Processo Nº 000XXXX-04.2014.5.02.0482

TRT2 · 2ª Vara do Trabalho de São Vicente
AIRR

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12/12/2017há 5 anos

Coordenadoria de Recursos

Processo Nº Ag-AIRR-000XXXX-04.2014.5.02.0482

Complemento Processo Eletrônico

Relator Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi

Recorrente FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Procuradora Dra. Cláudia Helena Destefani Lacerda

Procurador Dr. Paulo Henrique Procópio Florêncio

Procurador Dr. Orlando Gonçalves de Castro Junior

Recorrido FABIANO GOMES DA SILVA

Advogada Dra. Andrea Ribeiro Ferreira Ramos(OAB: 268867/SP)

Recorrido METRÓPOLE SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA.

Intimado (s)/Citado (s):

- FABIANO GOMES DA SILVA

- FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

- METRÓPOLE SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA.

Trata-se de recurso extraordinário contra acórdão proferido pelo Tribunal Superior do Trabalho.

O ente público suscita preliminar de repercussão geral da matéria e aponta violação aos dispositivos da Constituição da República que especifica nas razões recursais.

A Vice-Presidência deste Tribunal Superior, por despacho, determinou o sobrestamento do recurso extraordinário no Tema nº 246 do ementário de Repercussão Geral do Supremo Tribunal Federal.

Considerando que a matéria foi julgada na Sessão do Tribunal Pleno do STF em 26/03/2017, com fixação da tese de mérito e que o acórdão foi publicado no Diário Eletrônico de Justiça de 12/09/2017, passo ao exame de admissibilidade do recurso sobrestado.

É o relatório.

Decido.

O Tema 246 diz respeito à "responsabilidade subsidiária da Administração Pública por encargos trabalhistas gerados pelo inadimplemento de empresa prestadora de serviço."

Partindo da premissa de que, nos termos do art. 71, § 1º, da Lei nº 8.666/1993, os entes públicos não podem responder automaticamente pelos débitos fiscais, previdenciários e trabalhistas das empresas prestadoras de serviço para a administração pública, o Pleno do STF fixou a seguinte tese de mérito no precedente:

O inadimplemento dos encargos trabalhistas dos empregados do contratado não transfere automaticamente ao Poder Público contratante a responsabilidade pelo seu pagamento, seja em caráter solidário ou subsidiário, nos termos do art. 71, § 1º, da Lei nº 8.666/93. (grifei)

Com essa definição, o Supremo Tribunal Federal deixou claro que a dicção do art. 71, § 1º, da Lei nº 8.666/1993, apesar de constitucional, não representa o afastamento da responsabilidade civil do Estado em toda e qualquer hipótese, mas, ao revés, indica a existência de tal responsabilidade em caso de prova da culpa do ente público, tal e qual já havia sido decidido pela mesma Corte por ocasião do julgamento da ADC nº 16, e reafirmado por meio das diversas manifestações de voto que construíram as razões de

decidir do precedente de repercussão geral em comento.

Nesse ponto, é de inegável clareza o voto da Ministra Cármen Lúcia, que acabou por conduzir os argumentos que levaram ao texto final da tese aprovada, em reprodução literal à locução sugerida pela i. Presidente, fls. 284-286 do acordão correspondente, in verbis:

[...]

7. Em 24.11.2010, quando este Supremo Tribunal decidiu pela procedência da Ação Declaratória de Constitucionalidade n. 16 (Dje 9.9.2011), declarando constitucional o art. 71, § 1º, da Lei Federal n. 8.666/1993, asseverou a impossibilidade de transferência automática da responsabilidade pelos encargos trabalhistas decorrentes de contrato de terceirização, à Administração Pública tomadora dos serviços:

"RESPONSABILIDADE CONTRATUAL. Subsidiária. Contrato com a administração pública. Inadimplência negocial do outro contraente. Transferência consequente e automática dos seus encargos trabalhistas, fiscais e comerciais, resultantes da execução do contrato, à administração. Impossibilidade jurídica. Consequência proibida pelo art., 71, § 1º, da Lei federal nº 8.666/93. Constitucionalidade reconhecida dessa norma. Ação direta de constitucionalidade julgada, nesse sentido, procedente. Voto vencido. É constitucional a norma inscrita no art. 71, § 1º, da Lei federal nº 8.666, de 26 de junho de 1993, com a redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995" (ADC 16, Relator Ministro Cezar Peluso, Pleno, Dje 9.9.2011).

Naquela assentada, proferi voto-vista asseverando que "a responsabilidade do ente do Poder Público prevista na Constituição da República exige, como requisito necessário a sua configuração, que o dano tenha origem em ato comissivo ou omisso de agente público que aja nessa qualidade."

No ponto, realcei ainda que "o dever de fiscalização cuidado pela jurisprudência deste Supremo Tribunal diz respeito, prioritariamente, ao objeto do contrato administrativo celebrado. Todavia, é inegável que, em atenção ao princípio da legalidade, a Administração Pública não pode anuir com o não cumprimento de deveres por entes por ela contratados, do que dá notícia legal a norma agora posta em questão."

[...]

8. Não desconheço, portanto, os precedentes deste Supremo Tribunal quando demonstrada a possibilidade de responsabilização subjetiva e subsidiária da Administração Pública nesses casos. (grifei)

Na sessão do dia 26/04/17 (fls. 336-345 do acordão referente ao RE 760.931), o Supremo Tribunal Federal, ao aprovar a tese do Tema 246, entendeu por não definir no dispositivo expresso do precedente quais hipóteses de culpa comprovada ensejariam a responsabilização da Administração Pública, convergindo no entendimento, contudo, de que a regra geral leva à ausência de responsabilidade decorrente do inadimplemento de encargos trabalhistas dos empregados do contratado, salvo demonstração (não presumida) de inobservância do dever legal da Administração pública em relação a tais contratos.

Tal premissa, assim, pode ser considerada como motivo determinante da decisão e, da mesma forma, como aspecto vinculante e integrante da tese jurídica aprovada, na esteira do que sinaliza a própria Corte Suprema nos julgados posteriores ao advento da Lei 13.105/15, tendo em vista a nova sistemática de precedentes prevista em lei, e em revisão aos posicionamentos anteriores do STF que oscilavam quanto à adoção da denominada teoria da transcendência dos motivos determinantes (e.g.,ADI 4.697/ DF, Rel. Min Edson Fachin, data de julgamento: DJE 06/10/2016, data de publicação: DJE 30/03/2017 e 4.762/DF, Rel. Min. Edson Fachin, data de julgamento: DJE 06/10/2016, data de publicação: DJE 30/03/2017).

Tecidas tais considerações sobre o precedente, conclui-se que a tese jurídica fixada é no sentido de que, apesar de não haver espaço para a responsabilização objetiva ("automática") do Estado em matéria de inadimplemento contratual de terceiros que prestam serviços terceirizados à Administração Pública, esta se mostra possível nos casos concretos em que a culpa do ente da Administração Pública tenha restado devidamente configurada, como inobservância do dever legal do ente público em relação aos contratos firmados.

Com isso, o que se tem de preciso e vinculante no precedente em questão, como parte integrante de sua ratio decidendi, é a definição de que a culpa do ente público deve ser objeto de exame circunstanciado da instância julgadora e estar devidamente consignado em suas razões de decidir, evitando assim a dita transferência automática da responsabilidade ao ente público. Essa é, exatamente, a hipótese dos autos, já que o acórdão recorrido é pródigo ao definir e circunstanciar a culpa do ente público segundo o conjunto fático-probatório observado.

Nesse contexto, ficou configurada a responsabilidade subsidiária da administração pública, abrangente da totalidade dos créditos trabalhistas deferidos e seus consectários.

Logo, versando o acórdão recorrido sobre questão atinente a tema cuja repercussão geral foi reconhecida, com a consequente consagração de tese jurídica semelhante à albergada por esta Corte Superior, resta inviabilizada a admissibilidade de recurso extraordinário para reexame desse ponto da decisão, a teor do que dispõe o art. 1.030, I, a, do atual CPC (que corresponde ao art. 543-B, § 3º, do CPC/1973).

Ante o exposto, determino o dessobrestamento dos autos e nego seguimento ao recurso extraordinário.

Publique-se.

Brasília, 7 de dezembro de 2017.

Firmado por assinatura digital (Lei nº 11.419/2006)

EMMANOEL PEREIRA

Ministro Vice-Presidente do TST

26/04/2017há 5 anos

Coordenadoria de Recursos

Processo Nº Ag-AIRR-000XXXX-04.2014.5.02.0482

Complemento Processo Eletrônico

Relator Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi

Recorrente FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Procuradora Dra. Cláudia Helena Destefani Lacerda

Procurador Dr. Paulo Henrique Procópio Florêncio

Procurador Dr. Orlando Gonçalves de Castro Junior

Recorrido FABIANO GOMES DA SILVA

Advogada Dra. Andrea Ribeiro Ferreira Ramos(OAB: 268867/SP)

2214/2017

Tribunal Superior do Trabalho

Data da Disponibilização: Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Recorrido METRÓPOLE SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA.

Intimado(s)/Citado(s):

- FABIANO GOMES DA SILVA

- FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

- METRÓPOLE SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA.

Trata-se de recurso extraordinário interposto com amparo no art.

102, III, "a", da Constituição Federal, impugnando a decisão

recorrida quanto à matéria "responsabilidade subsidiária da Administração Pública por encargos trabalhistas gerados pelo inadimplemento de empresa prestadora de serviço".

Nos termos do art. 1.030, inciso III, do CPC vigente (Lei nº

13.105/2015), incumbe ao Presidente ou ao Vice-Presidente do

Tribunal recorrido "sobrestar o recurso que versar sobre

controvérsia de caráter repetitivo ainda não decidida pelo Supremo

Tribunal Federal".

No caso em exame, a matéria impugnada no recurso extraordinário

corresponde ao Tema nº 246 da tabela de temas do Supremo

Tribunal Federal, ao qual o Pretório Excelso, em 16/04/2010,

reconheceu a existência de repercussão geral.

Pelo exposto, com fundamento nos artigos 1.030, inciso III, do CPC,

328 e 328-A do RISTF, determino o sobrestamento do recurso

extraordinário até o trânsito em julgado de decisão do Supremo

Tribunal Federal sobre a matéria.

Publique-se.

Brasília, 25 de abril de 2017.

Firmado por assinatura digital (Lei nº 11.419/2006)

EMMANOEL PEREIRA

Ministro Vice-Presidente do TST

24/06/2016há 6 anos

Coordenadoria de Recursos

Os Recorridos nos processos abaixo relacionados ficam intimados para contra-arrazoar o Recurso Extraordinário, no prazo de 15 dias.

Processo Nº Ag-AIRR-000XXXX-04.2014.5.02.0482

Complemento Processo Eletrônico

RECORRENTE FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Procuradora DRA. CLÁUDIA HELENA DESTEFANI LACERDA

Procurador DR. PAULO HENRIQUE PROCÓPIO FLORÊNCIO

Procurador DR. ORLANDO GONÇALVES DE CASTRO JUNIOR

RECORRIDO FABIANO GOMES DA SILVA

Advogada DRA. ANDREA RIBEIRO FERREIRA RAMOS (OAB: 268867/SP)

RECORRIDO METRÓPOLE SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA.

Intimado (s)/Citado (s):

- FABIANO GOMES DA SILVA

- FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

- METRÓPOLE SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA.

22/04/2016há 6 anos

Secretaria da Oitava Turma

Processo Nº Ag-AIRR-000XXXX-04.2014.5.02.0482

Complemento Processo Eletrônico

Relator Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi

Agravante (s) FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Procuradora Dra. Cláudia Helena Destefani Lacerda

Procurador Dr. Paulo Henrique Procópio Florêncio

Procurador Dr. Orlando Gonçalves de Castro Junior

Agravado (s) FABIANO GOMES DA SILVA

Advogada Dra. Andrea Ribeiro Ferreira Ramos (OAB: 268867SP)

Agravado (s) METRÓPOLE SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA.

Orgão Judicante - 8ª Turma

DECISÃO : , por unanimidade, negar provimento ao Agravo.

EMENTA : AGRAVO - RECURSO DE REVISTA INTERPOSTO SOB A ÉGIDE DA LEI Nº 13.015/2014 - RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - CULPA IN VIGILANDO CARACTERIZADA - SÚMULA Nº 331, V, DO TST A decisão agravada observou os artigos 896, § 5º, da CLT e 557, caput, do CPC, razão pela qual é insuscetível de reforma ou reconsideração.

Agravo a que se nega provimento.

13/04/2016há 6 anos

Secretaria da Oitava Turma

Pauta de Julgamento

Pauta de Julgamento para a 10a. Sessão Ordinária da 8ª Turma do

dia 20 de abril de 2016 às 09h00

Processo Nº Ag-AIRR-000XXXX-04.2014.5.02.0482

Complemento Processo Eletrônico

Relator MIN. MARIA CRISTINA IRIGOYEN PEDUZZI

AGRAVANTE (S) FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Procuradora DRA. CLÁUDIA HELENA DESTEFANI LACERDA

Procurador DR. PAULO HENRIQUE PROCÓPIO FLORÊNCIO

Procurador DR. ORLANDO GONÇALVES DE CASTRO JUNIOR

AGRAVADO (S) FABIANO GOMES DA SILVA

Advogada DRA. ANDREA RIBEIRO FERREIRA RAMOS (OAB: 268867SP)

AGRAVADO (S) METRÓPOLE SEGURANÇA E VIGILÂNCIA LTDA.

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