Artigo 282 da Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 282. Aplicada a penalidade, será expedida notificação ao proprietário do veículo ou ao infrator, por remessa postal ou por qualquer outro meio tecnológico hábil, que assegure a ciência da imposição da penalidade.
§ 1º A notificação devolvida por desatualização do endereço do proprietário do veículo será considerada válida para todos os efeitos.
§ 2º A notificação a pessoal de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira e de representações de organismos internacionais e de seus integrantes será remetida ao Ministério das Relações Exteriores para as providências cabíveis e cobrança dos valores, no caso de multa.
§ 3º Sempre que a penalidade de multa for imposta a condutor, à exceção daquela de que trata o § 1º do art. 259, a notificação será encaminhada ao proprietário do veículo, responsável pelo seu pagamento.
§ 4º Da notificação deverá constar a data do término do prazo para apresentação de recurso pelo responsável pela infração, que não será inferior a trinta dias contados da data da notificação da penalidade. (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)
§ 5º No caso de penalidade de multa, a data estabelecida no parágrafo anterior será a data para o recolhimento de seu valor. (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)
Art. 282-A. O proprietário do veículo ou o condutor autuado poderá optar por ser notificado por meio eletrônico se o órgão do Sistema Nacional de Trânsito responsável pela autuação oferecer essa opção. (Incluído pela Lei nº 13. 281, de 2016) (Vigência)
§ 1º O proprietário ou o condutor autuado que optar pela notificação por meio eletrônico deverá manter seu cadastro atualizado no órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal. (Incluído pela Lei nº 13. 281, de 2016) (Vigência)
§ 2º Na hipótese de notificação por meio eletrônico, o proprietário ou o condutor autuado será considerado notificado 30 (trinta) dias após a inclusão da informação no sistema eletrônico. (Incluído pela Lei nº 13. 281, de 2016) (Vigência)
§ 3º O sistema previsto no caput será certificado digitalmente, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurídica e interoperabilidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). (Incluído pela Lei nº 13. 281, de 2016) (Vigência)
Tiago Cippollini, Advogado
há 19 horas

Comentários sobre a Lei n. 14.071/2020 e as alterações no Código de Trânsito Brasileiro

.planalto.gov.br ; CTB - Lei 9.503 de 23 de Setembro de 1997 . Para mais informações, dúvidas e sobre meu trabalho..., do presidente Jair Bolsonaro, sendo uma das promessas de campanha, que …
Fazendo Direito, Bacharel em Direito
há 4 meses

Notificação de multa de trânsito por via postal não exige aviso de recebimento

280, 281 e 282 do Código de Trânsito Brasileiro, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça concluiu que a autoridade...Notificação de multa de trânsito por via postal não exige aviso de …

Recebeu uma Infração de Trânsito? Confira os Ritos do Auto de Infração no Âmbito Administrativo

, prevista no artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB e Portaria 59/2007 do DENATRAN, como: a tipificação... de trânsito está contido no artigo 161 do Código de Trânsito Brasileiro – …
Yuri S Sousa, Advogado
há 5 meses

5 erros que podem cancelar a Suspensão da CNH

da Resolução 723 do CONTRAN. 4 - Falta de fundamentação da decisão: Disposto ao artigo 265 do Código de Trânsito Brasileiro..., todos do Código de Trânsito Brasileiro. 3 - Começar um processo …
Isac Iacovone, Advogado
há 6 meses

As Consequências da Não Indicação do Condutor

, § 7º , do Código de Trânsito Brasileiro – CTB : “Art. 257. As penalidades serão impostas ao condutor, ao proprietário... no art. 257 e parágrafos do Código de Trânsito Brasileiro .” Por tudo …

Como recorrer da suspensão da CNH?

Dentro do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) existem diversas formas de punição às infrações de trânsito cometidas não somente por motoristas, mas também por ciclistas, motociclistas e pedestres.
Erica Avallone, Advogado
há 10 meses

Minha notificação chegou 30 dias depois. E agora? Como recorrer?

Faço este post, juntamente com esse vídeo, pois não é de hoje que as pessoas confundem o prazo de 30 dias para “recebimento” da notificação da multa de trânsito. Na realidade esse tema causa muita…

Requerimento cabível para questionamento do Auto de Infração

IMPORTANTE: Mantenha o endereço do veículo e da CNH atualizados. As notificações relativas à aplicação da penalidade de multa são enviadas para o endereço do proprietário do veículo, que está…

Requerimento cabível para questionamento do Auto de Infração

IMPORTANTE: Mantenha o endereço do veículo e da CNH atualizados. As notificações relativas à aplicação da penalidade de multa são enviadas para o endereço do proprietário do veículo, que está…
Erica Avallone, Advogado
ano passado

Você quer trabalhar com Direito de Trânsito? Então você precisa conhecer a Súmula 312 do STJ

Vejam o caso: o cliente (vamos chamá-lo de Rafael ok?) havia conseguido a tão sonhada Permissão Para Dirigir, a famosa PPD. Infelizmente ele foi multado por uma infração gravíssima em uma blitz…