Página 6 do Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (AL-MG) de 9 de Janeiro de 2019

mineira - em busca das condições que possam permitir que Minas retome o seu caminho, levante novamente a sua voz e volte a ser um estado forte, atrativo de investimentos, gerador de emprego e renda, com a qualidade de vida necessária para que possamos resgatar a confiança e o orgulho inerentes aos mineiros.

Nestes próximos quatro anos, temos, todos nós, a oportunidade de quebrar paradigmas e formar uma aliança histórica; o compromisso de sair da crise e escrever um novo capítulo do nosso estado, com os nomes dos senhores e das senhoras como parceiros que ajudaram a construir, no presente, o futuro de Minas Gerais.

Propomos um modelo de gestão diferente para termos uma Minas mais eficiente. Uma gestão ética, responsável e, principalmente, que dará o exemplo. E a primeira e mais fundamental atitude a ser tomada é reduzir despesas, cortando na carne, pois é isso que os mineiros esperam de nós. E é para isto que estamos aqui: para fazer as mudanças que, com o voto livre e democrático, o mineiro escolheu como destino. A oportunidade de demonstrar que o seu voto não foi em vão está aberta e demanda por novas atitudes.

Como disse um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, o mineiro de Cordisburgo Guimarães Rosa, "a vida nos exige coragem". E é com essa coragem que enfrentaremos os desafios e iremos superar as dificuldades.

Com o apoio dos deputados e deputadas desta Casa, Minas sairá desta crise maior do que entrou. É a isso que o novo governo de Minas se propõe. E é esse "Pacto por Minas" que propomos, com deferência e respeito, às senhoras e senhores.

A oportunidade de construirmos esta nova história está colocada e clama por vossas lideranças. Para tanto, renovo o pedido de união, paz e diálogo. Com espírito público, fé e muito trabalho, faremos um governo eficiente e teremos uma Minas Gerais diferente.

Muito obrigado e feliz ano novo!

O locutor – Com a palavra, o Exmo. Sr. deputado Adalclever Lopes, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Palavras do Presidente

Exmos. Srs. Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema Neto; Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Eduardo Rocha Brant; Desembargador Nelson Missias de Morais, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; Antônio Sérgio Tonet, procurador-geral de justiça do Estado de Minas Gerais; Gério Patrocínio Soares, defensor público-geral do Estado de Minas Gerais; Paulo Lamac, prefeito de Belo Horizonte em exercício; General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, comandante da 4ª Região Militar do Exército; Vereadora Nely Aquino, presidente eleita da Câmara Municipal de Belo Horizonte; Conselheiro Cláudio Couto Terrão, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; Deputado Arlen Santiago, secretário da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

A posse de Romeu Zema e de seu vice, Paulo Brant, prenuncia um momento de intensa renovação, expressa pela vontade dos eleitores e da população de Minas Gerais num esforço para superar uma grave crise presente não só no Estado, mas em todo o nosso país.

Este Parlamento, também em parte renovado, está pronto para continuar exercendo as suas responsabilidades, atuando como interlocutor permanente da sociedade. Pode ter certeza, governador, que aqui V. Exa. vai encontrar uma Assembleia Legislativa parceira e sempre construtiva.

Aqui convivem histórica e democraticamente membros dos mais diversos partidos, expressando as mais variadas posições ideológicas escolhidas pelo voto popular em Minas Gerais. Nos próximos anos tornam-se necessários o entendimento e o compromisso de todos pela realização da vontade do povo mineiro, expressa no resgate de um sonho que reafirma nossos melhores valores.