Busca sem resultado
Regulação de Meios de Pagamento

Regulação de Meios de Pagamento

Introdução

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Dinheiro e pagamento são dois conceitos indissociáveis 1 ; não à toa, seus formatos e evolução estão imbricados, já que o dinheiro (entendido como valor) tem como função executar diretamente (quando pago em espécie) ou indiretamente, ao garantir liquidez (no caso das transações eletrônicas), os pagamentos. Existe uma evolução constante na maneira como funciona esse fluxo, o que ficou comprovado, mais recentemente, a partir do papel cada vez menor do dinheiro em espécie e do cheque no cotidiano 2 . Essa mudança de preferências quanto à escolha do meio de pagamento, ocorre em paralelo à ampliação do crédito, ao desenvolvimento da internet e ao surgimento de novas soluções e modelos disruptivos que vêm reinventando o mercado de pagamentos no Brasil e no mundo.

O fenômeno de creditização 3 , em particular, contribuiu para a expansão do consumo, sobretudo a partir dos anos 2000. Tal fenômeno está atrelado à mudança no perfil de atuação dos bancos, que iniciaram um movimento de desburocratização do crédito e de inclusão de uma parcela da população que possui um menor poder aquisitivo, facilitando o consumo e, ao mesmo tempo, ampliando as perspectivas de …

Uma nova experiência de pesquisa jurídica em Doutrina. Toda informação que você precisa em um só lugar, a um clique.

Com o Pesquisa Jurídica Avançada, você acessa o acervo de Doutrina da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa dentro de cada obra.

  • Acesse até 03 capítulos gratuitamente.
  • Busca otimizada dentro de cada título.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
17 de Abril de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/introducao-regulacao-de-meios-de-pagamento/1207538647