Parágrafo 1 Artigo 174 da Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

CTN - Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.
Art. 174. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva.
Parágrafo único. A prescrição se interrompe:
I - pela citação pessoal feita ao devedor;
(Revogado)
I – pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal; (Redação dada pela Lcp nº 118, de 2005)
II - pelo protesto judicial;
III - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor;
IV - por qualquer ato inequívoco ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do débito pelo devedor.

Bloqueio na conta corrente, de débito - Parcelamento - Prescrição

O parcelamento suspende a exigibilidade do crédito tributário, nos termos do art. 151, VI, do Código Tributário Nacional - CTN , in verbis : Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:…
6
0
Leon Ancillotti, Advogado
há 8 meses

A prescrição intercorrente nas Execuções Fiscais de contribuição previdenciária:

Palavras-chave: prescrição intercorrente; execução fiscal; contribuição previdenciária; recurso especial. Introdução A execução fiscal é o instrumento processual utilizado pela União para cobrar…
1
0

Execução Fiscal e Tema 1.012 do STJ

O presente caso tem sido bastante recorrente. Sabe-se que a Execução Fiscal é o bicho papão dos Contribuinte, em especial os Empresários. Por tal razão, necessário destrinchar a legislação e o…
1
0
Caroline Marcolan, Advogado
há 10 meses

Da perda do direito de cobrança de Tributos (Impostos, Contribuições e Taxas).

De acordo com o artigo 174 do Código Tributário Nacional a Fazenda Pública tem o prazo de 05 (cinco) anos para entrar com a ação judicial de cobrança dos tributos, veja-se: Art. 174. A ação para a…
2
0
Nilma Lima, Estudante de Direito
há 10 meses

Crédito Tributário

1. INTRODUÇÃO O Estado é entidade de governo que tem por finalidade a administração política e jurídica de uma área territorial e não possui caráter mercantil, por isso, para atingimento dos seus…
6
0

Os desdobramentos de se retificar uma obrigação acessória no tocante ao prazo decadencial e a interrupção do prazo prescricional

Primeiramente, é importante mencionar que o Código Tributário Nacional - CTN institui especificamente em seu artigo 113 e parágrafos, o que vem a ser a obrigação tributária, senão vejamos: Art. 113.
4
0

Prescrição intercorrente na ação de execução fiscal

INTRODUÇÃO Contribuinte, Olá! Aqui é Diorgenes Emerson Advocacia Tributária; você pode acessar mais detalhes sobre mim no site www.diorgenesadvocaciatributaria.com . Você tem consciência sobre como…
3
0
Mauricio Olaia, Advogado
ano passado

Da Inconstitucionalidade do Art. 40, Caput e §4º da Lei de Execuções Fiscais

DA INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 40, CAPUT E §4º DA LEI DE EXECUÇÕES FISCAIS Antes de adentrar o mérito do artigo proposto, se faz necessária uma breve explanação sobre o instituto da prescrição no…
15
0

A contagem da prescrição intercorrente na Execução Fiscal de acordo com o Recurso Especial 1.340.553/RS do STJ

A CONTAGEM DA PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE NA EXECUÇÃO FISCAL CONFORME O JULGADO REPETITIVO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E SEUS IMPACTOS Inicialmente, é necessário explicar que prescrição…
3
1

A Morosidade Da Execução Fiscal

FACULDADE UNITÀ LUDMILLA FERREIRA DOS ANJOS A MOROSIDADE DA EXECUÇÃO FISCAL Ineficiência na satisfação da dívida na cobrança em Execução Fiscal GOIÂNIA 2021 LUDMILLA FERREIRA DOS ANJOS A MOROSIDADE…
2
0