Artigo 195 da Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

CTN - Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.
Art. 195. Para os efeitos da legislação tributária, não têm aplicação quaisquer disposições legais excludentes ou limitativas do direito de examinar mercadorias, livros, arquivos, documentos, papéis e efeitos comerciais ou fiscais, dos comerciantes industriais ou produtores, ou da obrigação destes de exibi-los.
Parágrafo único. Os livros obrigatórios de escrituração comercial e fiscal e os comprovantes dos lançamentos neles efetuados serão conservados até que ocorra a prescrição dos créditos tributários decorrentes das operações a que se refiram.
Patrick Teixeira, Advogado
há 4 meses

O responsável tributário e o crime por embaraço

Para que o tema seja mais bem compreendido, primeiramente se faz necessário transcrever o que estabelece a Constituição Federal , em seu § 1º do art. 145: (...) Sempre que possível, os impostos terão…
1
0
Gabriel Sousa
ano passado

Crimes Falimentares e a Reabilitação Criminal do Falido

1. INTRODUÇÃO Existe, no transcorrer do desenvolvimento humano, inúmeras formas de organização social, sempre tendo como missão última a preservação do indivíduo isoladamente, bem como do grupo que o…
2
0

O Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica Aplicado na Execução Fiscal

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA – UNIARA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS CURSO DE DIREITO THALISON DOUGLAS VIEIRA LUIZ O INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA APLICADO NA EXECUÇÃO…
0
0

Solicitação de documentação pelo Fisco após o lapso de 05 anos

Como regra geral, a Secretaria da Receita Federal do Brasil - SRFB tem o prazo de 5 anos para realizar a fiscalização e cobrança de tributos, a contar a partir do fim do exercício em que ocorreu o…
2
0
Samuel Araujo, Bacharel em Direito
ano passado

Evolução Histórica, Processo e Procedimento e os Princípios Aplicados do Processo Tributário

INTRODUÇÃO Para se chegar ao estágio evolutivo nos dias atuais, a humanidade precisou se adequar por inúmeros procedimentos que eram aplicados em sua época. Dentre desses procedimentos arcaicos e…
1
0
Lívia Mendes, Estudante de Direito
há 2 anos

Resumo Expandido acerca dos Poderes e Deveres do Fisco

1. INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo identificar e explicar os deveres e poderes do fisco de forma a demonstrar a importância destes no ordenamento brasileiro. Por fim, será…
2
0

Fiscalização fazendária dentro da empresa: dicas importantes que você precisa saber

A primeira coisa que você precisa saber é: a fiscalização é inevitável! Eu sei que ninguém espera ser fiscalizado, afinal, a gente sempre acha que a possibilidade de acontecer com o outro é maior,…
7
8
Carol Castro, Advogado
há 2 anos

Guarda de livros fiscais e comerciais

1.INTRODUÇÃO Dentre as obrigações que a lei determina ao empresário está a escrituração de livros comerciais que registram as atividades da empresa. A escrituração é feita em livros próprios que…
1
0

Prazos para Guardar os Documentos Fiscais

ÚLTIMO TRIMESTRE DO ANO É BOM INICIAR OS FECHAMENTOS DO ANO E PREPARAR PARA O INÍCIO DE UM NOVO ANO – PORTANTO, O QUE DEVEMOS ARQUIVAR OU DESFAZER? Neste período do ano é época de fechar o balanço…
2
0

Do Processo Administrativo Tributário

O Processo Administrativo Tributário tem por objetivo realizar o controle da legalidade dos lançamentos tributários. O feito é dividido em cinco fases, sendo elas: Fiscalização; Constituição do…
8
0