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A Vulnerabilidade dos Consumidores no Comércio Eletrônico: A Reconstrução da Confiança na Atualização do Código de Defesa do Consumidor

A Vulnerabilidade dos Consumidores no Comércio Eletrônico: A Reconstrução da Confiança na Atualização do Código de Defesa do Consumidor

Introdução

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Introdução

Em tempos modernos, falava-se sobre energia, máquina, produção de bens materiais e fábrica. No minuto seguinte, como uma onda de calor oriunda de uma explosão (nuclear 1 ) que cruzou o globo terrestre, os temas passaram a ser informação, tecnologia da computação, serviços e consumo. E a economia mundial desmaterializa-se e interconecta-se numa lógica binária de zeros e uns, voltando-se para a informação 2 e para o mercado de consumo massificado individualizado. 3

É o surgimento da sociedade da informação 4 promovendo avanços tecnológicos espetaculares e invadindo o cotidiano de todos com a saturação de informações, entretenimento e serviços. E o principal deflagrador dessa era pós-industrial, 5 diferentemente das grandes máquinas responsáveis pela revolução industrial, foram os chips, 6 que serão integrados em um microprocessador do tamanho de um confete. 7

O crescimento meteórico do número de internautas 8 reflete as principais características da pós-modernidade: 9 a compressão do espaço-tempo e a aceleração dos processos globais, 10 “de forma que se sente que o mundo é menor e as distâncias mais curtas, que os eventos em um determinado lugar têm um impacto imediato sobre pessoas e lugares situados a uma grande distância”. 11

A contemporaneidade rompeu com as barreiras espaciais da vida social, acabando com o domínio das relações face a face e abrindo espaço para uma relação entre “ausentes”. 12 Da mesma forma, culturas locais são penetradas e moldadas instantaneamente por influências estrangeiras “invisíveis” àqueles que convivem no mundo off-line. O ciberespaço proporcionou mudanças profundas na forma como as pessoas se comunicam, gerando expectativas de ser um “paraíso democrático”. 13 Smith assevera que a Internet é o coração da terceira revolução industrial, “forçando companhias a reinventarem a si mesmas e a maneira como fazem negócios”. 14 A criação de novos mercados e as melhorias …

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jusbrasil.com.br
18 de Junho de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/introducao-a-vulnerabilidade-dos-consumidores-no-comercio-eletronico-a-reconstrucao-da-confianca-na-atualizacao-do-codigo-de-defesa-do-consumidor/1327377489