Busca sem resultado
Compreender Direito: Nas Brechas da Lei

Compreender Direito: Nas Brechas da Lei

8. Vanguarda do atraso: não passa no exame da OAB e vira “advogado pigmeu”

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

8 VANGUARDA DO ATRASO: NÃO PASSA NO EXAME DA OAB E VIRA “ADVOGADO PIGMEU”

A FIFA, a falta de gols e o tamanho das goleiras

um tempo atrás, a FIFA, preocupada com a falta de gols no futebol, propôs o aumento do tamanho das goleiras e a extinção das barreiras na cobrança de faltas. Genial, não? À época, este escriba fez um projeto B e remeteu para a FIFA: uma resolução com um artigo apenas, vazado nos seguintes termos: “art. 1.º Os goleiros poderão ter, no máximo, 60 centímetros de altura”. Na justificativa, explicitei que, além de resolver o problema dos jogadores pernas de pau que não fazem os gols que a FIFA quer, ainda abriríamos um vasto campo de trabalho para os pigmeus. Bingo.

Pois quando li o projeto do senador Marcelo Crivella pretendendo “regulamentar” a atividade dos bacharéis-que-não-conseguem-passar-no-exame-de-Ordem, lembrei do “Projeto FIFA”. Em vez de o Senador (e o Parlamento) se preocupar em enfrentar o problema dos concursos públicos e do exame da OAB em terrae brasilis, prefere apresentar o “plano-simplesefácil”: aumentar o tamanho das goleiras e/ou proibir as barreiras (da e na OAB F.C), isto é, que não conseguem passar na prova, enfrente-se o problema pelo outro lado, facilitando a vida dos utentes. Quem não passa na prova vira advogado-pigmeu. Ou um “neo-bacharel-rábula” (quem não sabe o que é rábula, ao Google). Um microadvogado ou um superestagiário: podem escolher. É a vitória da gambiarra. Terrae brasilis é pródigo em produzir o homo gambiaraticus.

Ora, todos sabem de minhas críticas ao Exame de Ordem no modo como ele é e vem sendo feito. Ah, como poderia ser diferente! Todos conhecem minhas críticas aos concursos públicos em geral. Os que leem meus textos e meus livros sabem que chamo a tudo isso de quiz …

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/8-vanguarda-do-atraso-nao-passa-no-exame-da-oab-e-vira-advogado-pigmeu-parte-1-a-crise-do-ensino-juridico-concursos-publicos-e-o-imaginario-pret-a-porter/1302634763