Inciso II do Artigo 101 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 101. Na ação de responsabilidade civil do fornecedor de produtos e serviços, sem prejuízo do disposto nos Capítulos I e II deste título, serão observadas as seguintes normas:
II - o réu que houver contratado seguro de responsabilidade poderá chamar ao processo o segurador, vedada a integração do contraditório pelo Instituto de Resseguros do Brasil. Nesta hipótese, a sentença que julgar procedente o pedido condenará o réu nos termos do art. 80 do Código de Processo Civil . Se o réu houver sido declarado falido, o síndico será intimado a informar a existência de seguro de responsabilidade, facultando-se, em caso afirmativo, o ajuizamento de ação de indenização diretamente contra o segurador, vedada a denunciação da lide ao Instituto de Resseguros do Brasil e dispensado o litisconsórcio obrigatório com este.

A desnecessidade do advogado nas ações de consumo junto ao Juizado Especial:

FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO ISABELA FERNANDES MACHADO A DESNECESSIDADE DO ADVOGADO NAS AÇÕES DE CONSUMO JUNTO AO JUIZADO ESPECIAL: Benefício ou prejuízo ao…
1
0
Bruno Pelegrini, Advogado
há 3 anos

Comentários acerca do Resseguro

O resseguro de acordo com o artigo 2º da Lei Complementar nº 126 é denominado como a “operação de transferência de riscos de uma cedente para um ressegurador”. Neste sentido, o instituto do resseguro…
1
0

Responsabilidade Objetiva do Estado em acidentes dentro e fora de condução coletiva (Ônibus)

*Foto :Acidente em Ônibus BRT Foi noticiado que dia 09/03/2021 ( https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/03/09/adolescenteepisoteado-ao-entrar-em-onibu... ) um jovem foi pisoteado ao…
3
0

Dos Contratos

Edivan da Silva Rodrigues Novais Thiago Fernandes de Carvalho Contrato de Seguro 1.1 Conceito O artigo 758° do Código Civil/2002 conceitua que o segurador tem a obrigação através de um contrato a…
4
0
Felipe Menezes, Advogado
há 4 anos

Intervenção de Terceiros – Espécies Típicas e Atípicas, de Acordo com o Novo Código de Processo Civil

O Código de Processo Civil de 2015 regula as intervenções de terceiros típicas entre os artigos 119 e 138 , destacando cinco modalidades: assistência, denunciação da lide, chamamento ao processo,…
40
21

Pegou transporte lotado indo para o Trabalho? Registre, guarde eventual comprovante de pagamento do bilhete, fotografe. Você pode ser indenizado.

O transporte , inscrito ao lado da saúde , é direito fundamental do trabalhador, imposto pela Constituição Federal (art. 7º , IV , da CRFB/88 ). Assim, é certo que o direito ao transporte é…
20
0

O chamamento ao processo nos casos de processos para fornecimento de medicamentos pelo SUS

Universidade de Brasília Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Processo 2 – Turma B MERSON RODRIGUES GOMES 16/0138779 Universidade de Brasília - UnB ACÓRDÃO 19 DA DISCIPLINA DE TEORIA…
1
0
Joao Probst, Advogado
há 7 anos

Responsabilidade Civil em Elevadores

1. Resumo A responsabilidade civil tem como regra geral que aquele que causar danos deverá repará-los. Não são poucos exemplos de fatos da vida cotidiana, que apesar de costumeiros podem ser objeto…
8
2

Litisconsórcio e intervenção de terceiros pelo novo código de processo civil

Autoria: Ana Claudia Gabriele 1. INTRODUÇÃO Face ao tema proposto, faz-se necessário a realização de uma abordagem direcionada, bem como pesquisa aplicada concernente à jurisprudência, tendo em vista…
15
2

Intervenção de Terceiros no Novo Código de Processo Civil

1. Introdução Esse artigo tem por objetivo abordar a intervenção de terceiros no Novo Código de Processo Civil , iniciando pela definição de terceiros e quais podem interferir em processo alheio,…
42
7