Artigo 114 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) (Vide ADIN 3392) (Vide ADIN 3432)
I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
II as ações que envolvam exercício do direito de greve; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
III as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
IV os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à sua jurisdição; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
V os conflitos de competência entre órgãos com jurisdição trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VI as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VII as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VIII a execução, de ofício, das contribuições sociais previstas no art. 195, I, a, e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
IX outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, na forma da lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
§ 1º Frustrada a negociação coletiva, as partes poderão eleger árbitros.
§ 2º Recusando-se qualquer das partes à negociação ou à arbitragem, é facultado aos respectivos sindicatos ajuizar dissídio coletivo, podendo a Justiça do Trabalho estabelecer normas e condições, respeitadas as disposições convencionais e legais mínimas de proteção ao trabalho.
(Revogado)
§ 3º Compete ainda à Justiça do Trabalho executar, de ofício, as contribuições sociais previstas no art. 195, I, a, e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
(Revogado)
§ 2º Recusando-se qualquer das partes à negociação coletiva ou à arbitragem, é facultado às mesmas, de comum acordo, ajuizar dissídio coletivo de natureza econômica, podendo a Justiça do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposições mínimas legais de proteção ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) (Vide ADI n º 3423) (Vide ADI n º 3423) (Vide ADI n º 3423) (Vide ADI n º 3431) (Vide ADI n º 3432) (Vide ADI n º 3520) (Vide ADIN 3392) (Vide ADIN 3432)
§ 3º Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de lesão do interesse público, o Ministério Público do Trabalho poderá ajuizar dissídio coletivo, competindo à Justiça do Trabalho decidir o conflito. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) (Vide ADI n º 3423) (Vide ADI n º 3431) (Vide ADI n º 3520) (Vide ADIN 3392) (Vide ADIN 3432)

Questões Controvertidas a Respeito da Execução da Pena de Multa

QUESTÕES CONTROVERTIDAS A RESPEITO DA EXECUÇÃO DA PENA DE MULTA. Na condição de titular da 1ª Vara de Execuções Criminais da Comarca de São Paulo, tenho contato com inúmeras questões que são…
1
0
Israel Marques, Estudante de Direito
há 9 meses

Classificação dos Créditos: crédito trabalhista e a razão de sua prioridade nos processos falimentares.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DIURNO DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO DISCIPLINA DE RECUPERAÇÕES E FALÊNCIAS DOCENTE: LUIZ EDUARDO DOS SANTOS…
2
0

A problemática das ações dos motoristas de aplicativo de transporte e a decisão do STF sobre a competência material

Com o surgimento de aplicativos de transporte, como a Uber, Cabify e outros, trouxe consigo uma série de questionamentos acerca do vínculo empregatício entre os motoristas e a plataforma. Após…
1
0
Gicelli  Paixão, Advogado
há 9 meses

O que o CHATGPT entende sobre o processo do trabalho?

Cuida o presente artigo de demonstrar se a tecnologia esculpida na ferramenta ChatGPT é apta a revolucionar o modus operandi da advocacia trabalhista, pautada no desenvolvimento de teses e elaboração…
1
0
João Maranhão, Estudante de Direito
há 10 meses

Disciplina Direito Processual do Trabalho

1INTRODUÇÃO O presente trabalho busca abordar o direito processual do trabalho, que está sendo vivenciado em sala de aula. O direito do trabalho processual é o conjunto de normas e princípios que…
2
0

Processo do Trabalho Brasileiro Depois da Reforma

1. PRINCIPAIS PRINCÍPIOS Princípio da Oralidade: representa a possibilidade de realização de atos processuais de forma verbal, sendo muito aplicado no processo do trabalho, a exemplo da possibilidade…
3
0

O dano extrapatrimonial no Direito do Trabalho após a vigência da Lei 13.467/2017

Resumo O presente artigo científico aborda a temática do dano extrapatrimonial na Justiça do Trabalho sob a ótica da novatio legis que incluiu o Título II-A na Consolidação das Leis do Trabalho – Lei…
1
0

A insana guerra às drogas: o inimigo é outros

INTRODUÇÃO Se em algum momento na história da presença do ser humano na Terra ele tenha experimentado o sentido de ser plenamente livre, isso provavelmente tenha ocorrido apenas na fase primitiva de…
4
0

Trabalho Escravo contemporâneo Reflexos na pandemia de Covid 19

INSTITUTO DAMÁSIO DE DIREITO – IDD FACULDADE IBMEC SP CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO ADRIANA DA SILVA VEIGA TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO COM…
Vitor Silva Gomes, Estudante de Direito
há 11 meses

Os diversos aspectos da competência civil na recuperação judicial e falência

COMPETÊNCIA TERRITORIAL De início, é válido destacar que o processo de falência é regido pela Lei n.º 11.101 , de 09 de fevereiro de 2005, também conhecida por Lei de Recuperação de Empresas e…
3
0