Busca sem resultado
O Fim dos Advogados?

O Fim dos Advogados?

3.2. O Ensino do Direito na Era da Advocacia 4.0

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Viviane Nóbrega Maldonado

1.Introdução

É consenso em praticamente todas as democracias ocidentais que o ensino clássico do Direito nas Universidades já não mais atende as necessidades da sociedade, pelo que prescinde de uma profunda transformação.

Tradicionalmente, o aprendizado do Direito em todo o mundo sempre esteve atrelado ao exclusivo conhecimento das normas positivadas, bem como aos meios de sua aplicação prática dentro do ambiente dos Tribunais para o fim de alcançar-se resultado satisfatório em uma determinada ação judicial.

Em outras palavras, quase que a totalidade da matéria curricular sempre se manteve circunscrita ao aprendizado da lei e das melhores técnicas de caráter processual e de oratória argumentativa para a obtenção de vitória em litígios. Por séculos, considerou-se como bom advogado unicamente aquele profissional capaz de conhecer a legislação material de forma profunda, de modo a, com a expertise da técnica processual, obter ganho de causa para seu cliente. Essa métrica e esse modelo foram os elementos que moldaram e imprimiram prestígio e fortunas a advogados em todo o mundo.

É evidente que, em parte, tal padrão perdura até os dias presentes e, de certa forma, nunca deixará de existir. No entanto, é de se reconhecer que surgem novas demandas sob o aspecto das expectativas das pessoas no que se refere à solução de seus conflitos.

Em certo sentido e considerando-se os novos modelos de relacionamentos humanos, notadamente entre clientes e fornecedores, e, bem ainda, a migração dos negócios para modelos digitais em grande parte das atividades, a sociedade parece não mais se satisfazer com aquela abordagem clássica.

Em regra, a contratação naqueles moldes pressupõe grande dispêndio de tempo e de recursos e, ademais, aponta para a existência de significativos riscos quanto ao resultado almejado. Ou seja, para além da alocação de tais relevantes recursos, não existe a mínima garantia de obtenção de sucesso em uma determinada demanda, o que se dá por algumas razões de …

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/32-o-ensino-do-direito-na-era-da-advocacia-40-parte-3-transformacao-da-educacao-juridica-o-fim-dos-advogados/1353727215