Artigo 165 da Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

CTN - Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.
Art. 165. O sujeito passivo tem direito, independentemente de prévio protesto, à restituição total ou parcial do tributo, seja qual for a modalidade do seu pagamento, ressalvado o disposto no § 4º do artigo 162, nos seguintes casos:
I - cobrança ou pagamento espontâneo de tributo indevido ou maior que o devido em face da legislação tributária aplicável, ou da natureza ou circunstâncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido;
II - erro na edificação do sujeito passivo, na determinação da alíquota aplicável, no cálculo do montante do débito ou na elaboração ou conferência de qualquer documento relativo ao pagamento;
III - reforma, anulação, revogação ou rescisão de decisão condenatória.

Imposto de Renda e Restituição

O Imposto de Renda é uma obrigação tributária que incide sobre os rendimentos das pessoas físicas e jurídicas. No caso das pessoas físicas, a declaração anual do Imposto de Renda é uma tarefa…
1
0
Arthur Cirne, Advogado
há 10 dias

Recuperação Tributária: o que é e quais as vantagens em se fazer?

A tributação brasileira é indubitavelmente complexa e pesada. Ainda com a reforma tributária (EC 132 /2023), recém-aprovada, o sistema tributário brasileiro ainda reterá grande parcela de sua…
1
0
Ricardo Minotto, Advogado
há 17 dias

Imposto de Renda sobre Sobras Líquidas de Cooperativas de Crédito: Inexigibilidade aos Cooperados.

RESUMO: O artigo explora o tema da tributação pelo imposto de renda por ocasião da distribuição de sobras líquidas aos cooperados de cooperativas de crédito. O Superior Tribunal de Justiça consolidou…
2
0
Renan De Souza, Advogado
mês passado

A Vitória da Clareza Jurídica: Análise Detalhada do Caso entre a JCC Construtora e o Município de Marataízes

Introdução O litígio tributário entre a JCC Construtora e o Município de Marataízes, surgido da obra de construção da sede da Prefeitura Municipal, destaca a complexidade da aplicação do ISSQN…
5
2
Edgar Yuji Ieiri, Advogado
mês passado

Sou aposentada do INSS, tenho câncer e pedi a isenção do imposto de renda.

A demora para se obter uma resposta do INSS é uma situação muito recorrente, mas muitos aposentados e pensionistas ainda têm dúvidas se devem ou não procurar um advogado para resolver essa incômoda…
1
0

O Alcance da Imunidade Recíproca Sobre as Sociedades de Economia Mista

Com o intuito de fortalecer o espírito federativo do Brasil, a Constituição Federal de 1988 manteve a imunidade recíproca, atualmente, inscrita no art. 150, inc. VI, alínea “a”. A Constituição…
1
0

O Alcance da Imunidade Recíproca Sobre as Sociedades de Economia Mista

João Batista Vasconcelos Com o intuito de fortalecer o espírito federativo do Brasil, a Constituição Federal de 1988 manteve a imunidade recíproca, atualmente, inscrita no art. 150, inc. VI, alínea…
1
0

O prazo prescricional na ação de repetição de indébito tributário

O PRAZO PRESCRICIONAL NA AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO TRIBUTÁRIO Rogério Tadeu Romano Nos termos do artigo 165 do CTN , os contribuintes têm o direito de, independentemente de prévio protesto,…
2
0

Pagamento indevido

PAGAMENTO INDEVIDO Rogério Tadeu Romano Havia, em Roma, os chamados quase-contratos. Os quase-contratos, como os contratos, no direito romano, criam um vínculo obrigatório e são sancionados por uma…
8
1
Vitor Hugo Lopes, Advogado
há 6 meses

O limite temporal da compensação tributária

A compensação de crédito tributário no cenário jurídico brasileiro ocorre quando o contribuinte decide recuperar impostos que tenha pago a maior e/ou indevidamente. Neste sentido, de acordo com o…
1
0