Página 2 do Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (AL-MG) de 23 de Maio de 2020

Por que esse conteúdo está aqui?
O Jusbrasil não cria, edita ou altera o conteúdo exibido. Replicamos somente informações que foram veiculadas pelos órgãos oficiais.Toda informação aqui divulgada é pública e pode ser encontrada, também, nos sites que publicam originalmente esses diários.

Destinação da Reunião

O presidente – Destina-se esta reunião a debater a estrutura da rede de atendimento hospitalar no Estado para o enfrentamento ao Covid-19, bem como a testagem da população para o novo coronavírus.

Composição da Mesa

O presidente – Convidamos a tomar assento à Mesa os Exmos. Srs. Fábio Baccheretti Vitor, presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Fhemig; e deputado Carlos Pimenta, presidente da Comissão de Saúde, aos quais agradecemos de maneira especial a disponibilidade em se deslocarem até esta Casa. Compõem a Mesa, por via remota, a Exma. Sra. Kátia Regina de Oliveira Rocha, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – Federassantas; e o Exmo. Sr. Maurício Abreu Santos, presidente da Fundação Ezequiel Dias – Funed.

Registramos também a presença, por via remota, dos deputados Alencar da Silveira Jr., André Quintão, da deputada Andréia de Jesus, dos deputados Antônio Carlos Arantes, Betão, Betinho Pinto Coelho, Carlos Pimenta, que já está aqui conosco, Celinho Sintrocel, Charles Santos, Coronel Henrique, da deputada Delegada Sheila, dos deputados Doutor Jean Freire, Doutor Paulo, Doutor Wilson Batista, Elismar Prado, Fábio Avelar de Oliveira, Fernando Pacheco, Gil Pereira, Gustavo Santana, Hely Tarqüínio, Ione Pinheiro, João Magalhães, João Vítor Xavier, das deputadas Leninha e Marília Campos, dos deputados Neilando Pimenta, Professor Cleiton, Sargento Rodrigues, Sávio Souza Cruz, Tadeu Martins Leite, Ulysses Gomes, Virgílio Guimarães, Zé Guilherme e Zé Reis.

Esclarecimentos sobre a Dinâmica dos Trabalhos

O presidente – Tendo em vista a organização dos trabalhos, a presidência informa aos parlamentares e aos convidados que os atos desta reunião obedecerão ao seguinte ordenamento: o presidente da Fhemig, Sr. Fábio Vitor, disporá de 10 minutos para sua exposição; em seguida, o Sr. Maurício Abreu Santos, presidente da Funed, terá também 10 minutos para expor suas considerações sobre o tema; logo após, passaremos a palavra à Sra. Kátia Regina de Oliveira Rocha, presidente da Federassantas, que também terá a palavra por 10 minutos.

Após as exposições dos convidados, cada membro da Comissão de Saúde disporá de 5 minutos para fazer questionamentos, na seguinte ordem: primeiramente, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Pimenta; logo após, o vice-presidente, deputado Doutor Wilson Batista; e na sequência, os membros efetivos da comissão, deputados Hely Tarqüínio, Doutor Jean Freire e Doutor Paulo.

Quando questionados, os convidados disporão de 5 minutos para a respectiva resposta.

Portanto, com a palavra, para a sua exposição, o presidente da Fhemig, Sr. Fábio Vitor, pelo prazo de até 10 minutos.

Palavras do Sr. Fábio Baccheretti Vitor

Boa tarde a todos. Primeiramente agradeço a oportunidade de trazer para a Assembleia todo o planejamento que a Fhemig vem fazendo desde janeiro e fevereiro, quando a expectativa da pandemia era real. Até aquele momento era apenas uma epidemia de algumas regiões. Vimos, então, planejando desde janeiro.

Então, agradeço esta oportunidade, em especial ao Dr. Carlos Pimenta, da Comissão de Saúde, e ao presidente.

É uma apresentação rápida.

Com relação à distribuição dos hospitais da Fhemig, a maior parte fica em Belo Horizonte, onde temos um hospital em especial, que é o Hospital Eduardo de Menezes, referência em doenças infectocontagiosas. Desde a década de 1980, ele enfrenta todas as epidemias que vivenciamos, entre elas a de H1N1 em 2009; a epidemia de febre amarela que houve recentemente; epidemia de qualquer doença que aparece de forma esporádica; de tempos em tempos aparece, e não foi diferente agora com o coronavírus.