultura regional. Compôs: FOLIA DO LIMOEIRO e CAIA MAMÃO PAPAIA. Foi músico do grupo PIRAQUARA da FCCR São José dos Campos durante 21 anos, junto com mestres de cultura como Zé Mira Tropeiro, Ernesto Villela Calangueiro, Kardec Gonzaga Sanfoneiro, e inúmeros outros. Mantém o grupo Cabelo de Milho com o Proseio Show onde traz toda a musicalidade caipira para o palco. Ensina a cultura popular a jovens e abre possibilidade de se apresentarem com seu grupo.

Local: São José dos Campos - SP

Autor da indicação: niltonblau@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 03/11/2021

8- REINALDO FACCHINI

Área específica: Ator e palhaço. Participa de oficinas de técnicas circenses com a Trupe Circulante, encontrou abrigo e apoio no Teatro de Anônimo, grupo carioca de reconhecimento internacional e iniciou, com a supervisão de Márcio Libar, a pesquisa de descoberta e composição do seu Jeca. Fundou a CIA. SÍTIO DO JECA - CENTRO DE REFERÊNCIA EM PESQUISA DA CULTURA CAIPIRA E COMICIDADE, e originou o PROJETO CLOWMPIRA. Autor, Diretor

Local: Pirassununga - SP

Autor da indicação: Cia. Sítio do Jeca - Centro de Referência em Pesquisa da Cultura Caipira e Comicidade

Data do Protocolo/Envio: 05/11/2021

9- WILLIANS BAKER

Área específica: Atua no ensino de viola caipira e cultura Raiz desde 2016. É maestro e professor. Contribui com a difusão e o ensino da música de viola caipira através de cursos do SENAR - Sindicato Rural e FESTAESP nos municípios de Presidente Bernardes/SP, Mirante do Paranapanema/SP, Pirapozinho/SP e Presidente Prudente/SP. É regente da Orquestra Municipal de Mirante do Paranapanema, que cultiva o estudo e a preservação da música caipira de raiz, com participação de berranteiros e vozes de cantoras (es) do município. No Município de Presidente Bernardes/SP, instalou o projeto 'Grupo de Viola Caipira Rancho Alegre', e no Município de Pirapozinho/SP, instalou o projeto 'Grupo de Viola Raiz Sertaneja'. Organizou encontro de grupos e orquestras de Viola caipira em Presidente Bernardes/SP.

Local: Presidente Bernardes - SP

Autor da indicação: willians@baker.com.br

Data do Protocolo/Envio: 08/11/2021

10- GRUPO RANCHO ALEGRE DE VIOLA CAIPIRA DE PRESIDENTE BERNARDES/SP

Área específica: Divulga a cultura da música Raiz e caipira do Oeste Paulista. Promove formação de estudos do patrimônio caipira, seus causos e histórias, através da viola caipira. Conta com 15 integrantes, dentre violeiros e cantores. Cultiva o estudo e a preservação da música caipira de raiz.

Local: Presidente Bernardes - SP

Autor da indicação: willians@baker.com.br

Data do Protocolo/Envio: 08/11/2021

11- GRUPO DE VIOLA RAIZ SERTANEJA DE PIRAPÓZINHO/SP Área específica: Leva a cultura da música Raiz e caipira do Oeste Paulista. Promove formação de estudos do patrimônio caipira seus causos e histórias, através da viola caipira. Conta com 15 integrantes, dentre violeiros e cantores. Cultiva o estudo e a preservação da música caipira de raiz.

Local: Pirapozinho - SP

Autor da indicação: -Data do Protocolo/Envio: 08/11/2021

12- ORQUESTRA MUNICIPAL DE VIOLA CAIPIRA DE MIRANTE DO PARANAPANEMA

Área específica: Idealizada pelo Maestro Willians Baker Goveia e posta em prática pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mirante do Paranapanema a partir dos cursos de viola caipira do SENAR - Sindicato rural e patronal do município, em 2018. Leva a cultura da música Raiz e caipira do Pontal, seus causos e histórias, através da viola caipira, para todo o Oeste Paulista. Conta com 20 integrantes e está sempre aberta a estudantes que queiram participar, continuando o seu trabalho de formação. Cultiva o estudo e a preservação da música caipira de raiz. Participou de concursos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo sendo selecionada entre os primeiros colocados onde se firmou como representante do Pontal do Paranapanema.

Local: Mirante do Paranapanema - SP

Autor da indicação: Deputado Professor Walter Vicioni

Data do Protocolo/Envio: 08/11/2021

13- ADRIANA DE JESUS PADILHA

Área específica: Artista plástica, ativista cultural, criadora e coordenadora do Ponto de Cultura Angelino de Oliveira, entidade que tem como iniciativa desenvolver e articular atividades culturais voltadas ao público caipira em sua comunidade, que fomentam a cultura popular, tradicional e sua diversidade. Promove intercâmbios entre produtores de cultura nacionais e internacionais. Desenvolve com a comunidade e região, um trabalho de recuperação das memórias de Angelino de Oliveira, Inezita Barroso, Amácio Mazzaropi entre outros nomes do folclore e da cultura brasileira.

Local: Riversul - SP

Autor da indicação: Deputado Fernando Cury

Data do Protocolo/Envio: 08/11/2021

14- SERGIO VIEIRA

Área específica: Gerencia o Centro de Cultura Max Feffer na cidade de Pardinho e na Rádio Paixão. Alguns projetos: 'Cavalgada do Ferreirinha e Rastro do Ferreirinha'; A Orquestra de Violeiros Caipiras da Cuesta. Incentivador da retomada do centenário grupo de São Gonçalo, que conquistou Prêmio com nota máxima no Ministério da Cultura em 2018. Organizador pela Casa dos Caipiras do Festival Carreirinho de Música Raiz de Bofete. Diretor e Produtor dos eventos de Cultura Raiz realizados pelo Instituto Jatobás em Pardinho. Foi primordial no lançamento, em 2016, do Programa de Empreendedorismo 'ACRESCE'. Diretor e Produtor Cultural da tradicional 'Festa dos Padroeiros' de Pardinho-SP há 17 anos e até 2018. Organizador do 'Desafio da Viola' em parceria com o Rotary Club de Pardinho. Diretor e Organizador do 1º Festival Ana Rosa de Música Raiz em Botucatu-SP no ano de 2019 pela Casa dos Caipiras. É curador e diretor, juntamente com Chico Almeida, de todos os projetos aprovados nas Leis de Incentivo e Editais da Casa dos Caipiras e Instituto Jatobás voltados para a Cultura Caipira. Atualmente com dois documentários em andamento: Centenário de Carreirinho e Raiz da Terra (PROAC´s). Jurado e apresentador de diversos festivais de música raiz do Estado de São Paulo, e já na terceira edição no estado do Paraná pela Secretaria de Cultura e da COPEL.

Local: Pardinho - SP

Autor da indicação: Deputado Fernando Cury

Data do Protocolo/Envio: 08/11/2021

15- MESTRE KARDEC GONZAGA

Área específica: Músico acordeonista, compositor, Mestre de Cultura de São José dos Campos. Com mais de 32 anos de divulgação da Cultura Caipira. Tocou ao lado de Dominguinhos, Zé Cupido, Mestre Zé Mira e Inezita Barroso na TV Cultura. Pesquisador e compositor, divulga a sonoridade das sanfonas de nossa cultura regional. Fundador do grupo Cabelo de Milho de Música regional do Sudeste juntamente com o musico Nilton Blau. Foi músico do grupo PIRAQUARA da FCCR São José dos Campos durante 21 anos juntos com mestres de cultura como Zé Mira tropeiro, Ernesto Villela calangueiro. É professor de teclado e acordeom na FCCR na comunidade de SJC - SP.

Local: São José dos Campos - SP

Autor da indicação: niltonblau@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 09/11/2021

16- MARÍLIA MENDONÇA (EM MEMÓRIA)

Área específica: Foi uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Ganhou destaque após lançar seu primeiro DVD homônimo em 2016, que lhe concedeu certificado de tripla platina pelas 240 mil cópias vendidas. A canção 'Infiel', incluída no álbum, tornou-se uma das músicas mais tocadas no Brasil e recebeu certificado de disco de diamante triplo. Seu segundo álbum Realidade foi lançado em 2017 e recebeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja. Em 2019, lançou Todos os Cantos, um projeto roteirizado com shows gravados pela cantora em todas as capitais do país. O álbum recebeu uma certificação de tripla platina pelas 240 mil cópias vendidas e rendeu à intérprete seu primeiro prêmio Grammy Latino, vencido na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja. Faleceu em 5 de novembro de 2021, vítima de um acidente aéreo fatal em Piedade de Caratinga/MG.

Local: Cristianópolis - GO

Autor da indicação: Deputado Professor Walter Vicioni; Deputada Professora Bebel e Kenia Hugo Lucas (Assessora de Relações Internacionais da Prefeitura de Diadema)

Data do Protocolo/Envio: 09/11/2021

17- LUIZ WILSON

Área específica: Criou e apresenta o Programa 'Pintando o Sete' na Rádio Imprensa FM 102,5 (São Paulo), voltado especificamente à Cultura Popular Nordestina, programa independente mantido através de parceiros comerciais. Premiado como mestre da cultura popular, reconhecido pela Lei Aldir Blanc no estado e no município de São Paulo. Como Cordelista, escreveu Um Livro, 'Vendendo e Aprendendo, em Cordel' Diversos Livretos. Lançou Criado para Homenagear a Dupla de Emboladores ' Cajú e Castanha.'

Local: São Paulo - SP

Autor da indicação: José Oliveira; geraldojrlima@gmail.com Data do Protocolo/Envio: 09/11/2021

18- ROMILDO SANT'ANNA

Área específica: Professor livre-docente pela Unesp, crítico de arte e jornalista, um dos principais estudiosos de cultura caipira no País. Uma de suas principais contribuições para o tema é 'A Moda é Viola: Ensaio do Cantar Caipira' - Lançado em 2000, o livro aborda a música caipira e suas variantes, e é referência obrigatória para pesquisas e estudos acadêmicos, no Brasil e no exterior. A obra também já foi levada aos palcos (com a peça 'Puro Brasileiro', sob direção de Marcos Fayad, já falecido) e é tema de documentário dirigido pelo cineasta Reinaldo Volpato. Entre mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, recebeu o 'Prêmio Estímulo' (Governador do Estado de São Paulo) e 'Prêmio Casa de las Américas' (Havana, Cuba).

Local: São José do Rio Preto - SP

Autor da indicação: Deputado Professor Walter Vicioni

Data do Protocolo/Envio: 10/11/2021

19- TUTTI KENT

Área específica: Cantor e apresentador. Em 1984, formou a dupla tutti em Valinhos-SP, onde gravaram um LP em 1989. Em 1990, começou carreira solo como TUTTI KENT. Em 1991, conheceu o apresentador Marcelo Costa do Especial Sertanejo e adquiriu experiência para apresentar programas de auditório. Começou no SBT-Campinas em 1994 e em 1995 o programa foi transferido para a TV Bandeirantes-Campinas. Passou por várias emissoras. Tutti tem nove Cds gravados na carreira e faz shows de música raiz e clássicos sertanejos para todo o Brasil.

Local: Santa Fé do Sul - SP

Autor da indicação: Deputado Professor Walter Vicioni

Data do Protocolo/Envio: 10/11/2021

20- ONEIR APARECIDO CAÇADOR

Área específica: Jornalista dedicado às coisas da terra e à música sertaneja de raiz e tudo que envolve a canção brasileira. Pelos meios de comunicação sempre divulgou a música raiz. Há 20 anos iniciou um programa de televisão semanal de pescaria, náutica e turismo sempre temperado com música sertaneja, dando oportunidade para aqueles que ninguém deixava cantar em lugar nenhum, revelando muita gente. (o programa está no ar até hoje). Também criou os programas Viva Viola e Viola e Prosa, que abre espaço para artistas que tocam viola e cantam música sertaneja de raiz.

Local: Bauru - SP

Autor da indicação: oneircacador@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 10/11/2021

21- LUIZ HONÓRIO DE OLIVEIRA

Área específica: Radialista. Criou e lançou o programa 'O Rancho do Filisbino' promovendo a música sertaneja, a cultura de raiz e valorizando a vida simples do interior, em especial da zona rural. Por mais de 40 anos realiza o famoso 'Bailão do Filisbino' promovendo uma integração com toda a população local e turistas, valorizando e resgatando nossas raízes culturais, sendo seu 'Bailão' parte da história da cidade de Iguape.

Local: Itapetininga - SP

Autor da indicação: Deputado Edson Giriboni

Data do Protocolo/Envio: 11/11/2021

22- ORQUESTRA DE VIOLEIROS OURO NA SERRA

Área específica: Grupo de violeiros formado por tocadores de violas, violões e cantadores das comunidades de Guapiara, que participam de eventos dedicados à cultura popular brasileira, sempre levando e divulgando não apenas as tradições da cidade de Guapiara, mas sendo um legítimo representante da música raiz, popular.

Local: Guapiara - SP

Autor da indicação: Deputado Paulo Fiorilo

Data do Protocolo/Envio: 11/11/2021

23- TEÓFILO DE AZEVEDO FILHO (TÉO AZEVEDO)

Área específica: Compositor. Em 1978, foi o vencedor do I Festival Brasileiro de Música Sertaneja, da Rádio Record de São Paulo, com a música 'Ternos Pingos de Saudade', na qual teve como parceiro o poeta montes-clarense Cândido Canela. Na condição de produtor musical, conquistou o Prêmio da Música Brasileira 2014 com o álbum 'Meu Deus que país é esse', da dupla Caju & Castanha, na categoria Música Regional. Em 2015, recebeu o Título de Cidadão Paulistano e, a Ordem dos Músicos do Brasil, Conselho Regional de São Paulo, lhe conferiu o Diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à música regional brasileira.

Local: Alto Belo - MG

Autor da indicação: teoazevedo.altobelo@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 12/11/2021

24- ZÉ HELDER

Área específica: Músico, compositor. Integra o Moda de Rock, duo de viola caipira especializado em adaptar temas de rock com ritmos caipiras, marca a história da viola com um trabalho ousado. Explora o mais brasileiro dos instrumentos em composições originais. Participa do CD Violas Paulistas Volume II, coletânea com 20 violeiros atuantes no estado de São Paulo com carreiras consolidadas. Como professor, foi responsável pela criação de dois cursos de viola caipira inserindo de maneira pioneira esse instrumento oriundo da cultura popular em reconhecidos conservatório de música: no Conservatório Estadual Juscelino Kubitschek em Pouso Alegre, e no Conservatório Municipal de Guarulhos, onde ainda leciona. Além de inaugurar um curso completo on-line de viola no portal Planeta Música e no Cifra Club

Local: Guarulhos - SP

Autor da indicação: zehelderviola@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 12/11/2021

25- ELAINE TEOTONIO

Área específica: Cantora e professora de música. Possui domínio de técnicas de canto, violão, ukulele e pandeiro. Tem mais de duas décadas atuando junto à sua Banda de Baile.

Local: Piracicaba - SP

Autor da indicação: Ronaldo de Abreu Almeida; Deputada Professora Bebel

Data do Protocolo/Envio: 16/11/2021

26- TIÃO CARREIRO & PARDINHO (EM MEMÓRIA)

Área específica: Antônio Henrique de Lima, conhecido como Pardinho, foi um cantor brasileiro, famoso por ter formado, com Tião Carreiro, a dupla Tião Carreiro & Pardinho. Tornaram-se ícones da música sertaneja de raiz, inspirando inúmeros violeiros. A característica marcante da dupla era a maneira simples que utilizavam para descrever, em suas canções, a realidade da população interiorana de nosso país.

Local: Monte Azul e São Carlos - SP

Autor da indicação: Deputada Professora Bebel; Arlete Ignácio Ferreira laylaignacio20@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 16/11/2021

27- RUBINHO VEIO CURURUEIRO DE TATUÍ

Área específica: Membro do Grupo de Cururueiros de Tatuí, Movimento cultural que se iniciou em 1916. Eventos festivos cuja disposição consiste em uma roda na qual participam violeiros e cururueiros que cantam a noite toda, e fazem versos e brincadeiras com palavras e ritmo.

Local: Tatuí - SP

Autor da indicação: Vereador Eduardo Sallum, de Tatuí

Data do Protocolo/Envio: 16/11/2021

28- PAULINHO TREWASAE (PAULO CEZAR PEREIRA)

Área específica: Em 2013, assumiu a coordenação da Orquestra de Violeiros Coração da Viola, com a qual desenvolveu importante trabalho de preservação da tradicional cultura caipira e das modas de viola. Em 2017, realizou o Café com Viola no CEU Ponte Alta, em parceria com a dupla Vera Bianca e Guaru. Neste projeto, as tradicionais modas de viola são interpretadas por diversos artistas da cidade. Dedica-se ainda a outros projetos de grande relevância para a cultura sertaneja e caipira, o Viola Viva, o Sertanejo Raiz e o Sertanejo Bom Demais. Recentemente, desenvolve mais um projeto voltado para os amantes da viola e fãs do Programa Viola Minha Viola de Inezita Barroso, o evento 2ª é Viola, realizado em parceria com o Espaço Livre Café Bar, cria mais um espaço dedicado à música caipira.

Local: Guarulhos - SP

Autor da indicação: trewasaepaulinho@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 16/11/2021

29- CLAUDIO LACERDA

Área específica: Cantor, compositor e instrumentista. Tem parceiros de peso, como Renato Teixeira, Tinoco, Pena Branca, etc. É impressionante o carinho do público, que canta junto e compartilha com o artista muitos dos códigos sociais da música caipira.

Local: São Paulo - SP

Autor da indicação: Sonar Cultural contato@sonarcultural. com.br

Data do Protocolo/Envio: 17/11/2021

30- CURURUEIROS DE ARARITAGUABA

Área específica: Grupo formado por João Carlos Martinez radialista e apresentador, admirador e pesquisador da tradição chamada 'CURURU' (REPENTE PAULISTA). O grupo leva o nome antigo da cidade de Porto Feliz/SP e vem se destacando na área raiz. Inezita Barroso como grande divulgadora e admiradora da nossa Cultura Raiz, levou muitas vezes no seu Programa Viola, Minha Viola, cururueiros como saudosos: Cido Garoto de Sorocaba, Rubens Ribeiro e outros mais antigos, inclusive ela mesmo gravou uma música intitulada ' TEMAS DE CURURU '.

Local: Porto Feliz - SP

Autor da indicação: joao.carlosmartinez@outlook.com

Data do Protocolo/Envio: 17/11/2021

31- MAESTRO EDSON BELTRAMI

Área específica: Maestro e compositor. Foi Assessor Artístico do Conservatório de Tatuí de 2018-2019. Nesse período participou da organização e criação, nessa instituição, do Curso regular de Viola caipira, bem como foi responsável pela manutenção e desenvolvimento do Grupo de Música Raiz desse Conservatório.

Local: Tatuí - SP

Autor da indicação: Deputado Paulo Fiorilo

Data do Protocolo/Envio: 17/11/2021

32- CRAVEIRO & CRAVINHO

Área específica: Sebastião Franco, o Craveiro nasceu em 1931 e João Franco, o Cravinho, nasceu em 1939. Ainda crianças, Sebastião e João, já se interessavam pela música e cantavam no meio da roça, ao pé do cabo da enxada; também cantavam com o pai, o violeiro Josué Franco. Ao final da década de 1940, formaram a dupla Craveiro e Cravinho. Fincaram raízes no estilo Caipira com gravações de LP´s de Modas de Viola. Craveiro e Cravinho defendem como poucos a nossa Música Raiz, a Viola e o Violão, A Moda de Viola, O Cateretê, O Desafio, em todos os cantos do país, onde continuam se apresentando como foi o caso do programa 'Viola Minha Viola' apresentado pela 'Madrinha' Inezita Barroso pela TV Cultura de São Paulo.

Local: Pederneiras - SP

Autor da indicação: Deputada Dra. Damaris Moura

Data do Protocolo/Envio: 17/11/2021

33- AMIGOS & VIOLEIROS

Área específica: Formado por nove integrantes apaixonados por viola, o grupo Amigos e Violeiros têm um movimento muito forte de preservar a música caipira raiz como patrimônio e cultura na cidade. A música caipira raiz sempre esteve presente na vida dos Amigos e Violeiros, eles sabem da importância de preservar o valor da música em nossa cultura e por essa razão seguirão com a sua luta em não deixar acabar esse patrimônio em sua cidade.

Local: Jandira - SP

Autor da indicação: Neide Torres

Data do Protocolo/Envio: 18/11/2021

34- JOÃO LEÔNCIO BOCCI

Área específica: Em Matão, na região da araraquarense, formou o conjunto Os Milionários. Quem escolhia o repertório da banda era João Bocchi - tocava de tudo, de MPB ao italiano 'Funiculi, Funiculá!', passeando pelo sertanejo moderno, o bem caipira de Tonico & Tinoco e as rancheiras de Pedro Bento, Zé da Estrada e Celinho. Na extensa região da araraquarense se consagrou como exímio solista de violão 7 cordas.

Local: Nova América - SP

Autor da indicação: Deputada Professora Bebel

Data do Protocolo/Envio: 18/11/2021

35- YASSIR CHEDIAK

Área específica: O artista desenvolve um profundo trabalho de pesquisa sobre a viola caipira, um dos mais importantes instrumentos da música popular brasileira, se tornando referência na modalidade e contribuindo significativamente para sua preservação no Brasil. Mantém o site Viola Caipira (desde 1999), referência e fonte de pesquisa para violeiros de todo o país e líder em buscas sobre o tema. A cultura popular de raízes caipiras é o foco de seu trabalho artístico. Suas músicas, trilhas e o próprio Yassir, marcam presença também nas telas da TV, levando a viola caipira e a cultura de raiz para as grandes emissoras. Ainda como ator, interpretou personagens violeiros no seriado 'Carga Pesada' e no longa-metragem 'Tapete Vermelho'. Atualmente a sua canção 'Brasil Caminhoneiro' é abertura do programa de mesmo nome exibido pela TV Record. Foi eleito na votação popular como o melhor violeiro do Estado de São Paulo pelo prêmio 'Revelando São Paulo'. Inezita Barroso é a grande referência do artista, que participou diversas vezes de seu programa 'Viola Minha Viola'.

Local: -Autor da indicação: Cantareira Produções

Data do Protocolo/Envio: 18/11/2021

36- ORQUESTRA DE VIOLA CAIPIRA DE FRANCO DA ROCHA

Área específica: O início da trajetória da Orquestra de Violas de Franco da Rocha se deu em 2017, por meio do projeto do grande Violeiro e Professor Fábio Miranda, no qual viu a oportunidade de reunir os munícipes admiradores da música sertaneja e cultura raiz da cidade. Em 2018, a Orquestra passou a organizar e realizar o projeto 'Violada', evento mensal que fazia parte do Circuito Autoral das Violas Brasileiras.

Local: Franco da Rocha - SP

Autor da indicação: Francisco Thainan Diniz Maia - Secretário Adjunto Cultura / Secretaria da Educação e Cultura - Prefeitura Municipal de Franco da Rocha

Data do Protocolo/Envio: 18/11/2021

37- MARCELO MORAES

Área específica: Produtor Cultural, tendo atuado por 15 anos na Produção do maior evento de Cultura Tradicional Paulista, o REVELANDO SÃO PAULO. Organização Social de Cultura e Arte ABAÇAÍ. Pesquisador da Comissão Paulista de Folclore. Curador das iguarias gastronômicas, caipira, caiçara, tropeira, serrana, barrageira.

Local: São Paulo - SP

Autor da indicação: marcelomoraes1967@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 19/11/2021

38- BRUNO ALENCAR DE JESUS SANTOS

Área específica: Cozinheiro, é pela culinária caipira que expressa todo seu amor pela roça e tradições antigas. Tem atingido grande destaque com seu canal do YouTube onde mostra o que aprendeu na vivência do campo, com as mãos habilidosas e com o sotaque do homem do campo. Honrar as tradições da roça e fazer com que a cultura permaneça para além do seu entorno é seu dever.

Local: Pindamonhangaba - SP

Autor da indicação: balencar732@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 19/11/2021

39- LEYDE & LAURA

Área específica: 30 anos de carreira dedicados à música sertaneja autêntica. Em 1991, as irmãs mudam-se para a capital paulista e gravam o seu primeiro álbum com o título 'Eu Te Desejo'. O primeiro grande sucesso viria no terceiro álbum, com a faixa 'Rodeio do Amor' (Jesus Belmiro/Paraíso). São 17 trabalhos lançados, incluindo um DVD, parcerias musicais, além de importantes premiações ('Prêmio Ary Barroso', 'Troféu Tião Carreiro' e 'Troféu Tonico e Tinoco', entre outros).

Local: São Paulo - SP

Autor da indicação: cordasdavidacontato@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 19/11/2021

40- BAR DA VIOLA MORADA DOS CAIPIRAS (IDEALIZADOR: FÁBIO GOULART)

Área específica: É um dos maiores bares temáticos de São Paulo. Desde a sua concepção a casa tem desenvolvido projetos voltados às manifestações tradicionais, como por exemplo encontros e rodas de música e viola caipira, apresentações tradicionais, grupos de danças populares bem como o oferecimento de comidas típicas. Ícones da música sertaneja de raiz de âmbito nacional, assim como inúmeros artistas regionais e locais, já passaram pelo palco do Bar da Viola.

Local: São Paulo - SP

Autor da indicação: bdv.moradadoscaipiras@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 19/11/2021

41- JOÃO MIRANDA

Área específica: Compositor. Adquiriu, muito cedo, o gosto pela música sertaneja raiz. Com a idade de nove anos já ganhava 90% dos festivais regionais que participava, cantando suas próprias composições. Vários intérpretes da música sertaneja e popular gravaram músicas de sua autoria, como Milionário e José Rico, Lourenço e Lourival, João Mulato e Pardinho, Trio Parada Dura, Sérgio Reis, Elba Ramalho, Roberto Carlos, Inezita Barroso, entre tantos outros. Goza de grande prestígio por compor com grandes compositores consagrados, como Ronaldo Adriano, Praense, Joel Marques, Ademar Braga, Tião Carreiro, Jesus Belmiro, Tião do Carro, Caetano Erba, Paraíso, entre outros

Local: Teodoro Sampaio - SP

Autor da indicação: melenajesus55@gmail.com; jbatistarafino@gmail.com; miguelzinhoap.costa@gmail.com; orquestra@ gmail.com; marioantonijesus@gmail.com; casadoscaipiras@ gmail.com; josevenancio_helena@hotmail.com; ricardobuenome@hotmail.com; dcarloscantorcantor@gmail.com; alessandroajm@hotmail.com; valdialencar@hotmail.com; ricknogueira513@gmail.com; xexeukeyroga9831@gmail.com; ivanildoramalho968@gmail.com; brunnoferrazcantor@gmail. com; francisco.alves.filho.1981@gmail.com; scorpionpin64@ icloud.com; promocoesjj@gmail.com; melenajesus55@gmail. com; robervaldomingos@outlook.com; pedrobatista_1960@ hotmail.com; camilopimentaoficial@gmail.com; marciarentes@gmail.com; ifoliver56@gmail.com; arocafrancisco@bol. com.br; celchagas@hotmail.com; tonysobrinhocantor@gmail. com; marcello@marcelloteodoro.com.br; jr2martins2610@ gmail.com; mirandacanetadeouro@hotmail.com; danielecristina0557@gmail.com; jairofernandes1963@gmail.com; fernandobohemio.oficial@gmail.com; nicemiranda2010@hotmail.com; 47444720sol.santos@gmail.com; antoniomarques02021955@ gmail.com; tonysobrinhocantor@gmail.com; melenajesus55@ gmail.com; micheloni5665@gmail.com; dalltoaraujosertanejo@gmail.com; luisbellizzieri@gmail.com; martarosaazul@ gmail.com; www.orquestra@gmail.com; bento.guidini@gmail. com; divaldolima51@gmail.com; ducileneferrari@yahoo.com.br; edsonmodenutti@gmail.com; silvanoguimaraes99@gmail.com; laerciomalaquias768@gmail.com; willian.rosadasilva@yahoo. com.br; compositorgomes@gmail.com; micheloni5665@gmail. com; oswaldogalhardi@gmail.com; severlima10@gmail.com; jorgecambauba@gmail.com

Data do Protocolo/Envio: 19/11/2021

42- DITINHO JOANA

Área específica: Escultor. Tem como principal característica registrar com muita sensibilidade uma parcela representativa do povo brasileiro: a comunidade rural. Continua esculpindo (em madeira) com seus três filhos, retratando o povo da roça, mas também algumas profissões dos dias atuais, santos, objetos, símbolos, etc.

Local: São Bento de Sapucaí - SP

Autor da indicação: Deputada Leticia Aguiar

Data do Protocolo/Envio: 19/11/2021

43- DUPLA CACIQUE E PAJÉ

Área específica: Índios verdadeiros, compõem uma dupla violeira. Desenvolveram atividades artísticas e utilizaram diversos outros pseudônimos antes de formar a dupla Cacique e Pajé

Local: Rondonópolis - MT

Autor da indicação: Deputada Leticia Aguiar

Data do Protocolo/Envio: 19/11/2021