Página IV da Cidade do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 20 de Maio de 2011

Prefeito: GILBERTO KASSAB


D.O.C. São Paulo, 56 (93), sexta-feira, 20 de maio de 20
Prefeito: GILBER 

11
TO KASSAB 

Secretaria mostra peça contra

exploração sexual de crianças no CCSP

Texto: Rose Balduino

roseclaireb@prefeitura.sp.gov.br

a última quarta-feira, 18, Dia Nacional de Com-Nbate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, cerca de 800 crianças e adolescentes assistidos pela rede socioeducativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads) prestigiaram o espetáculo Vim Ver Maria, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), sala Adoniran Barbosa.

Com uma linguagem simples e educativa, a história revela os problemas enfrentados por uma menina assediada sexualmente pelo tio, seus temores, suas dúvidas e como consegue resolver a situação com a ajuda do irmão mais novo. Esta ação, promovida pela Smads e pela Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, faz parte das atividades da Campanha Nacional 2011.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social afirma que uma criança não pode resolver tudo sozinha. “A criança deve pedir ajuda a alguém em quem ela confia muito. Esta peça de teatro é infantil, mas trata o tema com muita seriedade”.

Segundo dados do Disque 100, em 2010 foram registrados 12.487 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Este ano, apenas no primeiro trimestre, foram registrados 4.205 casos e 78% das vítimas são do sexo feminino.

Na Smads, por meio da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o atendimento é realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social e pela rede de serviços de proteção à criança e ao adolescente vítima de violência.

Para Marcelo Piraju, do Grupo Soarte, idealizador da peça Vim Ver Maria, este assunto é um tabu para

Mercado de Pinheiros recebe serviços de

superlimpeza neste domingo

Texto: Luciane Buk

lbuk@prefeitura.sp.gov.br

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio de sua Supervisão Geral de Abastecimento, realiza no domingo, dia 22, uma superlimpeza no Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, mais conhecido como Mercado de Pinheiros. A ação é realizada em parceria com os permissionários do mercado e é complementar à limpeza rotineira e diária que é feita no local. O trabalho será executado no domingo para não interferir no horário de funcionamento do mercado.

Além da higienização diária e desta grande limpeza, os mercados municipais de São Paulo passam regularmente por uma inspeção sanitária.

“A Prefeitura padronizou a qualidade dos produtos e serviços de todos os mercados municipais. Os permissionários devem atender a restritos padrões de qualidade, higiene e serviços. A superlimpeza é parte do compromisso dos mercados com o consumidor”, afirma o supervisor de abastecimento da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, José Roberto Graziano.

O mercado fica na rua Pedro Cristi, 89, em Pinheiros, e funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.

as crianças. “Procuramos montar um espetáculo infantil que conseguisse transmitir esta mensagem. Realizamos pesquisas dos relatos de assistentes sociais e psicólogos para saber qual é o universo da criança, o que ela pensa, quais seus medos e principalmente como o adulto age, qual a conversa que ele utiliza para assediar a criança”.

— SOBRE O 18 DE MAIO —

A data foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em virtude de um crime bárbaro ocorrido em Vitória (ES). No dia 18 de maio de 1973, Aracelli Cabrera Sanches Crespo, de nove anos, foi violentamente assassinada, seu corpo foi encontrado após seis dias, completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os responsáveis pelo crime nunca foram responsabilizados, por se tratar de filhos de pessoas influentes da cidade. Essa data foi definida a partir da Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. (Colaborou Dirceu Gutierri)

— O MERCADO —

O Mercado Municipal de Pinheiros possui 38 boxes, divididos entre os mais diversos ramos de atividade, como quitanda, avícola, peixaria, empório, mercearia, floricultura, lanchonete, doçaria, frios e laticínios, rotisseria, açougue, tabacaria e caixas eletrônicos.

Inaugurado em agosto de 1910, na época o mercado funcionava onde hoje é a avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo do Largo da Batata. Em março de 1971, o mercado foi reinaugurado no atual endereço. O prédio

2

tem dois andares para poder abrigar os 4.000 m de área de vendas.

Operação

Cata-Bagulho

C CON ONFIRA FIRA OS OS LOCAIS LOCAIS E E OS OS HORÁRIOS HORÁRIOS DE DE A AMAN MANHÃ HÃ

• Butantã: das 9h às 15h

Onde: Ruas Camélia Valim Fagundes, Fernando Portugal, Laudelino de Abreu.

• Campo Limpo: das 9h às 13h

Onde: Ruas Francisco de Abreu, Linhares de Lacerda, Vozes da África, João Joaquim Bohn.

• Cidade Ademar: das 7h às 11h

Onde: Ruas Alvares Fagundes, Giovanni Mario, Rio Grande do Sul.

• Cidade Tiradentes: das 8h às 13h

Onde: Ruas Antonio Araújo, Dom Luís de Caldas, José Amato, Orestes Venturini, Paulo Biocati.

• Guaianases: das 8h às 11h

Onde: Ruas Dr. Rodrigues de Almeida, Pedro Batista, Dr. Meira Pena, Ervateiros, Tupinambaranas.

• Itaim Paulista: das 7h às 14h

Onde: Avenida Córrego Três Pontes, ruas Valdomiro Gonzaga da Silva, João Batista de Godoy, Carmine Moneti. • Itaquera: das 8h às 11h

Onde: Ruas Esteves Ferreira, Santa Edite, Pilar do Sul, Frei Francisco, Caetano Duarte, Ana Maria Sirani, Giácomo Quirino, São João Marcos, Pablo Salinas, avenidas Nossa Senhora de Guadalupe, Profº. Osvaldo de Oliveira.

• Jabaquara: das 7h às 10h

Onde: Americanópolis

• Jaçanã/Tremembé: das 8h às 15h

Onde: Vila Nova Galvão, Vila Nilo, Jova Rural e Chácara São João.

• Lapa: das 10h às 17h

Onde: Ruas Heitor Penteado, Aurélia, Coriolano, Venâncio Aires, Carlos Vicari, Turiaçu, Doutor Homem de Mello, Apinagés.

• M’Boi Mirim: das 7h às 12h

Onde: Ruas Manuel Bordalo Pinheiro, América Latina, Deocleciano de Oliveira Filho, Baltazar Gomes de Azevedo, avenida Cândido José Xavier.

• Pinheiros: das 7h às 15h

Onde: Perímetro formado pela ruas Cristóvão Burgos, Heitor de Andrade, avenidas Arquiteto Jaime Fonseca Rodrigues, Manoel Francisco Chaves, das Nações Unidas, Queiroz Filho.

• Pirituba: das 8h às 16h

Onde: Avenidas Alta Mantiqueira, Santa Mônica, ruas Irmã Maria Amélia, Rodrigues Sirigueiro, Álvares Vasconcelos.

• Santana: das 7h às 13h

Onde: Ruas Cônego Manuel Vaz, Mariquinha Viana, praça Rubens Fiorani, Abílio Sampaio, avenidas Eng. Caetano Álvares, Água Fria, Gustavo Adolfo.

• Santo Amaro: das 8h às 15h

Onde: Rua Visconde de Porto Seguro, avenidas Jornalista Roberto Marinho, Santo Amaro, Prof. Rubens Gomes de Souza.

• São Mateus: das 7h às 11h

Onde: Travessas Terra Tombada, Sonho por Sonho, Padre de Manaca, Tango de Gardel, Nuvem Passageira, Tantos Caminhos, Nega Manhosa e demais travessas.

• São Miguel: das 7h às 16h

Onde: Parque Paulistano e na Vila Mara.

• Sé: das 7h às 12h

Onde: Perímetro interno formado pelas avenidas Paulista, Bernardino de Campos, 23 de Maio, viaduto Jaceguai, ligação Leste-Oeste, rua Avanhandava, do Paraíso.

• Vila Maria: das 7h às 10h

Onde: no Jardim Andaraí.

• Vila Mariana: das 7h às 11h

Onde: Rua Coronel Diogo, rua Francisco Cruz, avenidas Ricardo Jafet, Prof. Fabio Prado, Lins de Vasconcelos.

• Vila Prudente: das 9h às 14h

Onde: Na região da avenida Sapopemba.