Art. 7 do Código de Minas - Decreto Lei 227/67

Decreto Lei nº 227 de 28 de Fevereiro de 1967

Dá nova redação ao Decreto-lei nº 1.985, de 29 de janeiro de 1940. (Código de Minas)
Art. 7º O aproveitamento das jazidas depende de alvará de autorização de pesquisa, do Diretor-Geral do DNPM, e de concessão de lavra, outorgada pelo Ministro de Estado de Minas e Energia. (Redação dada pela Lei nº 9.314, de 1996)
Parágrafo único. Independe de concessão do Governo Federal o aproveitamento de minas manifestadas e registradas, as quais, no entanto, são sujeitas às condições que este Código estabelece para a lavra, tributação e fiscalização das minas concedidas. (Redação dada pela Lei nº 9.314, de 1996)

Advogados conseguem bloqueio patrimonial de empresa de MG no valor de R$ 14 milhões por lavra ilegal de minério

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu liminar em Minas Gerais que garante o bloqueio dos bens de uma mineradora para cobrar mais de R$ 14 milhões por danos ambientais. A empresa foi flagrada em…

MPF/ES denuncia empresários por crime ambiental

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) denunciou por crime ambiental e crime de usurpação de matéria-prima pertencente à União os empresários Juan Carlos Fornazier e Marilda Ferreira…

MPF/ES denuncia industrial por crime ambiental

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) denunciou por crime ambiental e crime de usurpação de matéria-prima pertencente à União o industrial Adenes Ferrari. O denunciado fez extrações…