Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Julho de 2024
    Adicione tópicos

    Modelo | Pedido de Isenção do Pagamento

    Publicado por Carlos Wilians
    há 3 anos
    Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

    Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

    Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

    Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

    EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA PRIMEIRA VARA CRIMINAL DE ............................... .

    RÉU PRESO

    PROTOCOLO Nº ..............................

    Código TJ..... - Pedido de Benefício Para o Réu

    .............................................. , já qualificado, nos autos da execução penal, em epígrafe, via de seu defensor in fine assinado, permissa máxima vênia, vem perante a conspícua e preclara presença de Vossa Excelência, nos termos do inciso LXXIV do art. da Constituição Federal e art. e seus parágrafos da Lei 1.060/50, expor e requerer o seguinte:

    📍 Acesse um Super Banco de Petições Premium. 👉🏼 Clique Aqui

    1 O Sentenciado/requerente, conforme sentença de fls ...... , dos autos principais, (...................) foi condenado a pagar a custas processuais, cujo cálculo de fls. ..., dos presentes autos de execução penal, aponta uma cifra de R$ ............ (.................................), cifra acima das possibilidades financeira e econômica do sentenciado/requerente, que se encontra em estado de indigência, pois não exerce função remunerada desde sua prisão, ocorrida em ................

    2 Como é cediço o conhecimento da realidade de que, a cadeia, além de exercer um profundo efeito estigmatizante na vida do condenado, atua como um eficiente agente deletério do caráter, da personalidade e da moral, também abala e destrói sua estrutura econômica e financeira, uma vez que a forma ociosa, improdutiva e parasitária em que se desenvolve execução da pena, leva-o a um estado de miséria absoluta e insolvência total, impossibilitando-o de sublevar ou arcar com qualquer responsabilidade financeira, por mínima que seja.

    3 Também, na nossa realidade carcerária, não há como negar, que o indivíduo penitenciado judicialmente deixa de existir como entidade humana, transformando-se num mero espectro de parecença racional, quando lançado nas masmorras fétidas, insalubres e superlotadas, objeto de um tratamento atentatório a mais rasteira e insignificante miragem da dignidade humana.

    4 A condenação ao pagamento das custas judiciais ao réu que se declara, na execução penal, como insolvente, deve ser cassado pelo juízo que a preside, conforme entendimento adotado pela jurisprudência dominante, como pode ser visto nos seguintes arestos:

    “FURTO - Pena pecuniária - Redução para o mínimo legal - Pleito de isenção de custas. Reduz-se a pena pecuniária ao seu patamar mínimo, desde que inexistem motivos para majorá-la. Cabe à Vara de Execuções Criminais a apreciação do pleito de isenção de custas, onde se analisará a condição financeira do condenado. Recurso provido parcialmente. Unânime.´(TJDF - Ap. Crim. nº 18.359/97 - 1ª T. Crim. - Rel. Des. Otávio Augusto Barbosa - J. 05.03.98 - DJ. 27.05.98).

    “CUSTAS PROCESSUAIS – ISENÇÃO – RÉU POBRE – INAPLICABILIDADE DO ART. 804 DO CPP – A Constituição Federal de 1988 não recepcionou em sua plenitude o art. 804 do CPP. Assim, o réu que se declarou pobre e foi assistido por Defensor Público é isento das custas processuais, em obediência ao art. , LXXIV da Carta Magna.” (TAMG – AP . XXXXX-8 – Novo Cruzeiro – 2ª C.Crim. – Rel. Juiz Erony da Silva – J. 19.06.2001).

    5 Neste diapasão, provado nos autos que o réu detentor de estado de miserabilidade, s.m.j., deve o Juiz da execução penal declarar a isenção do pagamento das custas processuais ou eventual sanção pecuniária, se não o fez no processo de cognição.

    EX POSITIS,

    espera o Requerente/condenado, uma vez ouvido a Ilustre Representante do Ministério Público, que Vossa Excelência digne decretar a isenção do pagamento das custas processuais calculadas as fls. ..., dos presentes autos de Execução Penal, por ser de direito e plena justiça.

    Nestes termos

    Pede deferimento.

    LOCAL E DATA

    __________________

    OAB

    📍 Acesse um Super Banco de Petições Premium. 👉🏼 Clique Aqui

    • Sobre o autorEvolução da advocacia só depende de nós!
    • Publicações2698
    • Seguidores159
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoModelo
    • Visualizações19655
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/modelos-pecas/modelo-pedido-de-isencao-do-pagamento/1230348001

    Informações relacionadas

    Pedido - TJSP - Ação Pena de Multa - Execução de Pena de Multa

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Cobrança - Apelação Cível

    Petição Inicial - TJSP - Ação Isenção das Custas Processuais - Mandado de Segurança Cível

    Petição Inicial - TJSP - Ação Vossa Excelência a Isenção das Custas Processuais - de Prefeitura Municipal de Sorocaba

    Petição (Outras) - TJSP - Ação Pena de Multa - Execução de Pena de Multa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)