Página 3 da D.O. Notícias do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ) de 19 de Maio de 2010

Roquette-Pinto apresenta show de Paulinho da Mocidade

Virgínia Cavalcante

• Ao som de batuques e letras de famosos sambas-enredo, a plateia da Rádio Roquette-Pinto cantou e dançou embalada pela voz inconfundível do intéprete Paulinho da Mocidade. A gravação do programa Agora no Ar, realizada ontem, teve duração de uma hora e será veiculda amanhã, às 15h. O auditório da 94,1 FM fica no centro do Rio.

Paulinho da Mocidade é o nome artístico de Paulo Costa Alves. Aos 49 anos de idade, o sambista, nascido e criado em Bangu, possui 40 músicas de sua autoria. Desde a infância, já frequentava a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Aos 19 anos, o cantor ingressou na ala de compositores da escola da Zona Oeste e se tornou, na ocasião, o compositor mais jovem da agremiação. Era ele quem cantava as obras que escrevia nos concursos de sambaenredo na quadra da verdeebranco de Padre Miguel.

– A Roquette-Pinto é uma marca registrada no que diz respeito à radiofonia deste país. Aqui trabalham excelentes profissionais que dão um perfil de qualidade à rádio. É uma honra poder participar deste programa. Todos daqui estão de parabéns por executar este trabalho tão bem feito. Sinto-me no meio do “Butantã” – brincou.

O sambista também é conhecido pelo famoso grito de guerra: “chegou a hora!”. O intérprete tem 40 músicas gravadas por nomes como Emílio Santiago, Dona Ivone Lara, Wilson das Neves, Dorina, entre outros. Ele foi vencedor de quatro sambas-enredo nos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amapá. Pela Mocidade, emplacou os seguintes sambas: Elis, um Trem de Emoções, Como Era Verde meu Xingu e Sonhar Não Custa Nada.

O intérprete recebeu as medalhas Tiradentes e Pedro Ernesto por sua contribuição à cultura musical do Brasil. O sambista também ganhou títulos durante a sua longa carreira: 1990 e 1991, pela Mocidade Independente de Padre Miguel, e 2000 e 2001, pela Imperatriz Leopoldinense.

Estudantes de Miracema investem em astronomia

Marcelle Colbert

• Estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Deodato Linhares, em Miracema, na Região Noroeste Fluminense, transformaram a unidade em

um grande laboratório de astronomia. Depois de

aprender Matemática, Português e outras disciplinas

comuns a todas as grades curriculares da rede estadual

de ensino, os jovens se reúnem para viajar pelo universo através de livros e sites sobre a ciência dos astros. A

missão? Conhecer um dos mais importantes centros de

lançamento de veículos espaciais do mundo: o John

Kennedy, da Agência Espacial Americana (Nasa), na Flórida, nos Estados Unidos.

Para cumprir a tarefa e dominar a ciência de Galileu Galilei, Sabrina, Rodolfo, Weverton, Lucília, Douglas,

Wanessa, Fabiana, Douglas Rangel, Yasmin, Juan Carlos e Juliano, 11 dos 40 aprovados para a última etapa

da Olimpíada de Astronomia da Secretaria de Educação,

recebem o apoio da direção de sua escola. O laboratório

de informática e a biblioteca da unidade ficam de portas

abertas para que os jovens possam desvendar as “leis

das estrelas”. Os estudantes já estão preparados para a

grande final do jogo de perguntas e respostas, baseado

nos livros da série especial publicados pelo Jornal O Dia

no ano passado.

– Os alunos aderiram muito bem à iniciativa. Estamos incentivando os finalistas, organizando horários de

estudos. Os jovens estão utilizando ainda os seis cadernos do projeto Especial Astronomia, que O Dia desenvolveu para seus leitores, em comemoração aos 40 anos

da chegada do homem à lua. O colégio e os alunos estão

muito empolgados. A expectativa é de que um dos representantes de Miracema ganhe o prêmio principal. A coordenadoria pedagógica da escola é muito preocupada com a participação dos adolescentes em ações da secretaria – contou o diretor-adjunto do Colégio Deodato Linhares, Ilmar Braz.

Depois de passar pelas duas primeiras fases da ação, realizadas no Portal Conexão Aluno, os finalistas disputarão nesta quinta e sexta-feira, no Planetário da Gávea, na Zona Sul do Rio, uma viagem aos Estados Unidos, com acompanhante, para conhecer, além do Centro Espacial John Kennedy, na Flórida, o Museu Nacional Aeroespacial, em Washington. A Olimpíada de Astronomia, desenvolvida em parceria com a Fundação Planetário e o Consulado dos Estados Unidos, também distribuirá telescópios para os outros quatro primeiros vencedores.

– A olimpíada é mais uma iniciativa que vem de encontro a uma das metas do Governo do Estado, que é incluir a tecnologia de informação na área pedagógica. Centenas de alunos se inscreveram para participar da Olimpíada de Astronomia. As duas primeiras fases aconteciam através da internet. Agora, os 40 participantes terão que mostrar que aprenderam sobre o assunto em uma aula especial que acontecerá no planetário - explicou a subsecretária de Comunicação e Projetos da Secretaria de Educação, Delânia Cavalcanti.

Os estudantes de Miracema também serão premiados com medalhas pelo Colégio Estadual Deodato Linhares. A lista com os 40 finalistas pode ser conferida no site www.conexaoaluno.rj.gov.br.

Empresas de Nova Friburgo

vão aprender a exportar

• As pequenas empresas de Nova Friburgo terão a oportunidade de aprender como colocar seus produtos no mercado internacional. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, promoverá um curso gratuito de comércio exterior, hoje e amanhã, na sede do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região (SindVest).

Este é o segundo curso promovido na Região Serrana pelo Programa Rio Expoint, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Ministério, para oferecer atendimento técnico e consultivo especializado em comércio exterior, incluindo capacitação de mão de obra e adequação tecnológica, entre outras ações. Em abril, foi a vez das empresas de Petrópolis. São parceiros na iniciativa Banco do Brasil, Correios, Sebrae-RJ, Firjan, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Tecnologia, Secretaria da Casa Civil e as universidades Estácio de Sá, PUC-Rio e UCP.

O curso oferece um panorama do comércio exterior e orienta sobre cultura exportadora, plano de internacionalização, planejamento da exportação, procedimentos operacionais e associativismo. Temas como incentivos fiscais, regimes aduaneiros, regime fiscal e financiamentos para quem quer exportar são alguns dos tópicos abordados nas aulas, ministradas por um analista de comércio exterior do Ministério e especialistas do Banco do Brasil e dos Correios.

Exija o cupom fiscal.

A nova mania do Rio

que dá prêmios.

A cada compra que você fizer, peça o cupom fiscal

e concorra a uma TV no dia da adesão, a um celular por dia, a um carro por semana, a 2 prêmios de R$ 100 mil por mês

e a R$ 1 milhão por semestre.

Confira o regulamento:

www.cupommania.rj.gov.br

Seja legal.

Peça o cupom fiscal.

Identifique os dados que serão

enviados no exemplo abaixo:

CNPJ Nº do

cupom (COO)

Data do

cupom

Valor da compra

Nº do ECF