Parágrafo 2 Artigo 51 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:
§ 2º A nulidade de uma cláusula contratual abusiva não invalida o contrato, exceto quando de sua ausência, apesar dos esforços de integração, decorrer ônus excessivo a qualquer das partes.
Iris Novaes, Advogado
há 8 meses

Contratos de planos de saúde celebrados antes de 1999:

No histórico de criação e implementação de planos e seguros saúde no Brasil, temos que, inicialmente, foram criadas as modalidades individuais e familiares – ainda nos anos 1980. Tinha, como regra…
1
0

Plano de saúde pode aplicar reajuste de faixa etária na mensalidade do idoso?

Conforme o Estatuto do Idoso , é considerado idoso a pessoa que tem idade igual ou superior a 60 anos. Então, atualmente, o plano de sáude não pode aplicar reajuste de faixa etária ao idoso, pois o…
2
0

Proteção Contratual pelo Código de Defesa do Consumidor

Coelho, Rafael Paulo 1 PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROTEÇÃO CONTRATUAL NO CDC De acordo com o objeto, os contratos de consumo possuem diversas modalidades, porém, a maior parte deles contém a…
2
0

Direito do Consumidor Aplicado aos Planos de Saúde

Coelho, Rafael Paulo 1 FUNCIONAMENTO, REGULAÇÃO E CONTRATUALIZAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE O mercado de planos de saúde possui uma estrutura própria, definida por decisões da Agência Reguladora…
4
0

É possível afastar judicialmente os reajustes abusivos aplicados pelos planos de saúde coletivos?

INTRODUÇÃO O texto a seguir demonstra que é possível afastar os reajustes abusivos praticados pelos planos de saúde coletivos, fazendo com que as mensalidades sejam consideravelmente reduzidas até…
8
3

O direito à redibição em face do princípio da conservação dos contratos

O defeito redibitório trata-se do vício oculto do bem, aquele que não pode ser percebido no momento da contratação. Para que ele seja caracterizado, é necessário: · Que o vício seja derivado de…
1
0

Cláusulas abusivas no contrato de adesão

RESUMO O objetivo desse artigo é demonstrar como os fornecedores de serviços abusam de sua posição para enganar ou impor de forma errônea, um contrato com cláusulas abusivas. Os autores chegaram ao…
8
0

Uma análise das cláusulas abusivas no Código de Defesa do Consumidor e o desafio para a sua prevenção

RESUMO As cláusulas abusivas que envolvem o consumidor são tratadas no art. 51 do Código de Defesa do Consumidor, em que é exposta uma série de regras que devem ser cumpridas na celebração dos…
1
0

Reajuste nos planos de saúde: o maior dilema ético nas barras dos tribunais.

O reajuste de plano de saúde representa um tormento para muitos segurados. No caso de idosos, o reajuste por faixa etária pode dobrar o valor da mensalidade aos 59 anos. Em 2016, o Superior tribunal…
1
0

Cláusulas abusivas nos contratos telemáticos de consumo

Introdução Diante do crescimento do capitalismo e a crescente da globalização, a internet foi criada, e através dessa importante ferramenta para humanidade, as relações entre a sociedade aumentaram,…
5
0