Artigo 282 da Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 282. Aplicada a penalidade, será expedida notificação ao proprietário do veículo ou ao infrator, por remessa postal ou por qualquer outro meio tecnológico hábil, que assegure a ciência da imposição da penalidade.
§ 1º A notificação devolvida por desatualização do endereço do proprietário do veículo será considerada válida para todos os efeitos.
§ 2º A notificação a pessoal de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira e de representações de organismos internacionais e de seus integrantes será remetida ao Ministério das Relações Exteriores para as providências cabíveis e cobrança dos valores, no caso de multa.
§ 3º Sempre que a penalidade de multa for imposta a condutor, à exceção daquela de que trata o § 1º do art. 259, a notificação será encaminhada ao proprietário do veículo, responsável pelo seu pagamento.
§ 4º Da notificação deverá constar a data do término do prazo para apresentação de recurso pelo responsável pela infração, que não será inferior a trinta dias contados da data da notificação da penalidade. (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)
§ 5º No caso de penalidade de multa, a data estabelecida no parágrafo anterior será a data para o recolhimento de seu valor. (Incluído pela Lei nº 9.602, de 1998)
Art. 282-A. O proprietário do veículo ou o condutor autuado poderá optar por ser notificado por meio eletrônico se o órgão do Sistema Nacional de Trânsito responsável pela autuação oferecer essa opção. (Incluído pela Lei nº 13. 281, de 2016) (Vigência)
§ 1º O proprietário ou o condutor autuado que optar pela notificação por meio eletrônico deverá manter seu cadastro atualizado no órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal. (Incluído pela Lei nº 13. 281, de 2016) (Vigência)
§ 2º Na hipótese de notificação por meio eletrônico, o proprietário ou o condutor autuado será considerado notificado 30 (trinta) dias após a inclusão da informação no sistema eletrônico. (Incluído pela Lei nº 13. 281, de 2016) (Vigência)
§ 3º O sistema previsto no caput será certificado digitalmente, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurídica e interoperabilidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). (Incluído pela Lei nº 13. 281, de 2016) (Vigência)

Notificação de infração de trânsito por via postal não exige aviso de recebimento

na interpretação dos artigos 280, 281 e 282 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Primeira Seção do Superior Tribunal... recursal, ao interpretar os artigos 281 e 282 do CTB, divergiu das …

Notificação de multa de trânsito por via postal não exige aviso de recebimento

280, 281 e 282 do Código de Trânsito Brasileiro, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça concluiu que a autoridade...Notificação de multa de trânsito por via postal não exige aviso de …
Mario Pagani, Advogado
há 5 meses

Órgãos de trânsito estão descumprindo a Legislação durante a pandemia

, previsto no art. 4º, § 4º, da Resolução CONTRAN 619, de 06 de setembro de 2016; II - recursos de multa, previstos nos arts... Deliberações do Conselho Nacional de Trânsito onde claramente …

7 dicas de como recorrer de uma multa de trânsito

de formatações técnicas, sem embasamento jurídico e com falta de argumentos fundamentados no CTB (Código Brasileiro de Trânsito..., § 5º do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), será a data de …

PUIL 372 stj entra em pauta

Entra em pauta o Pedido de Uniformização de Interpretação de Lei nº. 372 no Superior Tribunal de Justiça. Para quem não está acompanhando, o PUIL 372 visa uniformizar a interpretação da expressão…

Autos de infração são anulados por falta de notificação a motorista no Distrito Federal

A autora afirmou que desconhece os fatos geradores dos autos de infração mencionados, e que haveria vícios nestes documentos, já que não possuem a assinatura do infrator. A juíza de direito do 2º…

Dona de veículo com CNH provisória consegue anular auto de infração em seu nome

Juiz considerou que autora comprovou que não dirigia automóvel no momento da infração. Proprietária de veículo com CNH provisória que não dirigia no momento de ocorrência consegue anular auto de…
Jusdecisum, UX Designer
ano passado

Autos de infração são anulados por falta de notificação a motorista

A juíza de Direito Carmen Nicea Nogueira Bittencourt, do 2º Juizado Especial da Fazenda Pública do DF, declarou a nulidade de autos de infração aplicados a uma motorista que não foi notificada das…

Autos de infração são anulados por falta de notificação a motorista

A juíza de Direito Carmen Nicea Nogueira Bittencourt, do 2º Juizado Especial da Fazenda Pública do DF, declarou a nulidade de autos de infração aplicados a uma motorista que não foi notificada das…
Correio Forense
há 2 anos

Multa de trânsito. Preciso pagar a multa para recorrer?

por Tiago Cippollini Pagando a multa e revertendo a autuação em recurso tenho direito em reembolsar os valores? Estes são questionamentos comuns que o condutor tem quando se depara com uma autuação…