Página 19 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 18 de Março de 1911

Diário Oficial da União
há 108 anos

.Ministerio da Guerra

Por decretos de 17 do corrente:

Foi reformado de accôrdo com o disposto ao art. 14 da lei n. 2.290, de 13 de dezembro findo, com as vantagens de que trata o art. 13 da mencionada lei, o major aggregado á arma de infantaria Leopoldo Jssé Ortiz da Si:va, visto contar mais de 25 annos

le serviço. -

—Foram graduados do accôrdo com o disposto na lei n. 1.215, de 11 de agosto

de 1904 e resolução de 5 de outubro seguinte:

Na arma do infantaria, no pasto de major, o capitão Arthur Gomes de Carvalho;

Na arma de cavallaria, no posta de capitão, o 1° tenente Celsa Freire :

No corpo de sande, no posto de coronel medico, com antiguidade d.e 10 do corrente, o tenente-coronel medico • Dr. Leovigildo Honorio de Carvalho..

—Foram mandados incluir nos quadros ordinarios das armas do cavallaria e infantaria os officiacs abaixo mencionados, que se acham aggre,gados por excederem dos ditos quadros:

Na, arma de infantaria—Major Manoel Machado de Souza Pinto, por antiguidade, que contará antiguidade de graduação de 8 do corrente ; o 20° tenentes Arthur Jovino Marques, Theotonio Ribeiro, Antonio Bricio Guilhon e Luiz Antunes Vianna.

arma do cavallaria— Capitão José ala-' Na

ria de Araujo Góes e 1° tenente Luiz Caros de Moraes,. ambos por estudos, contando antiguidade da data do presente decreto.

—Foram promovidos:

Na arma de infantaria:

A major, por merecimento, o capitão Waldemiro Cabral ;

A capitão, os 1 0° tenentes Julio Gonçalves de • Azevedo, por estudos, e Hermenegildo de Araujo Pinheiro Godinho, por antiguidade;

A 10 tenente, os 20° tenentes Francellino Xavier Lisbôa, por antiguidade, o Pedro Antunesale Alencar, por estudos ;

A 2° tenente, os aspirantes a official Luiz Procopio de Souza Pinto e Plinio Pereira Alves. •

ata arma de eavallaria:

A major, por merecimento, o capitão João Maria Macalão ;

A capitão, por antiguidade, o capitão graduado José Ricardo de Abreu Salgado.

—Foram transferidos:.

O major de infantaria Adolpho José de Carvalho do quadro supplementar para o ordinario, sendo classificado no 45° batalhão do 15° regimento ;.

Os capites de artilharia Antonio Henrique Cardim do quadro supplementar para o ordinario, sendo cla.ssificado na 6° bateria do 2° batalhão, o Jonathas Borges Fortes da mencionada bateria e batalhão para o allu-(lido quadro supplementar ;

O I° tenente do engenharia Alvaro Barbosa Rodrigues Pereira e o 2° tenente de Infantaria Dionisio Alfonso Fernandes, para

classe do Exercito de accôrdo com

a 2a

resolução de 1 de abril de 1871, ficando agregados as armas a que pertencem, visto terem sido, em inspecção de saudei a que foram submettidos, julgados soffrer mo lestias ineuraveis que os tornam incapazes pára'o serviço do Exercito.

f Frofitin, Dr. José Fernandes Lima, Dr. Joa-1

quim Comes Jardim, Dr. Tertuliano A. da NOTICIARIO

1 F. Lesa, Dr. Agostinho Brandão Filho, Al'

tonio Rodrigues de Paiva, CarlosJ. Farias da Conferenciaram hontem com o Sr. -Presi-Costa, J..sá da Cunha Lima, Dr. Alfredo Bar

dente da Republica o Sr. general Dantas Barreto, ministro da Guerra, Dr. Rivadavia Corrêa, ministro da Justiça, Dr. J. J. Seabra, ministro da Viação e Dr. Belisarto Tavora, chefe. de policia.

O Sr. Presidente da Republien, recebeu tontem, ás 2 horas da tarde,

em audieneia

especial, o Sr. barão Michahellaa, ministro da Allemanha, que foi apresentar a S.

Ex. o

commandante e o estado-maior do cruzadorcouraçado Von .Der Tann, da marinha de guerra allemã.

A recepção realizou-se no salão de honra, vestindo o Sr. marechal Hermes da Fonseca terceiro uniforme.

Ao lado de S. Ex. achavam-se o seu secretario Dr. Alfredo Tefré, general Parcilio da Fonseca, chefe da casa militar, capitão do corveta Jorge da Fonseca, ajudante de ordem, capitão Oliveira Junqueira e capitãotenente Reginaldo Teixeira.

Foi introductor o tenente-coronel daGuarda Nacional James Andrew, da casa militar do Sr. Presidente da Republica.

O Sr. Presidente da. Republica recebeu mais os seguintes telegrammos de agradecimento pela reforma da Estrada de Ferro Central do Brazil, assignada por S. Ex. por occasião do ultimo despacho conectivo:

Exm. Sr. marechal Hermes da Fonseca — Respeitosas saudações pelo patriotico acto S Ex. da reforma da Estrada de Ferro Central do Brazil. — Centro Beneficente Conde Paulo de Frontin.

Penha Longa, 16 — Exm. Sr. marechal Hermes da Fonseca—Reconhecidos, apresentamos a V: Ex. nossos protestos profunda gratidão vo3sa assignatura, reforma Central. —Oscar Barbosa.—Esteram Bastos.

Na proxima segunda-feira realizar-se-ha a bordo do cruzador-couraçado allemão Von Der Tann, uma matinie em homenagem ao Sr. Presidente da Republica, que comparecerá juntamente com :eu secretario Dr. Alvaro Teffé e a officialidade de sua casa militar.

Uma commissão do corpo docente do Lycau de Artes e Officios foi, hontem a Palacio agradecer ao Sr. Presidente da, Republica ter S. Ex: comparecido ao acto do encerramento do armo lectivo.

O Sr. Presidente da Republica retirou-se, hontem, do Palacio do Cattete, ás 5 horas da tarde.

Estiveram hontem no Palaolo Presidencial as seguintes pessoas:

Deputados João Siqueira, João V. de Araujo, Pereira Braga, , barão de Monjar diM o Nicanor Nascimento; Dr. Paulo d

, cellos, Manoel Pedro Villaholm, Dr. Aarão

Reis, Dr. Jonathas Pelrosa, capitão Moreira da Silva. Heitor Pereira, coronel Trotte

Brat°, Dr. Alfredo Mala, general Vespa.' sano Albuquerque, Antanio Alves da Foti seca, Dr. Henrique J. Carmo Netto, Francisco 4ia,

Silva Medeiros, Emygdio Rispolis F. Teixeira Leite, Dr. Rodrigo Theoplailo, Raul Pinheiro Bittencourt, Dr. Virgolino de 'Alencar, Dr. Fabio H. Moraes Rego, Dr. Ais

Moreira da Silva, Dr. Domeque do Barros, CustodioFerniandes Góes,cominissã,o do Comité;Repu blicano, Dr. Martins Costa, commisa são do Lyceu de Artes e Meios, Eustachio Wanderley, Carlos Z. Chatrian, Dr. Fernando de Seguier, Dr. M. Pacheco J.:rateia, Dr. Carlos de Assis Toledo, Dr. João Vieira, de Araujo, Dr. Flavio de Moura, Francisco de Assis da Silva, côronel Theophilo Virgilio Lobo e Dr. Luiz Vau Erven.

Estiveram hontem no gabinete Clo Sr. mia nistro da Justiça os Srs. senadores Augusto de Vasconcellos, Si, Freiro e Victorino Mona toiro, deputados Domingos Guimarães, Sebastião Mascarenhas, João do Sequaira e Deoclecio de Campos, Drs. Belisario Tavora, chefe de Policia, Daniel de Rezende, Armenio Jouvin, Mello Mattss, Pedro Villaboina e Godofredo Cunha.

n••nn•nn•••••~1

GSr. ministro da Justiça recommendot(

1° instancia - e da

aos pretores, juizes do

Côrte do Appellação que remettam d Inla prensa Nacional todos os editaas e despachoW, de suas audienciaa.

O Sr. ministro da Justiçs recebeu coms munieação de que já terminaram os exames de 2s época da Faculdade de Direito de São, Paulo.

Dr. Rivadavia Corrêa deú hOntem; O Sr.

no Ministerio da Ju3tiça e Negocios Interio-" publica.

res, a sua costumada audiencia

S. Ex. attendeu nessa audiencia a cerca de 70 pessoas que desejavam fallar-lhe.

Pelo Sr. ministro do Justiça o coronel

da Guarda

commandante superior interino

Nacional, no Estado do Rio de Janeiro, foi autorizado a conceder guia de mudança para a comarca do Nitheroy, no referido.Estado„, ao coronel commandante da 1 1 a brigada de cavallaria da mesma milicia na comarca de:

Nova Fribur o, Oscar Trai baga. -

•• n n ••••.....anlieg

O Ministerio da Justiça pediu providen. cias ao da Fazenda afim de que, no Thesouftl Nacional, se restitua a Pinta, Flores 4. Bastos a quantia de 1:100$, depositada comâ caução para garantia de proposta apreso

tada, conforme consta do conheetment9, n. 209.

Pelo Ministerio da Justiça foram remettN das as governadores dos Estados da gahiii,

Ao

Piauhy, Pernambnco, Pará, Amazonas e

presidente do do Ceará, cópias de termos d4j obitos lavrados a, bordo de diversos vaporel nacionaes e relativos aos individuos