Busca sem resultado
Teoria Geral do Estado e Ciência Política

Teoria Geral do Estado e Ciência Política

2. Teorias Sobre a Origem da Sociedade Humana

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

2.1. Conceito de sociedade

Ao buscar um conceito para o termo sociedade, é possível, intuitivamente, imaginar seu significado. Quando se pensa em sócios, imediatamente se imagina duas ou mais pessoas que se unem a fim de obter um determinado fim. Em uma empresa, por exemplo, o fim pode ser o lucro. Ampliando esse conceito, é possível imaginar uma grande sociedade na qual vários homens agrupados convencionem uma organização a fim de obter algo.

Talcott Parsons define sociedade como a palavra mais genérica para explicar “todo o complexo de relações do homem com seus semelhantes”. 1 Para ele, a sociedade não se configura como um aglomerado de indivíduos, ou de grupos de indivíduos, mas sim como relações humanas.

Sanchez Agesta afirma que não há sociedade, “termo abstrato e impreciso, mas sociedades, uma pluralidade de grupos da mais diversa espécie e coesão”. Charles Maurras acredita que vivemos em uma sociedade de sociedades e não sociedades de indivíduos. 2

Desde a Antiguidade, o conceito de sociedade já é tratado. O grande tratadista Aristóteles assinalava em sua Política que o homem é o politikon zoon (anima…

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
30 de Maio de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/2-teorias-sobre-a-origem-da-sociedade-humana-parte-i-teoria-geral-do-estado-teoria-geral-do-estado-e-ciencia-politica/1590439283