Artigo 303 da Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 303. Praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor:
Penas - detenção, de seis meses a dois anos e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Parágrafo único. Aumenta-se a pena de um terço à metade, se ocorrer qualquer das hipóteses do parágrafo único do artigo anterior.
(Revogado)
Parágrafo único. Aumenta-se a pena de 1/3 (um terço) à metade, se ocorrer qualquer das hipóteses do § 1 o do art. 302. (Redação dada pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
(Revogado)
§ 1o Aumenta-se a pena de 1/3 (um terço) à metade, se ocorrer qualquer das hipóteses do § 1o do art. 302. (Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 13.546, de 2017) (Vigência)
§ 2o A pena privativa de liberdade é de reclusão de dois a cinco anos, sem prejuízo das outras penas previstas neste artigo, se o agente conduz o veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência, e se do crime resultar lesão corporal de natureza grave ou gravíssima. (Incluído pela Lei nº 13.546, de 2017) (Vigência)

Lei Seca e Código de Trânsito Brasileiro: Entenda as Penalidades e Consequências

A Lei Seca, também conhecida como "Lei da Tolerância Zero", Lei nº 11.705/2008, é uma medida fundamental para a segurança viária no Brasil, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tornando…
1
0

Uso de celular ao volante é considerado agravamento de risco. Entenda mais!

Além de ser um crime, seguradoras podem se negar a cobrir danos em acidentes Neste último mês de maio, foi celebrada a Campanha Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a população dos…
1
0

Responsabilidade Penal Oriunda De Acidentes De Trabalho

RESUMO A partir de uma visão funcionalista do Direito Penal, a Teoria da Imputação Objetiva orienta que um resultado causado pelo agente a ele deve ser imputado, quando este cria um risco não…
2
0
Daniel Santos, Advogado
há 11 meses

Lesão Corporal Culposa no Trânsito: Medidas Penais Despenalizadoras e suas Aplicações

O crime de lesão corporal culposa no trânsito é uma infração que ocorre quando alguém, sem intenção, causa lesões corporais em outra pessoa devido a negligência, imprudência ou imperícia no contexto…
3
0

Interpretação de acórdão: recurso especial em caso de acidente de trânsito com lesão corporal culposa e embriaguez ao volante

RECURSO ESPECIAL Nº 1.803.300 - PR (2019/0077038-0) DECISÃOTrata-se de recurso especial interposto em face de acórdão assim ementado:APELAÇÃO CRIME - ACIDENTE DE TRÂNSITO - DELITOS DE LESÃO CORPORAL…
1
0

Perdão Judicial

O presente artigo tem como objetivo apresentar informações sobre o tema “Perdão Judicial”. Nele serão encontrados o conceito, sua natureza jurídica, requisitos de quando usado, quais casos podem…
1
0

A descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal é o caminho?

Discute-se tanto a nível legislativo quanto a judicial a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. Como já era esperado, alguns políticos estão a se movimentar para convencerem a…
5
0
Amyla Machado, Advogado
ano passado

Jurisprudência em Temas: Crimes de Trânsito

O crime de embriaguez ao volante, previsto no aludido art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro, com a redação dada pela Lei n. 11.705/2008 (antes da entrada em vigor da Lei n. 12.760/2012), reclama…
4
0

Homicídio no Trânsito no Brasil: Culpa Consciente ou Dolo Eventual

RESUMO Incontáveis são as mortes que acontecem no Brasil diariamente causadas por veículos automotores, principalmente quando há o envolvimento de embriaguez pelos agentes. O presente estudo tem por…
1
0
Leandro Antonio, Advogado
ano passado

Resenha. Crime de Trânsito. Lesão Corporal.

O trânsito não é composto apenas por carros, motos, caminhões etc. Ele é composto também por pessoas (pedestres), que tramitam frequentemente pelas calçadas, passarelas ou faixas de pedestres. Poucas…
1
0