Página 266 da EXTRA do Supremo Tribunal Federal (STF) de 24 de Junho de 2019

Supremo Tribunal Federal
há 5 anos

1. Agravo nos autos principais contra inadmissão de recurso extraordinário interposto com base na al. a do inc. III do art. 102 da Constituição da República contra o seguinte julgado do Tribunal Regional da Quarta Região:

“PREVIDENCIÁRIO. REVISÃO DE BENEFÍCIO. ACORDO JUDICIAL ANTERIOR. COISA JULGADA. 1. Havendo acordo homologado judicialmente, em processo que tramitou em Juizado Especial Federal, é de se reconhecer a existência de coisa julgada com relação ao valor do benefício, restando interditada a sua revisão. 2. O procedimento correto é o ajuizamento de ação anulatória de sentença já que inexistente, no âmbito do Juizado Especial, a figura da ação rescisória ” (fl. 184, vol. 2).

2. No recurso extraordinário, alega-se ter o Tribunal de origem contrariado os incs. II, III e IV do art. 1º; os incs. I, II, III e IV do art. 3º; os incs. LIV e LV do art. 5º; o art. 6º; o inc. IX do art. 93 ; e o caput do art. 201 da Constituição da República ao argumento de que, “respeitado o prazo decadencial, o direito de revisão do benefício previdenciário é um direito fundamental bastando o segurado apresentar novos elementos” (fl. 40, vol. 3).

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar