Artigo 282 da Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 282. Caso a defesa prévia seja indeferida ou não seja apresentada no prazo estabelecido, será aplicada a penalidade e expedida notificação ao proprietário do veículo ou ao infrator, no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias, contado da data do cometimento da infração, por remessa postal ou por qualquer outro meio tecnológico hábil que assegure a ciência da imposição da penalidade. (Redação dada pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)
§ 1º A notificação devolvida por desatualização do endereço do proprietário do veículo será considerada válida para todos os efeitos.
§ 2º A notificação a pessoal de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira e de representações de organismos internacionais e de seus integrantes será remetida ao Ministério das Relações Exteriores para as providências cabíveis e cobrança dos valores, no caso de multa.
§ 3º Sempre que a penalidade de multa for imposta a condutor, à exceção daquela de que trata o § 1º do art. 259, a notificação será encaminhada ao proprietário do veículo, responsável pelo seu pagamento.
§ 4º Da notificação deverá constar a data do término do prazo para apresentação de recurso pelo responsável pela infração, que não será inferior a trinta dias contados da data da notificação da penalidade. (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)
§ 5º No caso de penalidade de multa, a data estabelecida no parágrafo anterior será a data para o recolhimento de seu valor. (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)
§ 6º Em caso de apresentação da defesa prévia em tempo hábil, o prazo previsto no caput deste artigo será de 360 (trezentos e sessenta) dias. (Incluído pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)
§ 7º O descumprimento dos prazos previstos no caput ou no § 6º deste artigo implicará a decadência do direito de aplicar a penalidade. (Incluído pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)
Art. 282-A. O proprietário do veículo ou o condutor autuado poderá optar por ser notificado por meio eletrônico se o órgão do Sistema Nacional de Trânsito responsável pela autuação oferecer essa opção. (Incluído pela Lei nº 13.281, de 2016) (Vigência)
Art. 282-A. O órgão do Sistema Nacional de Trânsito responsável pela autuação deverá oferecer ao proprietário do veículo ou ao condutor autuado a opção de notificação por meio eletrônico, na forma definida pelo Contran. (Redação dada pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)
§ 1 º O proprietário ou o condutor autuado que optar pela notificação por meio eletrônico deverá manter seu cadastro atualizado no órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal. (Incluído pela Lei nº 13.281, de 2016) (Vigência)
(Revogado)
§ 1º O proprietário e o condutor autuado deverão manter seu cadastro atualizado no órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal. (Redação dada pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)
§ 2 º Na hipótese de notificação por meio eletrônico, o proprietário ou o condutor autuado será considerado notificado 30 (trinta) dias após a inclusão da informação no sistema eletrônico. (Incluído pela Lei nº 13.281, de 2016) (Vigência)
(Revogado)
§ 2º Na hipótese de notificação prevista no caput deste artigo, o proprietário ou o condutor autuado será considerado notificado 30 (trinta) dias após a inclusão da informação no sistema eletrônico e do envio da respectiva mensagem. (Redação dada pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)
§ 3º O sistema previsto no caput será certificado digitalmente, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurídica e interoperabilidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). (Incluído pela Lei nº 13.281, de 2016) (Vigência)
Salari Advogados, Advogado
mês passado

Suspensão da CNH: começam a valer as novas regras de pontuação

Sem dúvidas, um dos maiores temores de qualquer condutor de veículo é ter sua carteira de habilitação suspensa. No entanto, cometer infrações no trânsito é uma prática que se tornou rotineira aos…

Como anular uma multa de trânsito pelo auto de infração ?

que venham a ser impostas ao condutor. Vemos esta importância do AIT no artigo 282 do CTB, vejamos: Art. 281... de trânsito preencha todos os requisitos obrigatórios que tornem válido o documento …
Salari Advogados, Advogado
há 4 meses

Suspensão da CNH [2021]: novas regras de pontuação a partir de abril. Veja como recorrer.

dos anos, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sofreu mudanças significativas em seus artigos. Em outubro de 2020... trânsito é uma prática que se tornou rotineira aos brasileiros. Acontece que …
Tiago Cippollini, Advogado
há 4 meses

Nulidade de multas de trânsito por ausência de notificação / CTB, Contran e comentários acerca do processo administrativo

, o que diz a lei: O Código de Trânsito Brasileiro – CTB , Lei 9.503 /97, trata da matéria. Da Autuação Art. 280... a sofrer. Fonte: Departamento Nacional de trânsito e Código de Trânsito Brasile…

Suspenção do direito de dirigir x Cassação da CNH

todos os efeitos, conforme dispõe o Art. 282, § 1º, do Código de Trânsito Brasileiro. ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS: Suspensão... - Aplicada sempre que o condutor atingir 20 ou mais pontos em infrações de …
Rafael Rossi, Advogado
há 5 meses

Saiba como recorrer de uma multa por excesso de velocidade.

DE POSTAGEM DA NOTIFICAÇÃO DA AUTUAÇÃO DE TRÂNSITO.   Segundo o Código de Trânsito, primeiro você deve ser notificado... da infração no período máximo de 30 dias do cometimento da infração (art. 282
Vagner Oliveira, Advogado
há 5 meses

Não vai dar tempo!!! A Resolução 805 esqueceu de um detalhe.

de trânsito do Brasil. Portanto, seguindo o cronograma do CONTRAN, as infrações ocorridas entre os meses de setembro e novembro... que as interrupções dos prazos estabelecidas para os serviços de tr…
Tiago Cippollini, Advogado
há 7 meses

Comentários sobre a Lei n. 14.071/2020 e as alterações no Código de Trânsito Brasileiro

.planalto.gov.br ; CTB - Lei 9.503 de 23 de Setembro de 1997 . Para mais informações, dúvidas e sobre meu trabalho..., do presidente Jair Bolsonaro, sendo uma das promessas de campanha, que …
Fazendo Direito, Bacharel em Direito
há 11 meses

Notificação de multa de trânsito por via postal não exige aviso de recebimento

280, 281 e 282 do Código de Trânsito Brasileiro, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça concluiu que a autoridade...Notificação de multa de trânsito por via postal não exige aviso de …

Recebeu uma Infração de Trânsito? Confira os Ritos do Auto de Infração no Âmbito Administrativo

, prevista no artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB e Portaria 59/2007 do DENATRAN, como: a tipificação... de trânsito está contido no artigo 161 do Código de Trânsito Brasileiro – …