Artigo 173 da Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

CTN - Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.
Art. 173. O direito de a Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após 5 (cinco) anos, contados:
I - do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado;
II - da data em que se tornar definitiva a decisão que houver anulado, por vício formal, o lançamento anteriormente efetuado.
Parágrafo único. O direito a que se refere este artigo extingue-se definitivamente com o decurso do prazo nele previsto, contado da data em que tenha sido iniciada a constituição do crédito tributário pela notificação, ao sujeito passivo, de qualquer medida preparatória indispensável ao lançamento.

Prescrição Originária no Direito Tributário Brasileiro

No âmbito do Direito Tributário Brasileiro, a prescrição originária é um conceito fundamental que delimita o período no qual o Estado pode exercer seu direito de cobrar tributos. Essa temática, de…
1
0
Eduardo Meyer, Estudante de Direito
há 16 dias

MPSC - Instituto Consulplan - Promotor de Justiça Substituto (2024) - 17.03.2024

MPSC - Instituto Consulplan - Promotor de Justiça Substituto (2024) - 17.03.2024 Prova 1 - Verde – Matutina Questão 1. Lei de Santa Catarina dispôs sobre a suspensão temporária do pagamento de…
1
0
Rafaella Midlej, Bacharel em Direito
há 5 meses

Prescrição e Decadência

INTRODUÇÃO O presente artigo sobre Prescrição e Decadência, aspectos da extinção do crédito tributário, traz um resumo do livro Direito Tributário Esquematizado do autor Ricardo Alexandre. Pontos…
1
0

Notificação de Débito do FGTS

O Ministério Público do Trabalho desenvolve suas atividades de fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista, emitindo, quando cabível, autos de infração trabalhista ou notificações de débito do…
2
0

Bloqueio na conta corrente, de débito - Parcelamento - Prescrição

O parcelamento suspende a exigibilidade do crédito tributário, nos termos do art. 151, VI, do Código Tributário Nacional - CTN , in verbis : Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:…
6
0

A prescrição de contribuição previdenciária

Essa matéria da prescrição das Contribuições Previdenciárias é controvertida. O STF com a Súmula Vinculante nº 08 reduziu prazos de decadência e prescrição de 10 para 5 anos, da contribuições…
13
4

Crédito Tributário

RESUMO Segundo a teoria adotada no Código Tributário Nacional, quando verificada no mundo dos fatos, a situação definida em lei como fato gerador do tributo, dar origem a obrigação tributária, logo,…
1
1
Nilma Lima, Estudante de Direito
há 10 meses

Crédito Tributário

1. INTRODUÇÃO O Estado é entidade de governo que tem por finalidade a administração política e jurídica de uma área territorial e não possui caráter mercantil, por isso, para atingimento dos seus…
6
0

Solicitação de documentação pelo Fisco após o lapso de 05 anos

Como regra geral, a Secretaria da Receita Federal do Brasil - SRFB tem o prazo de 5 anos para realizar a fiscalização e cobrança de tributos, a contar a partir do fim do exercício em que ocorreu o…
2
0

Da não incidência do Imposto Causa Mortis e Doação sobre a extinção do usufruto

O Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos – ITCMD, inovação trazida pela Constituição Federal de 1988, tem por hipótese de incidência a transmissão não onerosa de…
4
0