Art. 129 do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90

ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:
I - encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;
(Revogado)
I - encaminhamento a serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família; (Redação dada dada pela Lei nº 13.257, de 2016)
II - inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;
III - encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
IV - encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
V - obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar;
VI - obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;
VII - advertência;
VIII - perda da guarda;
IX - destituição da tutela;
X - suspensão ou destituição do pátrio poder poder familiar . (Expressão substituída pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
Parágrafo único. Na aplicação das medidas previstas nos incisos IX e X deste artigo, observar-se-á o disposto nos arts. 23 e 24.
Adir Freitas, Advogado
mês passado

Homeschooling é legal?

básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que: Art. 55. Os pais... escola. " A Lei 9.394 /96 dispõe: Art. 6º É dever dos pais ou responsáveis …

"Brincadeira da rasteira": perigo à vista!

Uma professora me perguntou hoje mesmo sobre a "brincadeira da rasteira", ou "quebra-crânio". Sem saber o que era, pesquisei, e descobri riscos físicos e jurídicos graves envolvidos na "brincadeira".

Possibilidade da homologação da sentença estrangeira sem a citação do pai biológico no processo de adoção

O Superior Tribunal de Justiça concluiu que a falta da citação do pai biológico no processo de adoção não obsta a homologação da sentença estrangeira, nos casos em que se verifica o abandono ou…

A falta de conhecimento específico dos agentes do conselho tutelar e sua possível contribuição para ocorrência de casos de abuso e descuido

A FALTA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO DOS AGENTES DO CONSELHO TUTELAR E SUA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA OCORRÊNCIA DE CASOS DE ABUSO E DESCUIDO RODRIGUES, Jhulia Lana Valmini [1] SOUTO JUNIOR, Adroaldo…
Gilson Ribeiro, Estudante de Direito
há 7 meses

Disposição positiva da Lei.

DA ALIENAÇÃO PARENTAL INICIO E CONSTATAÇÃO DA ALIENAÇÃO PARENTAL Passamos a tratar agora, do assunto a alienação parental, tema ainda recente , que nos remete revelar assuntos que estão presentes em…

Aspectos jurídicos da imunização das crianças e adolescentes

Luciana Marques Farias [i] Atualmente, a sociedade brasileira sofre um surto de sarampo, que é uma doença evitável por vacina. Segundo reportagem veiculada no jornal Correio Braziliense [1] , em 05…

Guarda Compartilhada

O instituto da Guarda Compartilhada é bastante recente no Brasil apesar de existir desde a década de 1970 no direito alienígena. Notamos que no Direito de Família, os paradigmas são constantemente…

O Conselho Tutelar e a Escola: missão conjunta

Muito se fala a respeito da atuação de órgãos, instituições e organizações responsáveis pela proteção aos direitos de crianças e adolescentes , especialmente do Conselho Tutelar , órgão de natureza…
Meu Site Jurídico
há 10 meses

A guarda de filhos e as consequências do descumprimento do acordo ou decisão judicial que regula a visita

No tocante à guarda de filhos, a regra é que o pai e a mãe, quando separados ou divorciados, tenham acesso ao filho, conforme acordo estipulado, homologado judicialmente ou não, ou decisão judicial,…
Geisa Ferrari, Advogado
ano passado

2. Da doutrina da proteção integral

1. A CRIANÇA E O ADOLESCENTE COMO SUJEITOS DE DIREITO Na antiguidade Romana (753 a.C.–476 d.C.), as crianças e os adolescentes não eram consideradas sujeitos de direitos e sim propriedades de seus…