Artigo 337 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 337 - Subtrair, ou inutilizar, total ou parcialmente, livro oficial, processo ou documento confiado à custódia de funcionário, em razão de ofício, ou de particular em serviço público:
Pena - reclusão, de dois a cinco anos, se o fato não constitui crime mais grave.
Sonegação de contribuição previdenciária (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
Art. 337-A. Suprimir ou reduzir contribuição social previdenciária e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
I – omitir de folha de pagamento da empresa ou de documento de informações previsto pela legislação previdenciária segurados empregado, empresário, trabalhador avulso ou trabalhador autônomo ou a este equiparado que lhe prestem serviços; (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
II – deixar de lançar mensalmente nos títulos próprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de serviços; (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
III – omitir, total ou parcialmente, receitas ou lucros auferidos, remunerações pagas ou creditadas e demais fatos geradores de contribuições sociais previdenciárias: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
§ 1o É extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuições, importâncias ou valores e presta as informações devidas à previdência social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do início da ação fiscal. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
§ 2o É facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primário e de bons antecedentes, desde que: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
I – (VETADO) (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
II – o valor das contribuições devidas, inclusive acessórios, seja igual ou inferior àquele estabelecido pela previdência social, administrativamente, como sendo o mínimo para o ajuizamento de suas execuções fiscais. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
§ 3o Se o empregador não é pessoa jurídica e sua folha de pagamento mensal não ultrapassa R$ 1.510,00 (um mil, quinhentos e dez reais), o juiz poderá reduzir a pena de um terço até a metade ou aplicar apenas a de multa. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
§ 4o O valor a que se refere o parágrafo anterior será reajustado nas mesmas datas e nos mesmos índices do reajuste dos benefícios da previdência social. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)

Crimes em Licitação e Contratos Administrativos Parte 3:

1 INTRODUÇÃO Nas partes 1 e 2 desse tema, foram trazidos dois casos concretos de crimes militares envolvendo licitações. Além disso, iniciou-se a análise dos aspectos gerais dos crimes envolvendo…
1
0
Herigon Ramos, Advogado
há 2 meses

A responsabilidade criminal da pessoa jurídica e os novos enquadramentos da Fraude Licitatória conforme a nova lei 14.133/2021

= É de conhecimento geral que o nosso código penal tenha em seus capítulos partes que tratam de crimes que acontecem antes mesmo do nascimento de uma pessoa, tal como o crime de aborto 124 a 128 do…
1
0
Josenildo Oliviera, Advogado
há 10 meses

Orçamento Público e Administração Financeira Orçamentária:

Josenildo Carneiro de Oliveira, Lourival Antonio de Oliveira e Oliveira Santos [2] “...a Administração não pode proceder com a mesma desenvoltura e liberdade com que agem os particulares, ocupados na…
3
1
Gilsimar Beckman, Advogado
há 11 meses

Superfaturamento na Nova lei de Licitação

É verdade que a nova Lei de licitações trouxe inovações para o sistema de compras públicas no âmbito Federal, Distrital, Estadual e Municipal inclusive fez um artigo especial sobre pontos e…
6
1

Os crimes praticados por particular contra a administração pública estrangeira

OS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTRANGEIRA Rogério Tadeu Romano I - CORRUPÇÃO EM TRANSAÇÃO COMERCIAL INTERNACIONAL Art. 337-B. Prometer, oferecer ou dar, direta ou…
1
0

Os crimes de inutilização de edital ou de sinal e de subtração ou inutilização de livro ou de documento

OS CRIMES DE INUTILIZAÇÃO DE EDITAL OU DE SINAL E DE SUBTRAÇÃO OU INUTILIZAÇÃO DE LIVRO OU DE DOCUMENTO Rogério Tadeu Romano I – O CRIME PREVISTO NO ARTIGO 336 DO CP Art. 336 - Rasgar ou, de qualquer…
1
0

Dos crimes contra a ordem tributária

DOS CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA ROGÉRIO TADEU ROMANO I – Da conduta nos crimes tributários. O elemento do tipo A responsabilidade criminal do administrador nos crimes tributários significa que…
2
0

Crimes contra a Previdência Social

CRIMES CONTRA A PREVIDÊNCIA SOCIAL ROGÉRIO TADEU ROMANO SEGURIDADE SOCIAL Preceitua o artigo 194 caput da Constituição Federal que a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de…
1
0
Gabriela Cunha, Estudante de Direito
há 3 anos

O que são as preliminares na defesa processual?

A defesa processual consiste na utilização de argumentos que visam a correção de vício constante da petição inicial ou culminem na extinção do processo sem resolução de mérito, por VÍCIO FORMAL,…
4
0

O 'stalking' como infração penal no ordenamento pátrio

Por Joaquim Leitão Júnior [1] Foi recém aprovado o Projeto de Lei n° 1.369, de 2019 de iniciativa da Senadora Leila Barros (PSB/DF) , que se transformou na Lei Federal nº 14.132/2021 sancionada…
3
0