Artigo 302 da Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 302. Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor:
Penas - detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Parágrafo único. No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de um terço à metade, se o agente:
(Revogado)
I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação;
(Revogado)
II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada;
(Revogado)
III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente;
(Revogado)
IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.
(Revogado)
§ 1o No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) à metade, se o agente: (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação; (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada; (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente; (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
(Revogado)
III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do sinistro; (Redação dada pela Lei nº 14.599, de 2023)
IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros. (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
V - estiver sob a influência de álcool ou substância tóxica ou entorpecente de efeitos análogos. (Incluído pela Lei nº 11.275, de 2006)
(Revogado pela Lei nº 11.705, de 2008)
§ 2o Se o agente conduz veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência ou participa, em via, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente: (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
(Revogado pela Lei nº 13. 281, de 2016) (Vigência)
Penas - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014) (Vigência)
(Revogado pela Lei nº 13.281, de 2016) (Vigência)
§ 3o Se o agente conduz veículo automotor sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Incluído pela Lei nº 13.546, de 2017) (Vigência)
Penas - reclusão, de cinco a oito anos, e suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. (Incluído pela Lei nº 13.546, de 2017) (Vigência)

6.1.Introdução - 6. Provas: Teoria Geral da Prova - Curso de Processo Civil Completo

Sumário: 6.1.Introdução 6.2.Conceito de prova 6.3.Elementos de prova ou informativos 6.3.1.Observância do contraditório como condição de validade e eficácia da prova judicial 6.3.2.Decisões urgentes…
0
0

13. No Caso de Concurso de Crimes, a Pena Considerada para Fins de Competência e Transação Penal Será o Resultado da Soma ou da Exasperação das Penas Máximas Cominadas ao Delito

Autor: GUSTAVO HENRIQUE BADARÓ Livre-Docente, Doutor e Mestre em Direito Processual Penal pela USP. Professor Associado do Departamento de Direito Processual, Faculdade de Direito da Universidade de…
0
0

2. A Distinção Entre Concurso Formal Próprio e Impróprio Relaciona-Se com o Elemento Subjetivo do Agente, ou Seja, a Existência ou Não de Desígnios Autônomos - Concurso Formal

Autor: ALAMIRO VELLUDO SALVADOR NETTO Professor Livre-Docente do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ex-presidente do…
0
0

7. O Aumento Decorrente do Concurso Formal Deve se Dar de Acordo com o Número de Infrações - Concurso Formal - Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores: Direito Penal III

Autor: ALAMIRO VELLUDO SALVADOR NETTO Professor Livre-docente do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ex-Presidente do…
0
0

7.8. O Habeas Corpus no Procedimento do Júri - 7. Principais Temas Abordados e Fundamentos das Ordens Concedidas - Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal

Mário Henrique Ditticio Graduado e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Ex-defensor Público do Estado de São Paulo (entre 2007 e 2018), lotado na…
0
0

7.9. Análise da Prescrição em Habeas Corpus - 7. Principais Temas Abordados e Fundamentos das Ordens Concedidas - Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal

Bruno Alexandre Rabelo de Moraes Correa Assessor de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Cristina Yukiko Kusahara Assessora de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Pouco tem se debatido sobre os…
0
0

Corrupção nos Municípios: Tipos Legais de Direito Administrativo e Sanções Respectivas - Corrupção e Improbidade Administrativa - Ed. 2018

2.1.Lei de Improbidade Administrativa Foram dois os movimentos no mundo de combate à corrupção, tema objeto de capítulo precedente. O primeiro desses movimentos voltou-se à corrupção pública,…
0
0

23. Penas Restritivas de Direitos - Parte III - As Consequências Jurídicas do Delito - Direito Penal - Ed. 2019

23.1.Considerações iniciais A sanção penal típica de nossos dias, a prisão, afeta um conglomerado de direitos, sendo a liberdade de locomoção o primeiro e fundamental entre eles, visto hodiernamente…
0
0

7.9. Análise da Prescrição em Habeas Corpus - 7. Principais Temas Abordados e Fundamentos das Ordens Concedidas - Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal

Bruno Alexandre Rabelo De Moraes Correa 1 Cristina Yukiko Kusahara 2 Pouco tem se debatido sobre os limites para o reconhecimento da prescrição em habeas corpus, embora seja recorrente a utilização…
0
0

7.8. O Habeas Corpus no Procedimento do Júri - 7. Principais Temas Abordados e Fundamentos das Ordens Concedidas - Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal

Mário Henrique Ditticio 1 I. Introdução A característica peculiar do processo de crimes dolosos contra a vida – o procedimento bifásico e o julgamento do mérito por jurados leigos –, transforma a…
0
0