Artigo 80 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 80. No processo penal atinente aos crimes previstos neste código, bem como a outros crimes e contravenções que envolvam relações de consumo, poderão intervir, como assistentes do Ministério Público, os legitimados indicados no art. 82, inciso III e IV, aos quais também é facultado propor ação penal subsidiária, se a denúncia não for oferecida no prazo legal.
Diego Carvalho, Advogado
há 3 meses

ONG é habilitada como assistente de acusação em ação de rinha de pitbulls

o entendimento previsto nos artigos 80 e 82, III e IV, do Código de Defesa do Consumidor pela semelhança...ONG é habilitada como assistente de acusação em ação de rinha de pitbulls Embora o artigo

Juiz humilha advogado e cliente em sentença

Olhem o absurdo a que chegamos com magistrados despreparados e em grossa "desintonia" com os princípios do Código de Defesa do Consumidor e da ética no exercício da profissão. Ingressamos com uma…

Justiça / Quando o problema é caso de polícia

A Delegacia do Consumidor atua em suspeitas de crimes, como a cobrança vexatória e de propaganda enganosa, além de fiscalizar a condição de produtos perecíveis e de bombas de combustível Ela recebe,…

Ministério Público pode agir em caso de publicidade enganosa

Em geral, para haver uma relação jurídica é necessária a presença de quatro elementos: sujeitos (pessoas ou entes despersonalizados que possuem uma relação), objeto (bem sobre o que os sujeitos se…