Artigo 304 da Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 304. Deixar o condutor do veículo, na ocasião do sinistro, de prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública: (Redação dada pela Lei nº 14.599, de 2023)
Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.
Parágrafo único. Incide nas penas previstas neste artigo o condutor do veículo, ainda que a sua omissão seja suprida por terceiros ou que se trate de vítima com morte instantânea ou com ferimentos leves.
Leandro Antonio, Advogado
ano passado

Resenha sobre o crime de Omissão de Socorro de Trânsito.

Ainda sobre os crimes de trânsito, neste texto vamos abordar um dos mais corriqueiros crimes cometidos no trânsito. Esta conduta, infelizmente, ocorre principalmente em grandes cidades, onde a rotina…
1
0

Prisão em flagrante delito nos crimes de lesão corporal culposa e homicídio culposo no trânsito.

O número de acidentes de trânsito no Brasil é algo que assusta. Infelizmente todos nós (motoristas, passageiros e transeuntes), estamos sujeitos a sermos vítimas ou autores deste fato. Neste texto,…
1
0

Omissão de Socorro

OMISSÃO DE SOCORRO RESUMO O presente artigo visa analisar um dos crimes da periclitação da vida e da saúde conhecido como; omissão de socorro. Analisar-se-á desde o conceito de omissão de socorro,…
1
1
Rafaela Gaspari, Advogado
há 3 anos

Em um acidente de trânsito, quem presta socorro à vítima não pode ser preso em flagrante.

Ao se envolver em um acidente de trânsito com vítimas, muitas pessoas pensam em fugir do local para evitar o flagrante. Porém, por força do art. 301 do Código de Trânsito Brasileiro , quem prestar…
5
0

Omissão de Socorro

Omissão de Socorro   Art. 135 do Código Penal Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida,…
4
0
Maycon Douglas, Advogado
há 4 anos

Você sabia que não pode ser preso em flagrante se causar acidente de trânsito e prestar o pronto e integral socorro a vítima?

O Código de Trânsito Brasileiro veda prisão em flagrante do motorista envolvido em acidente de que resulte vítima, desde que preste “PRONTO E INTEGRAL” socorro a mesma, isso está previsto no artigo…
5
0
Pedro Igor, Advogado
há 4 anos

Críticas à redação do parágrafo único do art. 304 do Código de Trânsito Brasileiro

Que omissão de socorro é coisa séria, todos sabemos. Por certa desumana, a prática é tipificada crime e tem previsão legal no art. 135 do Código Penal . Pode, ainda, constituir crime de trânsito, sob…
2
2
Elvis Ribeiro, Advogado
há 4 anos

Crimes de Trânsito lei 9.0503/97

1) Conceito de Veículos Terrestre Para o CTB, considera-se veículo automotor todo veículo que se locomove por seus próprios meios, podendo ser movido a motor elétrico ou a combustão, desde que não…
3
0

Acidente Automobilístico: É crime evadir-se do local?

Existem muitas variáveis a que submetem-se ocasiões onde acidentes automobilísticos ocorrem. Em um acidente pode conter vítimas fatais, ou meramente danos materiais. Pode também haver culpa exclusiva…
3
1
Joice Prado, Advogado
há 5 anos

Crimes de Trânsito – Análise do artigo 304 do Código de Trânsito Brasileiro

Joice do Prado Alves [1] Juan Felipe de Oliveira [2] Luís Adriano de Lima [3] 1. Introdução      As condutas ilícitas aos condutores de veículos automotores estão exaradas na Lei nº 9.503/1997, cuja…
1
0