Art. 188 do Código Tributário Nacional - Lei 5172/66

CTN - Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.
Art. 188. São extraconcursais os créditos tributários decorrentes de fatos geradores ocorridos no curso do processo de falência. (Redação dada pela Lcp nº 118, de 2005)
§ 1º Contestado o crédito tributário, o juiz remeterá as partes ao processo competente, mandando reservar bens suficientes à extinção total do crédito e seus acrescidos, se a massa não puder efetuar a garantia da instância por outra forma, ouvido, quanto à natureza e valor dos bens reservados, o representante da Fazenda Pública interessada.
§ 2º O disposto neste artigo aplica-se aos processos de concordata.
Joedson Mv, Estudante de Direito
há 5 meses

Os credores na nova lei de falências

Tributário Nacional (art. 186 da Lei n. 5.172 /66). Como se pode observar a lei considerou como créditos prioritários... dos empregados ( CNT – Lei 5.172 , de 25-10-1966, art. 186 ; CLT , art. …

Direito Tributário - Questões objetivas da OAB comentadas (primeiro exame unificado)

falimentar. O art. 188 do Código Tributário Nacional confirma o pensamento esposado, vejamos: “São extraconcursais...; a de pagar às multas, também. (art. 113 e parágrafos do Código Tributário Nacio…
Pedro Fernandes, Estudante de Direito
ano passado

Resumão de Direito Empresarial II

Contratos de Mútuo É um contrato de empréstimo de dinheiro, em algumas ocasiões é pego alguns bens para depois pagar. No Brasil, esses contratos só podem ser feitos por instituição financeira, quando…
Luciana Santos, Estudante de Direito
há 2 anos

A posição do crédito tributário no procedimento falimentar à luz do CTN.

A falência é um complexo procedimento acessível aos empresários e sociedades empresárias com dificuldades financeiras de honrar seus compromissos, visando promover uma execução concursal de seus…

Questão 02 de Direito Tributário do I -Exame da OAB Unificado - Garantias e privilégios do crédito tributário.

Amigos e seguidores. Em breve, lançaremos um curso de direito tributário (totalmente gratuito e com certificado) baseado nas questões advindas do exame da ordem dos advogados. Segue a questão de nº…

O crédito tributário

Prescreve o art. 139 que o crédito tributário decorre da obrigação principal e tem a mesma natureza desta. Assim, podemos dizer que o crédito tributário consiste na formalização da relação…

O Crédito Tributário e as suas modalidades de Lançamento

INTRODUÇÃO Este estudo prega por uma explanação de uma forma clara e objetiva, buscando atingir acadêmicos e os operadores de direito em geral acerca das modalidades de lançamento tributário que se…

Redirecionamento da execução fiscal ao sócio administrador nos casos de dissolução irregular da empresa

RESUMO Visando a cobrança de seus créditos fiscais, o Poder Público pode ingressar com a ação de execução fiscal para tanto. A execução fiscal possui um trâmite bem peculiar e portanto, possui normas…
Kevin Sasaki, Estudante de Direito
há 4 anos

Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI)

1. Natureza do Tributo O imposto sobre produtos industrializados (IPI) é uma prestação pecuniária compulsória instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa vinculada, que não…

Os Privilégios do Crédito Tributário

Os privilégios se relacionam com a posição do crédito tributário em execuções coletivas de dívidas frente a outros créditos de natureza diversa, a exemplo do processo falimentar. Vejamos o teor do…