Página 5 do Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (AL-MG) de 29 de Abril de 2014

Palavras do Presidente

Cumprimento o amigo Ricardo Zema, presidente do Grupo Zema de Araxá. Que história bonita! Cumprimento também sua esposa, Maria Lúcia Santos Zema; sua filha, Luciana Zema; e seu neto, Giácomo Zema. Cumprimento, ainda, o presidente da Federaminas, Emílio Parolini; e o deputado Bosco, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem.

Deputado Bosco, vou falar um pouquinho sobre o seu trabalho, sua competência e sua importância para Araxá e para o Triângulo Mineiro. O Bosco é uma pessoa humilde, simples. Chegou a esta Casa e já foi logo assumindo a presidência da Comissão de Educação em razão de seu vasto conhecimento. É um dos deputados brilhantes que a Assembleia Legislativa tem. Temos um orgulho muito grande, Bosco, de contar com sua presença, com seu dinamismo e com sua efetiva participação.

O deputado Dinis Pinheiro, que é o nosso presidente, pediu desculpas pela ausência. Hoje ele se encontra em uma solenidade em São Lourenço. Amanhã, estará em viagem com o presidente do Tribunal de Justiça, cumprindo uma agenda muito pesada. Ele fez referência ao deputado Bosco e destacou a sua importância para a Assembleia.

A política hoje discute o voto distrital, o fato de cada região poder ter seu representante. Penso que Araxá se orgulha muito de ter um deputado como o Bosco, que representa o município e o Triângulo Mineiro. É um deputado muito atuante, envolvido na busca de soluções para o nosso estado, dando sempre uma contribuição efetiva.

Deputado Bosco, receba aqui os nossos elogios, os nossos parabéns pela sua participação e pela iniciativa de homenagear um grupo tão importante como o Grupo Zema, aqui representado pelo seu presidente, que nos dá um exemplo de vida, mostrando-nos que é possível vencer trabalhando com honestidade e competência. Ficamos emocionados ao ouvir as palavras do Sr. Ricardo, que servem para muitos que estão iniciando em seus empreendimentos. Minas Gerais orgulha-se muito do que o senhor fez por Araxá e por Minas Gerais, levando o nome Zema pelo Brasil afora.

Quero cumprimentar também o brilhante deputado Braulio Braz, um grande empresário. Quem o vê, pela sua simplicidade, não sabe o que a sua família representa para o Estado, ele que também é um empresário que merece todo o nosso reconhecimento pelo que faz por Minas Gerais e como secretário de Estado de Esportes, demonstrando a sua competência. Agradeço também ao Conjunto de Câmara da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, que sempre abrilhanta as nossas solenidades, conduzido pelo seu regente, nosso amigo Ten. Marco Aurélio Araújo Lacerda.

Passo a ler agora o pronunciamento do presidente desta Casa, deputado Dinis Pinheiro. (– Lê:)

“Há 90 anos, no chão de Minas, mais precisamente em Araxá, cujo nome indígena evoca o lugar onde primeiro se avista o sol, nascia uma grande aventura empresarial. Era uma aventura aparentemente pequena no início, mas que, graças à capacidade de trabalho e à firmeza de objetivos de seus dirigentes, resultou na formação de um de nossos mais sólidos grupos comerciais. Com atuação nacional, presente em cidades de oito estados e atuando com uma diversidade de produtos e serviços, o Grupo Zema dedica se a negócios que incluem veículos automotores, combustíveis, móveis, eletroeletrônicos e vestuário.

A pioneira Casa Sport, em Araxá, já era voltada para acessórios, lubrificantes e combustível, quando foi inaugurada por Domingos Zema, italiano da Calábria, que veio, aos 9 anos, viver com os pais no penoso trabalho das fazendas cafeeiras de Ribeirão Preto. Para se curar da malária, já estando casado com Catharina, mudou-se para se tratar com as águas medicinais de Araxá, onde começou a trabalhar como motorista a serviço dos turistas que afluíam à estação terminal do barreiro. Dessa experiência pessoal, nasceu sua visão de negócios, que se mostraria acurada e abrangente. Era como se o nome da cidade o inspirasse e, dali, ele avistasse a forte luz de uma estrela que acompanharia seus passos e os de seus descendentes.

Nessas nove décadas, com os préstimos dos filhos Romeu e Oswaldo, mais tarde substituídos pelo empenho do neto Ricardo, o grupo fundado pelo patriarca se manteve fiel à atividade pioneira, mas foi crescendo e ampliando o leque de produtos, conforme as necessidades da clientela.

O Grupo Zema é uma das 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, posto que mantém há uma década. É também reconhecido por valorizar os direitos das crianças, exercer a cidadania corporativa, valorizar a mulher e respeitar o meio ambiente. Em mais uma década, estaremos merecidamente festejando um grande marco: o centenário da Zema. Temos, portanto, a plena convicção de que novas e maiores conquistas se efetivarão, para que toda Minas Gerais continue se orgulhando dessa grande contribuição de Araxá ao crescimento do Brasil, gerando renda e trabalho, através de uma relação de profundo respeito com seus funcionários e seus clientes.

O sol continuará brilhando intensamente sobre Araxá e, claro, sendo visto primeiro pelos que, como faz o Grupo Zema, sabem olhar para a frente sem se esquecer do chão onde pisam, na companhia dos que participam da mesma jornada. Que seja continuado o caminho reto rumo ao sucesso e às grandes transformações do País e do mundo!”

Agradeço em meu nome, em nome desta Casa e, acima de tudo, em nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, um jovem que assumiu esta Casa e, com muita competência, vem se dedicando e trazendo para Minas Gerais um exemplo, Dr. Ricardo Zema, de administração. Assim como muitos têm aprendido com o senhor, temos aprendido com o Dinis Pinheiro uma maneira nova e inteligente de colocar a Assembleia Legislativa à disposição do povo mineiro, sempre escutando as ideias, as sugestões e, acima de tudo, as críticas ao Parlamento mineiro. Por isso, a Assembleia Legislativa, por meio do nosso presidente Dinis Pinheiro, contando com o apoio dos pares desta Casa, vem recebendo prêmios e o reconhecimento como uma das melhores do nosso país.

Recebam, em nosso nome e em nome do povo mineiro, esta homenagem, que é simples e que partiu de um araxaense, o deputado Bosco, que tem história nesta Casa. Tenho certeza, deputado Bosco, de que, assim como o Grupo Zema, V. Exa. continuará representando Araxá, o Triângulo Mineiro, enfim, Minas Gerais, galgando, sem dúvida alguma, novos e importantes degraus em sua vida e carreira política. Desejamos que você possa não apenas, daqui a 10 anos, participar novamente da comemoração do centenário do Grupo Zema, mas também trazer para esta Casa o reconhecimento de importantes grupos, empresas e federações que vêm fazendo com que Minas Gerais seja um estado altamente reconhecido, mesmo diante das dificuldades geradas pelas crises econômicas mundiais.