Artigo 317 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa.
(Revogado)
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 10.763, de 12.11.2003)
§ 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.
§ 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem:
Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.
Facilitação de contrabando ou descaminho
IAPJ, Advogado
há 12 dias

A corrupção e o compliance

A corrupção é, no Código Penal brasileiro, prevista em duas modalidades diversas: a corrupção passiva (art. 317, CP) e a corrupção ativa (art. 333, CP), sendo a diferença entre ambas o agente. No…

Advogado especialista em prevaricação

A busca por um advogado especialista em prevaricação normalmente se inicia a partir da apreensão de um processo administrativo disciplinar ou de uma acusação criminal a respeito da temática.
Daniele Augusto, Advogado
há 22 dias

STJ afasta crime de médico que cobrou paciente do SUS por uso de aparelho

A tipificação do crime de corrupção passiva prevista no artigo 317 do Código Penal exige a comprovação de recebimento de vantagem indevida pelo médico. Isso não ocorre quando há mero ressarcimento ou…
Daniele Augusto, Advogado
há 27 dias

Parecer aponta série de crimes de Bolsonaro no combate à Covid-19

Um grupo de juristas coordenado pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior divulgou parecer de 226 páginas preparado para a CPI da Covid no Senado em que aponta uma série de crimes cometidos…

Informativo nº 0709 - Inteiro teor

A questão que se coloca é se o recebimento de ressarcimento pelos gastos decorrentes do uso do equipamento de videolaparoscopia, técnica cirúrgica não coberta pelo SUS, configura ou não vantagem…

A atipicidade do estelionato judiciário

A ATIPICIDADE DO ESTELIONATO JUDICIÁRIO Rogério Tadeu Romano Por maioria de votos, a 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça afastou uma proposta de revisão da jurisprudência pacífica da corte…

Encontre os Charlatões 2 - A Saga Continua

Autor: Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia Aposentado, Mestre em Direito Social, Pós – graduado em Direito Penal e Criminologia, Professor de Direito Penal, Processo Penal, Medicina…

O Princípio da Insignificância no Direito Penal Brasileiro: conceitos, usos e efeitos

Resumo O artigo a ser desenvolvido tem como objetivo apresentar o estudo sobre o Princípio da Insignificância ou ‘’de bagatela’’ e demonstrar como o uso desse princípio pode se mostrar diversas vezes…

Colaboração premiada e o fim do foro

Segundo definiu o Supremo Tribunal Federal, os acordos de colaboração premiada, que abarquem algum relato envolvendo autoridade dotada de foro por prerrogativa de função, serão submetidos à…

Prisão Arbitrária na CPI ou "As Fabulosas Aventuras de Aziz, Randolfe e Cia. na Casa Verde"

Autor: Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia aposentado, Mestre em Direito Social, Pós – graduado em Direito Penal e Criminologia, Professor de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia,…