Inciso II do Artigo 101 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 101. Na ação de responsabilidade civil do fornecedor de produtos e serviços, sem prejuízo do disposto nos Capítulos I e II deste título, serão observadas as seguintes normas:
II - o réu que houver contratado seguro de responsabilidade poderá chamar ao processo o segurador, vedada a integração do contraditório pelo Instituto de Resseguros do Brasil. Nesta hipótese, a sentença que julgar procedente o pedido condenará o réu nos termos do art. 80 do Código de Processo Civil . Se o réu houver sido declarado falido, o síndico será intimado a informar a existência de seguro de responsabilidade, facultando-se, em caso afirmativo, o ajuizamento de ação de indenização diretamente contra o segurador, vedada a denunciação da lide ao Instituto de Resseguros do Brasil e dispensado o litisconsórcio obrigatório com este.

É cabível a intervenção de terceiros no procedimento sumário?

No procedimento sumário, é possível verificar as seguintes figuras: (i) a assistência; (ii) o recurso de terceiro; (iii) a intervenção fundada em contrato de seguro: gênero e não espécie, pois inclui…
2
0

EPM oferece o curso de extensão Tutela Processual no CDC

Até o dia 23 de janeiro, estão abertas as inscrições e matrículas para o curso de extensão universitária Tutela Processual no CDC da Escola Paulista da Magistratura (EPM). O curso corresponde ao…
0
0

Responsável solidário Seguradora deve custear dano a terceiro não segurado

Seguradora deve custear dano a terceiro não segurado Há muito se discute no Brasil se a vítima de um acidente pode acionar diretamente a companhia seguradora que mantém seguro facultativo de…
0
0
Correio Forense
há 16 anos

Seguro de responsabilidade civil

Há muito se discute no Brasil se a vítima de um acidente pode acionar diretamente a companhia seguradora que mantém seguro facultativo de responsabilidade civil com a pessoa que lhe causou dano. Faz…
0
0