Artigo 3 da Lei nº 4.771 de 15 de Setembro de 1965

Lei nº 4.771 de 15 de Setembro de 1965

Institui o novo Código Florestal .
Art. 3º Consideram-se, ainda, de preservação permanentes, quando assim declaradas por ato do Poder Público, as florestas e demais formas de vegetação natural destinadas:
a) a atenuar a erosão das terras;
b) a fixar as dunas;
c) a formar faixas de proteção ao longo de rodovias e ferrovias;
d) a auxiliar a defesa do território nacional a critério das autoridades militares;
e) a proteger sítios de excepcional beleza ou de valor científico ou histórico;
f) a asilar exemplares da fauna ou flora ameaçados de extinção;
g) a manter o ambiente necessário à vida das populações silvícolas;
h) a assegurar condições de bem-estar público.
§ 1º A supressão total ou parcial de florestas de preservação permanente só será admitida com prévia autorização do Poder Executivo Federal, quando for necessária à execução de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade pública ou interesse social.
§ 2º As florestas que integram o Patrimônio Indígena ficam sujeitas ao regime de preservação permanente (letra g) pelo só efeito desta Lei.
Art. 3o-A. A exploração dos recursos florestais em terras indígenas somente poderá ser realizada pelas comunidades indígenas em regime de manejo florestal sustentável, para atender a sua subsistência, respeitados os arts. 2o e 3o deste Código. (Incluído pela Medida Provisória nº 2.166 -67, de 2001)
Julio Prates, Advogado
há 5 meses

Tenho Direito à Isenção de ITR pela Existência de Reserva Legal em Meu Imóvel?

Conforme artigo 3º, inciso III, do Código Florestal Brasileiro, reserva legal é a "área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de…
1
0
Julio Martins, Advogado
ano passado

É possível Usucapião Extrajudicial ou Judicial sobre imóvel situado em área de preservação permanente - APP?

A Lei 12.651/2012 - também conhecida como "Novo Código Florestal" - define no inciso II do seu artigo 3º o conceito legal de "ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - APP": "área protegida, coberta ou não…
9
1

22 de julho de 2008, uma anistia ambiental geral?

Licença ambiental A regra é que para todo desmate, ou melhor, supressão vegetal, deve ser obtida licença ambiental, ou melhor, a autorização no órgão ambiental competente para que então seja retirada…
1
0
Paulo Figueira, Advogado
ano passado

Área de Preservação Permanente no Direito Brasileiro

ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO DIREITO BRASILEIRO Paulo Sérgio Sampaio Figueira Advogado Área de Preservação Permanente (APP) tem normativa desde a edição do Decreto n.º 23.793, de 23 de janeiro…
9
0
Paulo Figueira, Advogado
ano passado

Possibilidade de uso e acesso a outros biomas para Destinação do setor moveleiro do amapá

POSSIBILIDADE DE USO E ACESSO A OUTROS BIOMAS PARA DESTINAÇÃO DO SETOR MOVELEIRO DO AMAPÁ Paulo Sérgio Sampaio Figueira Advogado Os 9 (noves) Estados da Amazônia Legal possuem além de florestas…
1
0

O Que é e Quando se Faz a Reposição Florestal?

A reposição forestal consta no artigo 3, parágrafo primeiro do Código Florestal e é obrigatória sempre que a pessoa ou empresa utiliza de matéria prima advinda de supressão de vegetação nativa, com…
1
1

Perda de função ambiental APP impede demolição de casa

Artigo original em https://advambiental.com.br/perda-de-funcao-ambiental-app-impede-demolicao-de-casa/ 🔴 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/advocaciaambiental / Nos termos do artigo 3º , II , da…
1
0

Inexistência de área de preservação permanente de vereda

Artigo original em https://advambiental.com.br/inexistencia-de-area-de-preservacao-permanente-de-vereda/ 🔴 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/advocaciaambiental / Muitas vezes, o órgão ambiental…
1
0

Projeto de lei sobre mudanças de área rural consolidada

Antes de adentrar à discussão sobre o projeto de lei que intitula este texto, é importante elucidar o que seriam as tais áreas rurais consolidadas. Pois bem, área rural consolidada é aquela porção…
2
0

Dez anos de Código Florestal

O documento legislativo mais impactante sobre o meio ambiente e na vida do produtor rural, o afamado Código Florestal Brasileiro, Lei Federal no. 12.651 de 25 de maio de 2012, completou 10 anos. De…
2
0