Página 7 da Seção 1 do Diário Oficial da União (DOU) de 14 de Março de 1919

Diário Oficial da União
há 100 anos

O capitão de mar o guerra Eduardo do Carvalho Piragibe para exercer o cargo de commandante do encouraçado 'Ror-lano.

Foi promovido, de conformidade com o ragulameuto annexo ao decreto n. '7.204, de 3 de dezembro do 1908, no Corpo de Saude

Armada, ao posto do contra-almirante medico, inspector de Saude Naval, o contra almirante graduado medico Dr. Joviuo Jorge Carvalhal.

--Foi graduado, de accardo com a lei numero 1.215, de 41 de agosto de 19 )4, no Corpo de Saud° da Armada, no posto do contra-almirante medico; o capitão de mar o guerra medico Dr. José Calinon do Aragao bulcão.

—Ra concedido, de conformidade com o art. 175 do regulamento annexo ao decreto n. 12.965, de 17 do abril de 1918, ao lento da Esco!a Naval capitão de corveta Nicanor Justino de Proença, substituto da Escola Naval, a gratificaçao addicional de 5 °J., sobre seus vencimentos, a partir de 17 de janeiro ultimo, visto haver completado na vespera 10 annos de &lectivo serviço no magisterio.

—Foi transferido, de conformidade com o decreto n. 2.473, de 3 de novembro de 1911, revigorado pelo deu. 11.898. de 19 de janeiro de 191.6, para o quadro supplcrucintar, o 1° tenente da armada Octavio Ilygirto de Moraes Guerra, visto haver sido eleito e reconhecido deputado estadual de Pernambuco.

Ministerio da Viação e

Obras Publicas

O Vice-Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil:

Considerando que o administrador ,

dos Correios do Estado de Sergipe, Nabor Alves Maya PintoNiandou distribuir gratiticaçaes, a titulo de festas, a diversos fonccionarlos.. o reforço de uma verba orçamentaria, com destino especial ; .

Considorando que com seus subalternos, promovia passeios a Porto das liados, cujas despazas orara custeadas pelos cofres da repartição;

Considerando que o mesmo administrador, possuia em sua rasa-lenda, moveis o diversos utensilios pertancoutes a administraçaó, e, distribuia a particulares, objectos do expediente da.repartição;

Considerando cino atam destes, ha outros factos gares occorridos na Administração dos Correios do Estado de Sergipe, os quaes foram devidamonte apurados em Dignaria) administrativo, a que mandou proceder a Dita:ctoria Geral dos Correios, e que me foi presente pelo ministro de Estado dos Negocios da Viaçao e Obras Publicas, achando-se por Isso o mesmo funccionario incurso na regra 4", do art. 485, do regulamento approvado pelo decreto u. 9.080, de 3 do novembro de 1911:

Resolve demittil•o, á vista do dispositivo citado, o do disposto no art. 125, da lei n. 2.924, do 5 de janeiro do 4915, ncorpo- i rado á legislação cm vigor pelo art. 432, da lei u. 3.089, de 8 de janeiro de 1916.

Rio de Janeiro, 12 do março do 1919, 980 da Independencia. e 31° da Republica.

DELFIM MOREIRA DA COSTA RIBEIRO.

Afranio de Mello Franco,.

O Vice-Presidento da Republica dos Estados Unidos do Brasil, em exercido:

Resolve fazer revertor ao quadro effectiv0 dos funccionarios da Secretaria do Estado dá Viação e Obras Publicas o director de secção, addido, João José Fernandes Silva Sobrinho, com os vencimentos que lhe competirem.

' Rio do Janeiro, 12 de março de 1919, 98 da Indepondencia e 31° da Republica.

DELFIM MOREIRA DA CO.3TA

Afranio de Mello Franco

Ministerio da Fazenda

Por decretos de 12 do corrente:

Foram nomeados:

O 4° escriptnrario da Delegacia Fiscal do Thesouro Nacional no Estado do Minas Geraes João Paulo da Silva Caldas, para o togar do 3° escripturario da mesma repartição;

O 2° oficial aduaneiro aa. Alfandega da. Parnahyba, Estado do Piauhy, Francisco Octavio bialard, para o logar de 4° escripturario da delegacia fiscal acima referida.

Foram exonerados, a pedido: llocrelpho Maa lard, do logar de 3° escripturario da Delegacia Faseai do Thesouro Nacional no Estado de Minas Geraes, e liodolpho Guimarães, 1.:e identico Jogar na Alfanclega da cidade do Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul. -Foi aposentado, do accórdo com o decreto n. 2.530, do 30 de dezembro de 1911, o remadbr das embarcações da Alfaralega de Fiorianopolis, Estado do Santa Catharnia, José Ser:10án da Cunha, nos termos do art. 121 da lei n. 2.924, de 5 de janeiro do 1915.

Ministerio da Guerra

Por decretos de 12 do corrente:

Foram promovidos por actos de bravura, tendo otn vista a communicaçào do general chefe da missão militar brasileira, em França, sobre es mesmos actos praticados 1103 campos de batalha, pelos officiaes do Exercito. abaixo mencionados, actos esses que mereceram honrosas Citações em ordem do dia:

Na arma de artilharia:

A capitão o 1° tenente Sebastião do Rego Barros.

No corpo de saude:

A ma!or medico, o capitão medico Dr. João Fiorentino aleira.

Foram transferidos: -Na arma do infantaria:

O coronel Ernesto Carlos Casar do 9° para o 5° regimento; os capitães Moysas Alves da Silva, do cargo de aju :ante do Ca regimento para cominauda rito da companhia de aviação; Miguel Joaquim Machado, da 3° companhia do 48° batalhão de caçadores para a 3' companhia do 32° batalhão do 11° regimento; Ma-• noel da Silva Perdigão, desta para aquella companhia o batalhão; Josaphat do Amaral Caldea-a, da 3" ennipanbia, para o cargo do ajudante; Joã•

•- ira de Carvalho, deste

cargo para a.; . companhia, tudo do 45° batalhão de caçadores: Pedro Cavalcanti do Albuquerque Vasconcelos, do cargo de ajudante para a 1° companhia; Candido José de Oliveira e Silva Sobrinho desta companhia para aquelle cargo, ambos do 56° batalha° de casadorea.

Na arma do cavalaria:

Os majores José Ricardo da Abreu Salgado, .do cargo do fiscal

do 5" para identieo cargo

do 40 regimento e Joaquim Ferroira Prestes Junior desto cargo para o quadro supplo:

montar.

Na arma de artilharia:

O tenento-ceronel Estanislau Vieira Pari].) plona do 3° grupo de óbuzes para o 3° regimento;

. Os majores Manoel Bourgard de Castro o Silva do 4" grupo do 1° districto de costa para. o 3° grupo de obuzes e Abrclino Pinto Doideira do 24° grupo do 9° regimento para o 4° grupo do 10 districto de custa; Lauro Dias Barroto do 4° grupo do 2' regimento para o 2° grupo de obuzes, Francisco Ramos do An. drade Neves do 2° grupo de obuzes para o quadro supplementar, Jorge Gustavo Tinoco da Silva do 25° grupo do 10" regimento para o 6° do 7° regimento o Antonio Henrique Cardim deste grupo o regimento para o 4° dal 2° regimento.

Os capitaias: Marcolino Fagundes da 60 ba-

teria do .8° grupo do 30 regimento para o cargo do ajudante do 17° grupo a cavalo

Armando Duval Sergio Ferreira deste para aquelle regimento, grupo a bateria ; Pedro Reginaldo Teixeira da 5' bateria do 5° grupo do 2° regimento para a 4° do 14° grupo do 5°; lioracio larada° Campello de Souza desta para aquella bateria, grupo o regimento José d'Avila Garcez do cargo de ajudante do 18° grupo para

a 1' bateria do 7° grupo

3° regimento.

, Foram classificados:"

Na arma de artilhariai

O capitão Julio Era ides de Oliveira cume ajudante do 18" grupo a eavallo.

Na arma do cavalaria:

O coronel Jorge Cavalcante do Albuquerquo no 15° regimento ;

Os tenentes-corneis Antonio José de Azambuja no 5° e Joaquim do Castro no 42° regimento;

Os majores Octacilio Pratas da Cunha no 50 regimento- como fiscal e José Rayinundo Guimarles Patinha em identico cargo do 10. regimento ;

Os capitães Seraphim, Regis de Aloncastro no 4° esquadrão do 5° regimento o Carlos Augusto da Silva Reis no 1° do 8° regimento.

Foi reformado, de acanalo com o art. 1° do decreto mm. 193 A, de 30 de janeiro de 4890, o coronel pharrnaceutico Alfredo José Abru p

-tas,comasvantagensdoart.13daleinumero 2.290, de 13 de dezambro do 19t0, combinado com o art. 107 da de n. 2.924, de 5 de janeiro de 1915, incorporado á legislação em vigor pelo art. 132 da do n.

3.089.

de 8 do janeiro de 1916, aluo ter attinaidu a. idade para a reforma compulsoria.

Foi nomeado o tenente-coronel da arma do artilharia EStanislau Vieira Pamplona director da Escola de Aviação.

Foi mandado que a reforma concedida por decreto de 30 de setembro de 190J ao 1° sargento archivista do 31° batalhão do infantaria Victor Manoel Pereira da Costa seja considerada nos termos do art. 10 da lei numero 2.556, do 26 de setembro de 1874, com as vantagens estabelecidas nas disposiçaes

mencionada lei n. 2.bSo, de 1814, visto coutar mais do 20 annos do serviço o achar-se em idonticas condições ás do 10 sargento 'José Maria de Oliveira, de quem trata

ta, alçacreto 40" 3

de abril de 1918,.