Página 11 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 26 de Junho de 1910

Diário Oficial da União
há 108 anos

.1903 o coronel Manoel Lopes Carneiro da _Fontoura e os majores Cicero Monteiro e Arminio Pereira ; do 25 de fevereiro do 1909 o coronel Napaleão Felippe Achê ; de 7 de abril deste anno o coronel Antonio Sebastião Basilio Pyrrho, o tenente-coronel Abilio Augusto do Noronha e Silva e o major Carlos Oceano da Silva Santiago ; do 31 de dezembro de 1908 os majores Adriana ,Severiano de Miranda e Miguel da Cunha Martins; de 23 de julho de 1939 o major Diogo de Figueiredo Moreira.

Arma de ca,vallaria

Contarão antiguidade de 5 de agosto de 1908 os tenentes coronais Luiz de Miranda Azevedo, Amphiloquio de Azevedo, Viriato 'da Cruz, Marcolino Antonio dos Santos, Marcos Franco Rabello, Francisco Sergio de Oliveira e os majores Eduardo José Barbosa Junior, Ernesto Francisco Dornellas e José Casar Marcondes de Brito; de 23 do de- coronel Josa Maraembro de 1909 o tenente .

ques Guimarães; do 10 de março do 1910 o coronel José da Silva Pessaa e o tenente-coronel José Joaquim Firmino ; de 24 de março de 1910, o major Francisco Lourenço 'do Souza Rego.

Arma do artilharia

Contarão antiguidade do 5 de agosto de 1905 o coronel Celestino Alves Bastos, os tenentes coronais Josa Joaquim do Rego Barros, Thomaz Cavalcante de Albuquerque, Annibal de Azaanbuja Villa, Nova, Eduardo 'Marques do Souza, os majores João Fulgencio de Lima Mindello, José Mama) de Oliveira Valle, Adolpho Lins, Alfrado Lsyrand, Joaquim Raphaol Passara de Mello, Raphael Clemente Telles Pires, sendo considerada., da mesma data a graduação do major João José de Lima'

Arma de engenharia.

agosto de

Contarão antiguidade de 5 de

1008 os corcnois Manoel Thcopliilt Barreto Viaima, Ildefonso Pires do Moraes Castro, o tenente-coronel Antonio de Albuquerque Souza o o major Sam ael Augusto de Oliveira; do 17 de dezembro de 1908 e do graduação do 5 do agosto do mesmo anuo, o coronel Caetano Manoel de Faria o Albuquerque, o tenente coronel Eagenio Luiz Franco Filho e o major Osorio de Azambuja Cidade e de 28 de outubro do 1909 o tenente-coroael José Bevilacqua.

Mandou-se, de ac:ardo com as disposiçaies do decreto n. 8.005, de 15 de junho do cor-Re altera o regulamento approrente anno,q

vado pelo decreto n. 7.024, do 11 de julho de 1938, que sejam considerados como se fossem promovidos para as armas abaixo declaradas, sem perda de suas antiguidades, sondo excluidos daquell ts em que presentemente se acham indevidamente,os seguintes officiaes do extincto corpo de Estado-maior do Exercito:

Para a arma de infantaria os coroneis Pedro de Castro Araujo, Rodolpho do Moraes Coutinho (já faUecido), os tenentes-coroneis Carlos Jorge Calbeiros de Lima, Hyppolito das Chagas Pereira, Eric) Augusto de Oliveira, Antonio Carlos Brandão e o major Olavo Manoel Corrêa;

Para a de cavallaria, o coronel Joaquim Pantaleão Telle; de Queiroz, os tenentescoronais Saturnino Nicolao Cardoso, Adolpho Carneiro da Fontoura, Felisberto Piá de Andrade, Victor Guillobel, José Eulalio

Silva Oliveira,Marcos Franco Rabello, Francisco Sergto do Oliveira o os majores José Maria Moreira Guimarães e Abeylard do Queiroz ;

Para a de artilharia o major Innoceneio de Barros o Vasconcellos.

—Por outros de 23 do corrente

Foi am transferidos do 17° para o 12° regimento de cavallaria o tenente-coronel João Carlos Menna Barreto e do 16° para o quadro supplementax da mesma arma, o tenente-coronel Enrico do Andrade Neves.

— De acairdo com a resolução de 9 do corrente, foi declarado sem effeito o decreto de 2 de janeiro de 1938, que reformou compulsoriamente o capitão Domingos Jesuino de Albuquerque Junior, que, por decreto de hontem reverteu a l a classe do Exercito, sendo promovido a major com antigaidade de 18 do junho de 1900, em que lhe tocaria essa promoção.

— De accardo com o art. 6° da lei n. 1.143 de 11 de setembro do 1861, foi transferido por decreto de 18 do corrente da arma de cavallaria para a de infantaria o 2° tenente Mario da Veiga Abreu.

— Por decreto de hontem foram transferidos do 2) esquadrão do 9° regimento de cavallaria para o cargo de ajudante do 13° da mesma arma, o capitão Antenor de Santa Cruz Pereira de Abreu.

RE . TIF ICAÇ3ES

O cap itão Ernesto Carlos Casar foi, por decreto de 2 ;do corrente, promovido a major por antiguidade, coatando a de grbdu tção deste posto de 7 de abril de 1909 e não como

publicoa no Diario Official de 25 desta Til

E do 10 de março do 1910 e não de 10 de —

Diario

março de 1909, CAllo se publicou no

O Ificial de 25 do carrente. a antiguidade de posto do tenente coronel João Baptista Noiva do Figueiredo, promovido por decreto de 23 deste mez

SECRETARIAS DE ESTADO

Ministerio da Justiça e Negocios

Interiores

Expediente de 21 de junho de 1910

D;RECTORIA DO INTERIOR

Foi exonerado o Dr. José Maria Coelho do cargo do delegado fiscal do Governojunto ao Collegio Sul-Americano, nesta Capital, sendo nomeada para substituil-o a bacharela Myrthes Gomes de Campos.

Foi nomeado o bacharel Miguel do Carmo —

de Oliveira Mello para exercer o logar de professor da desenho da Escola Polytechnica, do Rio de Janeiro, durante o impedimento do effectivo, bacharel Augusto Saturnino da Silva Diniz.

—Concederam-se ao agente thesoureiro do Instituto Nacional de Surdos-Mudos, Pa,ulino Bastes, tres mezes de licença, com o vencimento que lho competir, na forma da lei, para tratar de sua saude.

—Foram autorizados:

O director da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, a admittir Judith Ferreira Lopes á matricula nessa faculdade

O director da Facul.lado de Medicina da Bahia, a admittir Asclepiades Leão Cavalcanti á matricula nessa faculdade •

O delegado fiscal do Governo junto á, Faculdade Livre de Sciencias Juridicas e Sociaes do Rio de Janeiro, a admittir Joaquim Firmo Barroso o Francisco Monteiro de Almeida á matricula nossa faculdade.

—Foram mandados admittir como alumnos gratuitos, Satisfeitas as exigencias regulamentares: •

Na Escola de Humanidades, nesta Capital. como externos, os menores Vasco do Andrade o Soam e Josa da Silva Mattos

No Gymnasio Hydecroft, em S. Paulo, como externa, a menor Hermentina, de Moraes Arruda,.

Expediente de 22 de junho d

g 1910

DIBECTORIA DO INTERIOR

Foram naturalizados brazileiros o subdito portuguez Aurelio dos Santos, o alie-Mão &MOI] Magers e o italiano Otello

mando Palerma. residentes nesta cidade ; o o portuguez Miguel Rodrigues dos Santos, residente no Estado de S. Paulo.— Remetteu-se a portaria do ultimo ao presidente do dito Estado.

—Foi autorizado o delegado fiscal do Governo junto á Focaldaie Livre de Direito do Rio de Janeiro a admittir Gilberto Gutierrez Beltrão á matricula nossa faculdade.

—Foi mandado admittir como alumno externo gratuito no Gymnasio Nogueira da Gama, em S. Paulo, o menor Arthur Jorge, satisfeitas as exigeneias regulamentares.

DIRECTORIA DA CONTABILIDADE

Solicitar tm-se ao alinisterio da Fazenda os seguintes pagamentos no Thesouro Nacional:

400, aluguel, relativo a maio ultimo, De

do predio occupado pelo Laboratorio Bacteriologico ;

De 28a$, objectos de expediente fornecidos ao Supremo Tribunal Federal em maio findo •

De 550$, fornecimentos feitos em junho '

corrente ao Commanda Superior da Guarda Nacional •

De 16:05?.$250, material ' adquirido nos

mezes de março, abril e maio do corrente anuo pela Colonia Correccional dos Daus Rios ;

De 191$110, folhas, relativas aos mezes de abril e maio unimos, da differença de vencimentos que compete á professora do Instituto Nacional de M'Asica Jandyra Costa pelo exercicio interino do cargo de professora de harpa do mesmo estabelecimento

De 74$600, restabelecimento dos apparelhos tea3phonicos na Secretaria de Estado deste in i nis!erio ;

Da 2. tilaros, soldo a que tom direito o anspeçada da Força Policial deste District° José Reginaldo de Souza, reformado por decreto de 16 de junho corrente.

Requerimentos despach:dos

H. Lavoie e José Maria da Silva Graça, pedindo eertid5os de contas.— Compareçam nesta Secretaria do Estado.

Expedient3 de 24 de junho de 1910

DIRECTORIA DA JUSTIÇA

Concederam-se, para tratamento do sande, as seguintes licenças:

De doas mezes, com ordenado por inteiro, ao juiz preparador do 3° termo judiciario da comarca do Alto Acre, no territorio do Acre, bacharel Diogenes Celso da Nobrega;

Do 30 dias, em prorogação, ao tambor do 2° regimento da Força Policial Jovino Bela miro dos Reis.

Tra.nsmittiu-so ao Ministerio da Viação —

Obras Publicas cópia do telegramma da e

juiz federal na secção de Minas (der aos, relativo ao processo do desapropriação de terrenos situados no municipio de Curvello, no mesmo Estado.