Artigo 2 da Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

CTN - Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966

Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.
Art. 2º O sistema tributário nacional é regido pelo disposto na Emenda Constitucional nº 18, de 1º de dezembro de 1965, em leis complementares, em resoluções do Senado Federal e, nos limites das respectivas competências, em leis federais, nas Constituições e em leis estaduais, e em leis municipais.

Quais são as isenções do imposto sobre renda e proventos de pessoa física (IRPF)?

INTRODUÇÃO Contribuinte, Olá! Aqui é Diorgenes Emerson Advocacia Tributária; você pode acessar mais detalhes sobre mim no site www.diorgenesadvocaciatributaria.com . Você tem consciência de quais são…
1
0
Renata Patrícia, Advogado
ano passado

Reforma tributária- PARTE 01

INTRODUÇÃO Nos tempos atuais nunca se ouviu falar tanto da reforma tributária. Por isso vamos adentrar nesse universo, esclarecendo alguns pontos importantes para se entender a dinâmica que é…
3
0

A Cobrança do IPI Na Saída do Produto Importado Pelo Importador e Sua Constitucionalidade

Autor: Gustavo Pires Maia da Silva , Advogado Sócio de Homero Costa Advogados - LEXNET Belo Horizonte A arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (“IPI”) na saída do produto importado,…
2
0

Incentivos Fiscais como Instrumento para o Avanço Econômico das Indústrias do Estado de Goiás

INCENTIVOS FISCAIS COMO INSTRUMENTO PARA O AVANÇO ECONÔMICO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE GOIÁS: Uma abordagem sobre o programa de desenvolvimento Produzir Thalita Gabriela Bastos Santos [1] Maria…
4
0

Direitos Humanos e Tributação.

RESUMO: O presente trabalho dedica-se aos estudos significativos dos direitos humanos da tributação, buscando uma visão antepassada e contemporânea entre a efetividade das normas e a eficácia…
2
0
Matheus Torti, Advogado
há 4 anos

A constitucionalidade da cobrança do IPI na saída do produto importado realizada pelo estabelecimento importador

RESUMO: O presente artigo busca esclarecer os principais pontos da polêmica doutrinária e jurisprudencial envolvendo a temática da cobrança do IPI na saída do produto importado do estabelecimento…
2
0

Das Limitações do Poder de Tributar: Imunidade

RESUMO O presente artigo tem como objetivo abordar a imunidade tributária, trazida pela nossa Constituição Federal de 1988, no título VI, da Tributação e do Orçamento, em seu artigo 150 , inciso VI,…
3
0

As Consequências Penais Decorrentes do Reconhecimento do ICMS como Tributo Indireto

RESUMO O julgamento do RE 574.706, com repercussão geral, sedimentou o que já apontava a doutrina, ou seja, com o provimento do recurso extraordinário, o ICMS passou a ser considerado também pelo…
2
0

O Protesto da Certidão de Dívida Ativa

Inicialmente, é imperioso destacar alguns pontos das Certidões de Dívida Ativa e o instituto extrajudicial de cobrança denominado Protesto, com um breve relato de suas definições, efeitos e mudanças…
0
0

Tributos – Uma Visão Através do Princípio do Laissez-Faire

1 – INTRODUÇÃO Quando falamos em tributo o primeiro pensamento é a obrigatoriedade de um pagamento, o tributo é o vilão de nossas vidas, dizem alguns desinformados, mas faz parte do viver em…
3
0