Artigo 78 da Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

CTN - Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.
Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. (Redação dada pelo Ato Complementar nº 31, de 1966)
Parágrafo único. Considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder.
O Banco do Brasil S.A., à medida em que for recebendo as comunicações do recolhimento dos impostos a que se refere o artigo anterior, para escrituração na conta "Receita da União", efetuará automaticamente o destaque de 20% (vinte por cento), que creditará, em partes iguais, ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal e ao Fundo de Participação dos Municípios.
(Revogado)
CERS Cursos Online, Jornalista
há 10 meses

Saiba mais sobre o Tributo e suas espécies

CONCEITO DE TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES Conceito de Tributo: não há na CF um conceito expresso de tributo, razão pela qual deve-se recorrer ao CTN, especificamente em seu art. 3°, do qual são extraídas,…
Diego Carvalho, Advogado
ano passado

A aplicação do princípio do limite na tutela do patrimônio cultural

Para que se alcance a plena efetividade da proteção ao patrimônio cultural brasileiro é de vital importância que, além da ciência das leis e dos demais diplomas aplicáveis, sejam do senso comum os…

Renúncias de impostos devem gerar benefícios para a sociedade, afirma vice-presidente do TCE/SC, em evento na Capital

A renúncia fiscal é constitucionalmente legítima, é legal, existe racionalidade na sua outorga, ou seja, na sua instituição, está vinculada a um benefício para a sociedade, é transparente, visa ao…
Davi D'lírio, Advogado
há 3 anos

Assistente de trânsito não pode exercer advocacia

A 2ª turma do STJ negou provimento a agravo interno interposto por um assistente de trânsito do Detran de Pernambuco que teve sua inscrição na OAB negada sob o fundamento de incompatibilidade do…

Rejeitado recurso de assistente de trânsito que pretendia ser advogado

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento a agravo interno interposto por um assistente de trânsito do Detran de Pernambuco que teve sua inscrição na Ordem dos Advogados…
Espaço Vital
há 3 anos

Incompatibilidade de cargo de assistente do Detran com a advocacia

A 2ª Turma do STJ negou provimento a agravo interno interposto por Rodrigo Costa Macedo, assistente de trânsito do Detran de Pernambuco, que teve sua inscrição na OAB negada, sob o fundamento de…

Lei municipal pode estipular prazo e forma de atendimento em bancos

O município tem competência para legislar sobre o tempo e forma de atendimento ao público nas agências bancárias, uma vez que o assunto não trata de matéria típica do sistema financeiro, cuja…

TRF3 CONFIRMA LEGALIDADE DE MULTA IMPOSTA A CAIXA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS POR FALTA DE EQUIPAMENTO DE SENHA

A Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou a legalidade do auto de infração e da multa de R$ 50 mil imposta a Caixa Econômica Federal (Caixa) em São José dos Campos por…
Endireitados
há 5 anos

Fechando a semana: Concluindo os Poderes Administrativos

Nesta semana o foco das dicas está voltado ao Direito Administrativo. Começamos a semana com um post sobre as Entidades Paraestatais , evoluindo então para uma questão do desafio Endireitados que…

Poder de Polícia

o exercício do poder de polícia (Polizeigewalt) refere-se à prática de um ente ou agente governamental de executar serviços voltados ao registro, fiscalização ou expedição de algum ato. O art. 78 do…