Artigo 78 da Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

CTN - Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.
Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. (Redação dada pelo Ato Complementar nº 31, de 1966)
Parágrafo único. Considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder.
O Banco do Brasil S.A., à medida em que for recebendo as comunicações do recolhimento dos impostos a que se refere o artigo anterior, para escrituração na conta "Receita da União", efetuará automaticamente o destaque de 20% (vinte por cento), que creditará, em partes iguais, ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal e ao Fundo de Participação dos Municípios.
(Revogado)
Othávio Lemos, Estudante de Direito
há 18 dias

Poderes Administrativos

, mas secundum legem. Poder de Polícia Cinge-se que, conforme aduz o artigo 78 do Código Tributário Nacional, denota... Disciplinar (PAD) que é exercido o poder ora comentado. Conforme elencado no a…

Aplicação da Lei nº 8.928 de 09 de julho de 2020: Ocorrências de lesão corporal ou morte por intervenção por agente do estado

do interesse público e tem sua definição no Código Tributário Nacional, em seu artigo 78: Considera-se poder de polícia... do poder de polícia administrativa as disposições da Lei 12.651, de 25

A Crise da Polícia Judiciária em Face da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12830.htm BRASIL. Lei 5.172 de 25 de Outubro de 1966 . Art... cultural e a propriedade. O artigo 78 do Código Tributário Nacional

Poder de Polícia e Mineração: A Inconstitucionalidade das Taxas de Fiscalização e Controle das Atividades de Mineração (TFRM) Cobrada pelos Estados

de polícia está positivado no art. 78 do Código Tributário Nacional ( CTN ): “Art. 78. Considera-se poder de polícia... Decreto-Lei 227 , de 28 de fevereiro de 1967 ( Código de Mineracao ), em …

Dos limites ao poder de emissão de normas pelas agências reguladoras ao desvio de função no serviço público federal

no Código Tributário Nacional (CTN), Art. 78: Art. 78. Considera-se poder de polícia a atividade da Administração... que lhe foi outorgada pelo art. 11, inciso V, da Lei 11.182, de 27 de …

Da série “Gestão Pública e Direito Administrativo" para iniciantes

. Também se faz necessário, mensurara o artigo 19, do Decreto Lei, de 25 de 1937 , que obriga o proprietário do bem tombado... , a desapropriação por utilidade pública regular-se-á por esta lei , em …

Sobre o poder de polícia: principais considerações (doutrina e jurisprudência).

Legal: (...) CTN. Art. 78. Considera-se poder de polícia > ATIVIDADE da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA que, >> LIMITANDO... de urgência, na qual a prática do ato se impõe para garantia do interesse público. …
Jacinto de Sousa, Advogado
há 2 meses

O Axioma Jurídico dos Conselho de Fiscalização Profissional

sobre essa questão. O artigo 78, do Código Tributário Nacional, CNT, tem a seguinte redação: Art. 78: Considera-se poder de polícia... público . Ainda no ano de 1967, em 25 de fevereiro, o Poder …

O Poder Executivo em Medidas Restritivas para Limitação dos Direitos Fundamentais

do Poder de Polícia, está expresso no Artigo 78 CTN diz: Art. 78. Considera-se poder de polícia a atividade... nela o ArtigoArt. Toda pessoa colaborará com as autoridades sanitárias na …

Quando a 'atual composição' do STF 'deseja', eles não são 'tecnicistas' e atuam como "legisladores negativos" - 'interessante' ... (caso "isenção IRPF doentes").

que o art. 6º, XIV, da Lei 7.713/88 seria inconstitucional porque concedeu a isenção do imposto de renda apenas para.... >>>>> Assim, o objetivo do PGR não era retirar o art. 6º, XIV, da Lei