Página 6 do Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (AL-MG) de 5 de Setembro de 2019

nº 932/2019; aprovação na forma do Substitutivo nº 1 – Requerimentos nºs 993, 1.175 e 1.542/2019; aprovação – Requerimento nº 1.586/2019; aprovação na forma do Substitutivo nº 1 – Questões de Ordem – Encerramento – Ordem do Dia.

Comparecimento

– Comparecem os deputados e as deputadas:

Agostinho Patrus – Antonio Carlos Arantes – Cristiano Silveira – Alencar da Silveira Jr. – Tadeu Martins Leite – Carlos Henrique – Arlen Santiago – André Quintão – Andréia de Jesus – Bartô – Beatriz Cerqueira – Betão – Betinho Pinto Coelho – Bosco – Braulio Braz – Bruno Engler – Carlos Pimenta – Cássio Soares – Celinho Sintrocel – Celise Laviola – Charles Santos – Cleitinho Azevedo – Coronel Henrique – Coronel Sandro – Dalmo Ribeiro Silva – Delegada Sheila – Delegado Heli Grilo – Doorgal Andrada – Douglas Melo – Doutor Paulo – Doutor Wilson Batista – Duarte Bechir – Elismar Prado – Fábio Avelar de Oliveira – Fernando Pacheco – Glaycon Franco – Guilherme da Cunha – Gustavo Mitre – Gustavo Santana – Gustavo Valadares – Hely Tarqüínio – Inácio Franco – Ione Pinheiro – João Leite – João Magalhães – João Vítor Xavier – Laura Serrano – Léo Portela – Leonídio Bouças – Luiz Humberto Carneiro – Marília Campos – Marquinho Lemos – Neilando Pimenta – Noraldino Júnior – Osvaldo Lopes – Professor Irineu – Professor Wendel Mesquita – Raul Belém – Repórter Rafael Martins – Roberto Andrade – Sargento Rodrigues – Sávio Souza Cruz – Tito Torres – Ulysses Gomes – Virgílio Guimarães – Zé Guilherme – Zé Reis.

Abertura

O presidente (deputado Antonio Carlos Arantes) – Às 14h2min, a lista de comparecimento registra a existência de número regimental. Declaro aberta a reunião. Sob a proteção de Deus e em nome do povo mineiro, iniciamos os nossos trabalhos. Com a palavra, o 2º-secretário, para proceder à leitura da ata da reunião anterior.

1ª Parte

1ª Fase (Expediente)

Ata

– O deputado Arlen Santiago, 3º-secretário, nas funções de 2º-secretário, procede à leitura da ata da reunião anterior.

O presidente – Em discussão, a ata. Com a palavra, para discutir, o deputado Alencar da Silveira Jr.

O deputado Alencar da Silveira Jr. – Sr. Presidente, acompanhamos a leitura do deputado Arlen Santiago e, como tivemos um acontecimento ontem, pensava se não poderia comentá-lo nessa ata aí, apesar de ser uma sessão. Mas gostaria, Sr. Presidente, de lembrar que tivemos aqui a presença ontem do governador Zema. O governador, ontem, esteve aqui. É noticiado, em todos os jornais, quando a Assembleia dá um passo adiante e acerta uma situação que estava pendente há mais tempo. O governador teve a coragem de falar que está atrasada a Assembleia. Acho que, quando um governador fala que a Assembleia está atrasada, ele é que tem de lembrar que todas as ideias que há neste governo agora e o que está sendo feito, conseguido e conquistado por este governo na geração de emprego, por este governo na geração de renda, vem sendo feito pela Assembleia de Minas, desde o ano passado. O governador hoje é um caroneiro, um homem que vai para a rede social, divulga as coisas e não faz. Agora quero saber, se nos próximos dias, será sancionado o projeto que faz o repasse direto às prefeituras; e se ele vai conseguir colocar a folha em dia, que foi a promessa. Por quê? Porque tudo o que prometeu, até então, nada! Ontem ele chegou a esta Casa e falou da maneira como colocou! Acho que o governador, primeiro, tem de vir aqui mais, conhecer mais o trabalho desta Casa, conhecer mais o trabalho do Legislativo e lembrar que a Assembleia de Minas é a melhor do Brasil, com o melhor corpo técnico de funcionários desta Federação. São assembleias, da maneira como ele colocou, de atraso, que buscam, na Assembleia de Minas, toda a experiência que tem a Assembleia de Minas. São assembleias que vêm aqui buscar. A Assembleia de Minas saiu na frente de várias outras deste país, com leis importantes e com leis que mudaram os costumes da população mineira, e deu exemplo para a população brasileira. A Assembleia de Minas, na fala do governador, ontem, foi atacada. Mas tenho certeza de que só mesmo quem não conhece o que é Minas Gerais, quem não conhece o