Página 5 do Assembléia Legislativa do Estado de Goiás (AL-GO) de 30 de Novembro de 2018

com a fundação de Goiânia, com um projeto avançado para a década de 30, marco civilizador do centro oeste brasileiro. Por outro lado, a Deputada Lêda Borges de Moura, licenciada em Letras - português e inglês - pós-graduada em Linguística Aplicada, bacharel em Direito, pesso culta e erudita, laboriosa, natural de Conquista -MG, residente em Goiás há 22 anos. Sabemos que Deputada Lêda Borges lutou pela emancipação de Valparaíso, que foi a primeira mulher prefeita da cidade, fortalecendo a economia, a geração de empregos, a melhoria da qualidade de vida da população e que executou grandes projetos habitacionais. Em 2013, Lêda Borges foi a primeira presidente daAgência Goiana de Desenvolvimento Regional - AGDR. Preocupada com a região, beneficiou todos os municípios do Entorno de Brasília. Foi eleita, em 2014, Deputada Estadual, a primeira representante de Valparaíso, ocupando a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial -Semira - que se tornou, posteriormente, a Secretaria Cidadã.

Lêda tem um currículo de experiências que a coloca como pessoas certa para promover grandes saltos no desenvolvimento de Goiás. Como arquiteta e urbanista especialista em planejamento regional, vejo que precisamos realizar um projeto macro territorial, estabelecendo um eixo de desenvolvimento estruturante entre cidades, unindo Goiânia, cidade de Pedro Ludovico - que nasceu sob o signo ambiental e civilizatório, com muitos parques e detentora do título de cidade bem arborizada, mundialmente - à região do Entorno de Brasília, cuja madrinha é a Deputada Lêda Borges.

A RIDE é muito estratégica em sua localização, com as interfaces com o Distrito Federal. No Brasil, a Região do Cerrado se destaca do ponto de vista hidrológico e ambiental. Até a Hidrelétrica de Itaipu não existiria sem as nascentes do Cerrado. Embora a estação de águas encantadas esteja localizada no extremo nordeste do Distrito Federal, na região administrativa de Planaltina, não podemos confiná-la em um quadrilátero geométrico e rígido. Existe toda uma conexão com a RIDE. Precisamos proteger amplamente essa região que ajuda a formar tanto a Bacia Tocantins-Araguaia quanto a Bacia Platina. As águas correm. Precisamos preservar nossa caixa d'água. Temos na RIDE 34 cidades e municípios que abrigam grande parte da Chapada dos Veadeiros, precioso polo do Cerrado preservado. Estamos em um momento decisivo na história de Goiânia e região. No contexto do Brasil, que deve assumir liderança ambiental com a máxima urgência, existe, pois, uma... Neste País, de grande biodiversidade no planalto, podemos prestar serviços e gerar empregos e renda. Dentro deste contexto mundial, grandes decisões podem ser tomadas em região ao Brasil e sua região central. Atualmente, a RIDE, com 34 municípios e cidades, é realmente expressiva e muito promissora. Toda a biodiversidade do Brasil está sob o olhar do mundo, com a possibilidade de se tornar piloto de políticas ambientais, culturais e sociais. A localização estratégica de Goiânia e a região da RIDE, com interfaces com o Distrito Federal, com Brasília, com suas embaixadas, Poder Administrativo nas proximidades de Anápolis, com a Ferrovia Norte/ Sul, com o aeroporto de cargas, toda essa estratégia é fundamental. Com o grande potencial do Cerrado preservado, nascentes, cidades turísticas como Alto Paraiso, Cavalcante e São João D’Aliança, entre outras, podemos estabelecer o zoneamento territorial abrangente também na região sul do Estado, Parque das Emas e Serranópolis, numa extensão desse zoneamento.

Este grande salto poderá ser apresentado em um anteprojeto de lei da Deputada Lêda Borges, transformando regiões miseráveis, sem segurança e prosperidade, elegendo aqui uma plataforma de desenvolvimento sustentável, protegendo nossas fontes de água, berço das águas, implantando indústrias não poluentes, gerando emprego e renda para ter chegado o momento inadiável de um novo salto com a realização do sonho de Dom Bosco, ou seja, o momento certo e a pessoa predestinada, Lêda Borges.

Obrigada pela atenção.

A SRA PRESIDENTE: - Passo a palavra ao Mestre de Cerimônias para a leitura da mensagem do Excelentíssimo Governador do Estado de Goiás, Dr. José Eliton.

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS: - “Goiânia, 30 de novembro de 2018.

Excelentíssima Senhora Deputada Estadual Lêda Borges de Moura.

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

o cumprimenta-la cordialmente, sirvo-me dessa mensagem para enviar meu cordial abraço e congratulações pela realização dessa Sessão Solene em que o Legislativo Goiano acolhe a propositura de Vossa Excelência e presta essa justa homenagem a diversas Personalidades Goianas em reconhecimento a suas relevantes ações e competente trabalho realizado em prol do desenvolvimento do Estado de Goiás.

Envio minhas felicitações e meu abraço carinhoso a cada um dos homenageados nessa Sessão Solene e faço votos de que tenham todos uma vida plena em realizações pessoais e profissionais.