Primeira Câmara Criminal 2ª Turma
PUBLICAÇÃO DE ACÓRDÃOS
PROCESSOS JULGADOS NA SESSÃO DE 4 de Abril de 2019
EMENTA
8003791-59.2019.8.05.0000 Habeas Corpus Criminal
Jurisdição: Tribunal De Justiça
Paciente: Cecilio Alves De Jesus
Advogado: Jean Cerqueira Lima (OAB:0050478/BA)
Impetrado: Juiz Da Vara Crime Da Comarca De Nazaré
Impetrante: Jean Cerqueira Lima
Ementa:
PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA
Segunda Câmara Criminal 2ª Turma
________________________________________
Processo: HABEAS CORPUS CRIMINAL n. 8003791-59.2019.8.05.0000
Órgão Julgador: Segunda Câmara Criminal 2ª Turma
PACIENTE: CECILIO ALVES DE JESUS e outros
Advogado(s): JEAN CERQUEIRA LIMA
IMPETRADO: JUIZ DA VARA CRIME DA COMARCA DE NAZARÉ
Advogado(s):
ACORDÃO
HABEAS CORPUS. DIREITO PROCESSUAL PENAL. PRISÃO PREVENTIVA. ACUSAÇÃO DA SUPOSTA PRÁTICA DOS DELITOS DESCRITOS NOS ARTS. 33 E 35 DA LEI Nº 11.343/2006.
AFIRMADA INOCÊNCIA DO PACIENTE. NÃO CONHECIMENTO. SEGUNDO REITERADA JURISPRUDÊNCIA DO STJ, A ANÁLISE ACERCA DA NEGATIVA DE PRÁTICA DE DELITO É QUESTÃO QUE NÃO PODE SER DIRIMIDA EM SEDE DE HABEAS CORPUS, POR DEMANDAR O EXAME APROFUNDADO DE PROVAS, O QUE SE AFIGURA VEDADO NA VIA ESTREITA DE COGNIÇÃO SUMÁRIA.
INÉPCIA DA DENÚNCIA. NÃO CONHECIMENTO. DEFICIENTE INSTRUÇÃO DO WRIT. AÇÃO PENAL TRAMITANDO EM AUTOS FÍSICOS. INVIABILIDADE DE EXAME DA QUESTÃO ALEGADA.
ALEGADA DESNECESSIDADE DA PRISÃO PREVENTIVA. DESCABIMENTO. PRISÃO CAUTELAR DECRETADA PARA GARANTIR A ORDEM PÚBLICA EASSEGURAR AAPLICAÇÃO DA LEI PENAL. CONSIDERAÇÃO DE TER SIDO APREENDIDAGRANDE QUANTIDADE DE DROGAS VARIADAS (CRACK E COCAÍNA). INDICAÇÃO DE FATOS CONCRETOS QUE INDICAM A PERICULOSIDADE DO PACIENTE, QUE FOI PRESO COM OUTROS TRÊS INDIVÍDUOS. JURISPRUDÊNCIA DO STJ. ARTS. 282 E 312 DO CPP OBSERVA DOS. AUSÊNCIA DE CONSTRANGIMENTO ILEGAL A SER REPARADO.
APLICAÇÃO DE MEDIDAS CAUTELARES DIVERSAS DA PRISÃO. IMPOSSIBILIDADE. CONDIÇÕES PESSOAIS FAVORÁVEIS AO PACIENTE, POR SI SÓ, NÃO SÃO CAPAZES DE ASSEGURAR A CONCESSÃO DA ORDEM DE HABEAS CORPUS, SE PRESENTES AS CONDIÇÕES PREVISTAS NO ART. 312 DO CPP.
HABEAS CORPUS CONHECIDO PARCIALMENTE E ORDEM DENEGADA.
ACÓRDÃO
Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de Habeas Corpus nº 8003791-59.2019.8.05.0000, tendo como impetrante o Bacharel Jean Cerqueira Lima, como paciente CECÍLIO ALVES DE JESUS, e como autoridade indigitada coatora o MM. Juiz de Direito da Vara Crime da Comarca de Nazaré.
ACORDAM, à unanimidade de votos, os Desembargadores componentes da Segunda Turma Julgadora da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em CONHECER PARCIALMENTE DO WRIT E, NA EXTENSÃO CONHECIDA, DENEGAR A ORDEM DE HABEAS CORPUS, nos termos do voto do Relator.
Sala das Sessões, em 04 de abril de 2019.
PRESIDENTE
DES. JOÃO BOSCO DE OLIVEIRA SEIXAS
RELATOR
PROCURADOR (A) DE JUSTIÇA
09
PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA
Des. João Bôsco de Oliveira Seixas - 2ª Câmara Crime 2ª Turma