Art. 128 do Código de Propriedade Industrial - Lei 9279/96

Lei nº 9.279 de 14 de Maio de 1996

Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.
Art. 128. Podem requerer registro de marca as pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou de direito privado.
§ 1º As pessoas de direito privado só podem requerer registro de marca relativo à atividade que exerçam efetiva e licitamente, de modo direto ou através de empresas que controlem direta ou indiretamente, declarando, no próprio requerimento, esta condição, sob as penas da lei.
§ 2º O registro de marca coletiva só poderá ser requerido por pessoa jurídica representativa de coletividade, a qual poderá exercer atividade distinta da de seus membros.
§ 3º O registro da marca de certificação só poderá ser requerido por pessoa sem interesse comercial ou industrial direto no produto ou serviço atestado.
§ 4º A reivindicação de prioridade não isenta o pedido da aplicação dos dispositivos constantes deste Título.

Você sabe a importância de registrar a sua marca perante o INPI?

de uma marca (previsão legal do art. 128 da Lei de Propriedade Industrial). Apesar da possibilidade de qualquer pessoa ser... de computador, entre outros. Superado este aspecto, o que seria a …

O Processo de registro de Marca

1. Introdução É de suma importância que o empresário ou empreendedor, independente da atividade econômica que exerça, proteja sua marca por meio do registro no órgão competente, garantindo assim a…
Lucas Marinho, Advogado
há 2 anos

Como funciona o registro de uma marca?

1. DISPOSIÇÕES GERAIS: O registro de marca é juridicamente um meio de proteção dos direitos relativos à propriedade industrial (Artigo 2º, III da Lei 9.279/96), sendo permitido o registro de qualquer…
há 3 anos

Direito Empresarial

Artigo desenvolvido por Luiza Migliari Ferreira de Sá, graduanda da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie EMPRESA A empresa no Brasil é constituída de duas modalidades. 1.
Renato Tenorio, Advogado
há 4 anos

Registro de marcas e sua importância

De acordo com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), vejamos algumas peculiaridades sobre a importância do Registro de uma Marca de uma empresa. O que é marca? Marca é um sinal…
há 4 anos

Registro e Marca

A propriedade industrial consiste em bens corpóreos, divididos em patente e registro. Quem possui esses bens tem direito ao seu uso exclusivo, concedido pelo estado, por meio do INPI. Sem essa…