Artigo 302 da Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 302. Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor:
Penas - detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Parágrafo único. No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de um terço à metade, se o agente:
(Revogado)
I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação;
(Revogado)
II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada;
(Revogado)
III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente;
(Revogado)
IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.
(Revogado)
§ 1o No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) à metade, se o agente: (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação; (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada; (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente; (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros. (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
V - estiver sob a influência de álcool ou substância tóxica ou entorpecente de efeitos análogos. (Incluído pela Lei nº 11.275, de 2006)
(Revogado pela Lei nº 11.705, de 2008)
§ 2o Se o agente conduz veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência ou participa, em via, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente: (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
(Revogado pela Lei nº 13. 281, de 2016) (Vigência)
Penas - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
(Revogado pela Lei nº 13.281, de 2016) (Vigência)
§ 3o Se o agente conduz veículo automotor sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Incluído pela Lei nº 13.546, de 2017) (Vigência)
Penas - reclusão, de cinco a oito anos, e suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. (Incluído pela Lei nº 13.546, de 2017) (Vigência)

Alegações Finais - TJSP - Ação Fato Atípico - Ação Penal - Procedimento Ordinário

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3a VARA CRIMINAL DO FORO DE SANTO ANDRÉ/SP. Processo n.° , já devidamente qualificado no processo supra, vem à presença de V.Exa, com o devido…

Razões - TJSP - Ação Fato Atípico - Ação Penal - Procedimento Ordinário

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3a VARA CRIMINAL DO FORO DE SANTO ANDRÉ/SP Processo n. ° , já qualificado nos autos da ação penal em epígrafe que lhe move o Ministério Público do…

Petição (Outras) - TJSP - Ação Pena Restritiva de Direitos - Execução da Pena - de Justiça Pública

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DA COMARCA DE CARAPICUÍBA - SP. Processo n° , já qualificado nos autos do processo de Execução Penal supra referido, por seu…

Denúncia - TJSP - Ação Crimes de Trânsito - Ação Penal - Procedimento Sumário - de Justiça Pública

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1.a VARA CRIMINAL DO FORO REGIONAL V - SÃO MIGUEL PAULISTA . IP - (Controle n.° 305/2014) Consta do incluso inquérito policial que - no dia 8 de janeiro de 2014, às…

Petição Intermediária - TJSP - Ação Responsabilidade Civil - Procedimento Comum Cível - contra Mapfre Seguros Gerais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA CÍVEL DA COMARCA DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP. Processo n. E OUTROS, já qualificados nos autos da AÇÃO DE REPARAÇÃO CIVIL DE DANOS MORAIS,…

Razões - TJSP - Ação Crimes de Trânsito - Ação Penal - Procedimento Sumário - de Justiça Pública

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA CRIMINAL DO FORO REGIONAL V - SÃO MIGUEL PAULISTA. Autos n° Controle n° 305/2014 O Ministério Público de São Paulo, por seu Promotor de Justiça que esta…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Indenização - Procedimento Comum Cível - contra Viação Santa Brígida

EXMO. SR. JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CÍVEL DO FÓRUM CENTRAL DA COMARCA DE SÃO PAULO/SP: , brasileira, viúva, portadora do RG n° , inscrita no CPF sob o n° e , brasileira, solteira, portadora do RG…

STF Jun - Suspensão da Pena para Decidir aplicação de ANPP -

👉👉👉👉 Meu Whatsaap de Jurisprudências, Formulação de HC eREsp - https://chat.whatsapp.com/FlHlXjhZPVP30cY0elYa10 👉👉👉👉 ME SIGA INSTAGRAM @carlosguilhermepagiola.adv Inicialmente, a questão…

Superior Tribunal de Justiça STJ - AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL: AREsp 2129851 MG 2022/0151381-3

AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 2.129.851 - MG (2022/0151381-3) DECISAO Cuida-se de agravo apresentado por IRDINEI DE ASSIS DIAS contra a decisão que não admitiu seu recurso especial. O apelo nobre, …

Resposta à Acusação - TJSP - Ação Tráfico de Drogas e Condutas Afins - Procedimento Especial da Lei Antitóxicos - de Justiça Pública

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CRIMINAL DA COMARCA DE POMPÉIA - ESTADO DE SÃO PAULO. Autos n. , já qualificada nos autos em epígrafe, vem, por intermédio de seu defensor…