Artigo 302 da Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 302. Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor:
Penas - detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Parágrafo único. No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de um terço à metade, se o agente:
(Revogado)
I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação;
(Revogado)
II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada;
(Revogado)
III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente;
(Revogado)
IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.
(Revogado)
§ 1o No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) à metade, se o agente: (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação; (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada; (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente; (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
(Revogado)
III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do sinistro; (Redação dada pela Lei nº 14.599, de 2023)
IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros. (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
V - estiver sob a influência de álcool ou substância tóxica ou entorpecente de efeitos análogos. (Incluído pela Lei nº 11.275, de 2006)
(Revogado pela Lei nº 11.705, de 2008)
§ 2o Se o agente conduz veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência ou participa, em via, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente: (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
(Revogado pela Lei nº 13. 281, de 2016) (Vigência)
Penas - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
(Revogado pela Lei nº 13.281, de 2016) (Vigência)
§ 3o Se o agente conduz veículo automotor sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Incluído pela Lei nº 13.546, de 2017) (Vigência)
Penas - reclusão, de cinco a oito anos, e suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. (Incluído pela Lei nº 13.546, de 2017) (Vigência)

Lei Seca e Código de Trânsito Brasileiro: Entenda as Penalidades e Consequências

A Lei Seca, também conhecida como "Lei da Tolerância Zero", Lei nº 11.705/2008, é uma medida fundamental para a segurança viária no Brasil, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tornando…
1
0
Maria Mota Adv, Advogado
há 10 dias

Dolo eventual e Culpa consciente

DOLO EVENTUAL Zanolla e Ricci (2016) salientam que o conceito de dolo é proveniente do Direito Romano, no qual, o compreendia como a intencionalidade ou a má intencionalidade do agente, ou até mesmo…
2
0
Willian Bagatini, Advogado
há 23 dias

Agravantes no Crime de Trânsito

As agravantes do art. 298 do CTB podem ser aplicadas para os crimes de trânsito culposos, como é o caso do homicídio culposo do art. 302 do CTB . PROCESSO PENAL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM…
1
0

Diferença entre crime doloso e crime culposo

Introdução No ordenamento jurídico brasileiro, a distinção entre crimes dolosos e culposos é fundamental para a aplicação das normas penais. Essa diferenciação, prevista no Código Penal, estabelece…
1
0
Joao Gerbasi, Advogado
há 2 meses

Acidente de trânsito e prisão em flagrante

Acidente de trânsito pode ensejar prisão em flagrante? Acidentes de trânsito são comuns e todos nós estamos sujeitos, e deles surgem inúmeras consequências, tanto na área cível como também na área…
1
0

O dolo e a culpa gravíssima: os ilícitos de trânsito

O DOLO E A CULPÁ GRAVÍSSIMA: OS ILÍCITOS DE TRÂNSITO Rogério Tadeu Romano Dolo é a intenção criminosa. Há o dolo direto que é a vontade do agente é dirigida especificamente à produção do resultado…
1
0
Anderson Vieira, Advogado
há 5 meses

Motorista profissional pode ter a CNH suspensa?

O Código de Trânsito Brasileiro - CTB , não faz distinção nenhuma, para fins de aplicação da penalidade de suspensão da CNH, entre motorista profissional e aquele motorista que não exerce atividade…
1
0

Uso de celular ao volante é considerado agravamento de risco. Entenda mais!

Além de ser um crime, seguradoras podem se negar a cobrir danos em acidentes Neste último mês de maio, foi celebrada a Campanha Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a população dos…
1
0
Kawan-ik Carlos, Advogado
há 7 meses

Acidente de trânsito e homicídio, posso perder minha CNH?

O Código Penal brasileiro, em seu artigo 121, § 3°, estabelece o homicídio culposo, definindo-o de modo genérico e abrangendo toda e qualquer situação de culpa. Entretanto o Código de Trânsito…
1
0

Fui parado numa Blitz de Trânsito, e agora? 😱

Fui parado numa Blitz de Trânsito, e agora? 😱 Fique calmo, se você ler esse post até o final saberá como agir. Primeira coisa: SE BEBER, NÃO DIRIJA! Seja consciente de que você é responsável não só…
9
0