Inciso II do Artigo 101 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 101. Na ação de responsabilidade civil do fornecedor de produtos e serviços, sem prejuízo do disposto nos Capítulos I e II deste título, serão observadas as seguintes normas:
II - o réu que houver contratado seguro de responsabilidade poderá chamar ao processo o segurador, vedada a integração do contraditório pelo Instituto de Resseguros do Brasil. Nesta hipótese, a sentença que julgar procedente o pedido condenará o réu nos termos do art. 80 do Código de Processo Civil . Se o réu houver sido declarado falido, o síndico será intimado a informar a existência de seguro de responsabilidade, facultando-se, em caso afirmativo, o ajuizamento de ação de indenização diretamente contra o segurador, vedada a denunciação da lide ao Instituto de Resseguros do Brasil e dispensado o litisconsórcio obrigatório com este.

3. Participação no Processo - Parte I - Noções Gerais - Curso de Processo Civil: Tutela dos Direitos Mediante Procedimento Comum

3.1.O processo civil como uma comunidade de trabalho Para que o processo se desenvolva regularmente é necessária a conjugação da atividade de no mínimo três pessoas – um autor que pede, um réu que se…
0
0

Capítulo II – Da denunciação da lide - Título III Da intervenção de terceiros - Novo Código de Processo Civil comentado na prática da Fazenda Nacional

Capítulo II Da denunciação da lide Thaisa Juliana Sousa Ribeiro Artigo 125. É admissível a denunciação da lide, promovida por qualquer das partes: I – ao alienante imediato, no processo relativo à…
0
0

13. Os princípios gerais do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor - Capítulo 1 - Princípios do direito do consumidor

13. Os princípios gerais do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor Nelson Nery Junior Mestre, Doutor e Livre-Docente em Direito pela PUC-SP. Professor de Direito Civil e Processual Civil da…
0
0

17. A proteção ao consumidor no sistema jurídico brasileiro - Capítulo 1 - Princípios do direito do consumidor - Direito do consumidor: fundamentos do direito do consumidor

17. A proteção ao consumidor no sistema jurídico brasileiro Sálvio de Figueiredo Teixeira Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Revista de…
0
0

4.1 Denunciação da lide - 4. Denunciação da lide,chamamento do processo,litisconsórcio e assistência

4.1 Denunciação da lide Doutrina “ 1.1 Denunciação da lide: conceito e características – A denunciação da lide consiste em chamar o terceiro (denunciado), que mantém um vínculo de direito com a parte…
0
0

4.2 Chamamento do processo - 4. Denunciação da lide,chamamento do processo,litisconsórcio e assistência

4.2 Chamamento do processo Doutrina “ Inc. II: o chamamento ao processo do segurador e a ação direta contra ele – O Código prevê neste inciso mais uma maneira de dar efetividade à facilitação da…
0
0

Art. 101 - Capítulo III. Das Ações de Responsabilidade do Fornecedor de Produtos e Serviços - Comentários ao Código de Defesa do Consumidor

Capítulo III Das ações de responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços Art. 101. Na ação de responsabilidade civil do fornecedor de produtos e serviços, sem prejuízo do disposto nos…
0
0

3. Participação no Processo - Parte I - Noções Gerais - Curso de Processo Civil: Tutela dos Direitos Mediante Procedimento Comum

3.1.O processo civil como uma comunidade de trabalho Para que o processo se desenvolva regularmente é necessária a conjugação da atividade de no mínimo três pessoas – um autor que pede, um réu que se…
0
0

Art. 130 - Capítulo III. Do Chamamento ao Processo - Código de Processo Civil Comentado

Capítulo III DO CHAMAMENTO AO PROCESSO Art. 130. É admissível o chamamento ao processo, requerido pelo réu: I - do afiançado, na ação em que o fiador for réu; II - dos demais fiadores, na ação…
0
0