Página 7 da NORMAL do Diário Oficial do Estado do Espírito Santo (DOEES) de 29 de Setembro de 2016

Vitória (ES), Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016

7

CADERNO DE CULTURA

Arte coletiva com participação de

alunos é destaque do Caderno D

O principal diferencial da mostra é o envolvimento e a participação de alunos da Rede Estadual de Ensino

Constelações, mega exposição de Hilal Sami Hilal, um dos mais importantes artistas plásticos do Espírito Santo, é o destaque da nova edição do Caderno D, revista de Cultura do Diário Oficial do Es pírito Santo, que circula a partir de hoje. O principal diferencial da mostra é o envolvi mento e a participação de alunos da Rede Estadual de Ensino no projeto.

Ao todo 2,5 mil estudantes contribuí ram com o trabalho, que culminou com a exposição Constelações. A mostra segue em cartaz no Palácio Anchieta até o dia 06 de novembro.

Inspirada em “Noite Estrelada”, de Van Gogh, Constelações começou a ser pro duzida em abril deste ano. Acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta pela psicanalista Ruth Ferreira Bastos, o educador Laércio Ferracioli e a curadora Neuza Mendes, o artista plástico Hilal Sami Hilal promoveu workshops para os diretores e os professores de sete escolas da rede estadual de educação da Região Metropolitana de Vitória.

A proposta de discutir o afeto, a partir de uma obra de arte e a empolgação de adolescentes que participaram do projeto demonstram a importância desse contato com a arte para os alunos.

Outro tema de destaque do Caderno D é o vigor do Festival de Cinema de Vitória, que será realizado entre os dias 14 e 19 de novembro, no Sesc Glória, Centro de Vitória. Em meio à crise, os organizadores tiveram que se reinventar e conseguiram recorde de inscrições para 23ª edição. A grande novidade para este ano é a Mostra Mulheres no Cinema, um reconhecimento ao protagonismo feminino no movimento audiovisual.

ARTE TRANSFORMADORA - Vale a pena conferir ainda como a arte tem transforma do a vida de detentos do sistema prisional do Estado. O incentivo da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) com a adoção de um novo modelo que valoriza o estímulo à cultura está ajudando muitos detentos a se conhecerem melhor, a descobrirem novas aptidões e até mesmo a terem uma futura profissão.

E se você acredita que histórias em quadrinhos é coisa apenas de revista, então precisa conhecer uma turma que tem feito sucesso na internet. A web HQ já é uma realidade e, segundo os produto res do ramo, tem atraído muitos adeptos. Um dos exemplos de sucesso é “Contos Estranhos”. O projeto é do roteirista Silvio Alencar, dos desenhistas Henrique Gon çalves e Manoel Moraes e da colorista e desenhista Daieny Schuttz.

O Caderno D acaba de chegar a sua 35ª edição. Para acompanhar esta e outras publicações do Caderno D, basta acessar o site http://www.dio.es.gov.br/ site/caderno-d.

>>> Para acompanhar esta e outras publicações do Caderno D, basta acessar o site http://www.dio.es.gov.br/site/caderno-d

PROGRAMAÇÃO

TVE/ES - TV ABERTA - CANAL 2 / NET - CANAL 15 / RCA - CANAL 5

07h00 - FAIXA RURAL – NOTÍCIAS DO 16h00 - SEM CENSURA – debates de

CAMPO assuntos em evidência

07h30 - TV É CIÊNCIA 17h30 - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL

08h00 - JORNAL VISUAL 18h00 - FIQUE LIGADO

08h15 - HORA DA CRIANÇA – 18h30 - ESTÚDIO MÓVEL

BATATINHAS/O SHOW DA LUNA/ 19h00 - STADIUM

BARNEY/IGARAPÉ MÁGICO/DANIEL 19h45 - REPÓRTER BRASIL NOITE

TIGRE/COCORICÓ NA CIDADE/ 20h30 - HORÁRIO POLÍTICO

ANGELINA BALLERINA/O SHOW DA 20h40 - CAMINHOS DA REPORTAGEM

LUNA/TRIP E TROOP/GUILHERMINA 21h40 - FUTURANDO

E CANDELÁRIO/PEIXONAUTA/TRIP E 22h10 - CINEMA - FILHAS DO VENTO

TROOP/O TECO TECO/O PEQUENO 23h40 - CURTA OS CURTAS

EINSTEIN 01h15 - SEM CENSURA

12h00 - DANGO BALANGO 01h45 - CAMINHOS DA REPORTAGEM

12h30 - O SHOW DA LUNA/BITA E OS 02h45 - ESTÚDIO MÓVEL

ANIMAIS/ANGELINA BALLERINA 03h15 - FUTURANDO

13h00 - HORÁRIO POLÍTICO 03h45 - FIQUE LIGADO

13h10 - REPÓRTER BRASIL TARDE 04h15 - TELECURSO TECENDO O

13h30 - HORA DA CRIANÇA SABER – educação

PREVISÃO DO TEMPO

>>> Nesta quinta-feira o sol aparece entre algumas nuvens em todo o Estado. Chove de forma isolada na região Sul, Serrana e Grande Vitória no final da tarde. Nas demais áreas não há previsão de chuva. O vento sopra com até moderada intensidade no litoral norte e litoral da Grande Vitória. Mais informações: www.incaper.es.gov.br