Busca sem resultado
Direito Exponencial: Como as Novas Tecnologias Redefinirão o Jurídico do Futuro

Direito Exponencial: Como as Novas Tecnologias Redefinirão o Jurídico do Futuro

Os Negócios Jurídicos do Amanhã

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

GABRIELA LIMA BARRETO 1

MARIANA DOMINGUES S. HEROLD 2

INTRODUÇÃO

No contexto do século XXI, diante das inúmeras transformações tecnológicas, a Revolução 4.0, com o foco na indústria e produtividade, surgiu para diminuir operações manuais e mitigar a incidência de erros humanos.

Seguindo esta evolução, surgiu recentemente o conceito de Sociedade 5.0, a qual define empresas que utilizam tecnologias criadas neste período, como Big Data, Analytics, Robôs Autônomos, simulação, sistemas horizontais e verticais de integração, IoT, cibersegurança, cloud, impressão 3D, realidade aumentada e tantas outras novidades, agindo, assim, a favor de uma melhor qualidade de vida aos seres humanos, com resultados satisfatórios em diversos aspectos, como: envelhecimento, longevidade humana, cura de doenças extremas, mobilidade personalizada e, até mesmo, facilitando o dia a dia, trazendo métodos de pagamentos facilitados e um alcance global a novidades, visto que muitos afazeres diários passarão a ser virtualizados.

A sociedade 5.0 surge, então, como uma revolução que utiliza toda a revolução tecnológica que a indústria 4.0 trouxe e, ainda, para conseguir beneficiar a população, molda os costumes para que essa população consiga se adaptar a uma sociedade inteligente, onde tudo será possível realizar com o auxílio de tecnologias de conectividade e rastreabilidade.

Buscando uma melhora da qualidade de vida, essas novas tecnologias são utilizadas a serviço da população e não o contrário. Vemos exemplos de uso de drones para celeridade na logística de entregas de mercadorias, para levantamento de limites de propriedades e, ainda, para apoio em casos de socorro a necessitados em desastres. Vemos as novidades na telemedicina, ao permitir consultas médicas remotas para pessoas com problemas de mobilidade; robôs cuidadores para idosos; cirurgias microinvasivas com ajuda de robôs, entre outras tantas novidades que chegam em nossos jornais diariamente.

Como era de se esperar, a revolução chegou ao mundo do Direito: com o aprimoramento da tecnologia da informação, compartilhamento de valores e objetivos comuns, o profissional da advocacia também vem desenvolvendo novas habilidades e competências com a finalidade de promover uma melhor integração da sociedade com o Estado de Direito, humanizando as relações e atraindo a hiperconectividade, como forma de adaptabilidade ao novo contexto social.

Os impactos dos negócios jurídicos do amanhã

O impacto das novas tecnologias no campo jurídico já é observado pelos operadores do Direito e por suas organizações há algum tempo.

Com a origem da internet, as conexões entre as pessoas tornaram-se cada vez mais rápidas e eficazes, compartilhando …

Experimente Doutrina para uma pesquisa mais avançada

Tenha acesso ilimitado a Doutrina com o plano Pesquisa Jurídica Avançada e mais:

  • Busca por termos específicos em uma biblioteca com mais de 1200 livros.
  • Conteúdo acadêmico de autores renomados em várias especialidades do Direito.
  • Cópia ilimitada de Jurisprudência, Modelos, Peças e trechos de Doutrina nas normas ABNT.
Ilustração de computador e livro
Comparar planos
jusbrasil.com.br
22 de Junho de 2024
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/os-negocios-juridicos-do-amanha-direito-exponencial-como-as-novas-tecnologias-redefinirao-o-juridico-do-futuro/1201071274