Página 5 do Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (AL-MG) de 3 de Março de 2018

tenho a priori preconceito algum, nem faço nenhum discurso demagógico a favor ou contra privatizações. Acho que o Estado deve ser cada vez mais regulador e menos produtor. Isso é melhor para a sociedade.

Sempre defendemos determinadas privatizações, deputado João Leite, na história do País, porque tínhamos estatais absolutamente deficitárias que contribuíam pouco para a Nação e, portanto, as suas privatizações geraram muito mais dividendos para a sociedade, por meio do pagamento de impostos e performances mais arrojadas dessas empresas, do que se fôssemos manter verdadeiros elefantes brancos estatais. O PT condenou muito as privatizações. Podemos discutir forma e tal, mas o curioso, o que acontece agora não é um debate ideológico sobre a privatização. Na realidade, está sendo vendido um ativo altamente lucrativo e altamente promissor.

Esta Casa, deputado João Leite, precisa fazer um seminário sobre o nióbio. Precisamos entender sobre isso. A população não sabe o que é isso. O nióbio está no centro de cadeias produtivas de tudo que há de mais avançado do ponto de vista tecnológico, do ponto de vista de semicondutores. O nióbio será de fato o petróleo do futuro, aliás, já o é hoje. O valor agregado do nióbio já é altíssimo. Se vamos entregar a maior reserva do mundo de um insumo absolutamente estratégico para o mundo e para o País, no mínimo, a Casa do povo tem de esclarecer isso à população. Isso tem de ser esclarecido. Este deputado admite, com muita humildade, publicamente, que conhece pouco a economia relacionada ao nióbio, portanto temos de dar um freio de arrumação nisso. Antes de vender o maior ativo do País em termos minerários, vamos discuti-lo. Essa manobra, que V. Exa. citou com muita perfeição, na calada da noite, já mostra a que veio o poder econômico.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar